Hypselecara temporalis


aquaben

Recommended Posts

xori..... :)

pelos vistos ainda não tinha percebi como se mete fotos nisto.

cá vai mais 1 tentativa.

Pic_4782_8.jpg

Pic_4782_3.jpg

 

Pic_4782_2.jpg

Esta desova não é dos grandalhões acima.

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente por motivos de força maior tive que me ausentar para o estrangeiro e dei o casal mais pequeno a um amigo e o maior vendi por um valor simbólico a outro amigo, que deixou morrer o macho. Para cúmulo do azar o que tinha o casal mais pequeno deu-o ao outro visto que este tinha um aqua de 600lt e uma fêmea sozinha, resultado é que ele deixou morrer outro dos peixes e vendeu os que sobraram a uma loja de animais.

E eu passei 4 anos à procura de temporalis, mas felizmente à coisa de 1mês encontrei uma loja que tinha uns quantos. Neste momento tenho 4 temporalis juvenis o que significa uma espera de pelo menos 1ano até terem condições de criar, isto se conseguir um casal.

Aki vai mais uma foto de saudade.

Pic_4782_13.jpg

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aquaben - és tu o padrinho dos meus Temporalis ? Tens a certeza ?

 

Os meus já os tenho à 2 anos, ainda nunca criaram, mas espero que este ano seja o ano que o resolvam fazer.

 

Tinha especial gosto em conhecer-te, pois é muito pouco frequente conhecer alguém que tenha estes meninos e gostava de saber mais sobre eles. Pois até a informção na net é escassa !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação às baterias de momento não posso avançar nenhuma porposta. Talvez dentro de 15 dias tenha alguma resposta até lá se conseguires vender melhor para ti.

Voltando ao assunto dos "temporalis" diz-me qual é o tamanho do tanque onde tencionas fazer a criação :lol:

Como deves ter visto na foto da desova eles desoval na vertical.Os teus Temporalis devem estar com +- 30cm, logo convem que o aqua tenha no minimo 60cm de coluna de água, uma lage bem fixa com aproximadamente a mesma altura. O comprimento não é muito importante, mas tens de ter uma zona com uma depressão, feita com pedras ou com um vaso baixo mas onde caiba, pelo menos a cabeça da femea.Estes são requesitos obrigatorios segundo a minha experiencia.

Se os peixes estiverem bem alimentados, e com um aquário à sua medida

um choque de pH deverá ser o suficiente.

Já deves ter te apercebido que eles são senciveis às mudanças bruscas de pH.

Se poder ajudar em mais alguma coisa estou à sua desposição, por esta via ou pessoalmente.

Um BJ até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não estou em erro, e se tiver é por estar a atirar por baixo, o aquário tem 60 cm largura, 70 cm altura e 60 cm comprimento.

 

Estão neste aquário, porque fiz experiência com vários, 1m, 1,20 e agora este. Não à dúvida que quanto mais comprido, mas stress estes meninos tinham. :lol:

 

Agora como este aquário está a canto com estas dimensões, eles estão muito mais confiantes e até já se aproximam para comer. :lol:

 

Quanto à laje, ainda não puz lá nenhuma assim ao alto, vou tentar !

 

De resto, têm 2 troncos grandes e um vazo grande, onde dá perfeitamente para um deles se pôr lá dentro.

 

Diferenças de PH, sim não à dúvida que são sensiveis, pois quando deixo passar algum tempo desde uma TPA, comecam logo os olhos a ficarem baços. Sendo portanto um peixe que exige alguma atenção à qualidade da água.

 

Obrigados pelos concelhos :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que o problema do stress era iluminação a mais, eles não gostam de aquário com iluminação directa. Esse aquário onde os tens agora é muito pequeno, muita atenção com os nitritos/pH. Temporalis com o tamanho dos teus, eu punha-os num aquário de 120 a 150cm com 60 a 70cm de altura.

Repara bem nas fotos os peixes pequenos que estão juntamente com eles são severum’s e os mais pequenos, não digo senão levo um raspanete dos mais puristas, mas estão muito, muito deslocados do cenário, a observação é que eles toleravam lindamente companheiros de aquário muito mais pequenos do que eles e aceitavam que eu mexesse no aquário e de quando em vez até deixavam que lhes tocasse.

Eu digo que os Temporalis que tens são me familiares porque durante um anos andei a distribuir temporalis por algumas lojas do Seixal e de Setúbal. E o Rui Barbatanas já me tinha dado um toque acerca de uns temporalis que estavam na zona da Q.do Conde.

Estou muito errado :lol::lol:

temos que mudar esta converça para outro tópico.

Um Bj até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estás errado não, são os meus. 8)

 

Mas antes de julgares o meu setup para eles,convido-te para vires vê-los!

 

De qualquer forma, não sei se será por isso que não há criação ... já por duas vezes tive de tirar a fêmea que o macho fartou-se de lhe dar porrada. Ao que me leva a crer que o macho é mais maduro e quer por isso convencer a companheira, que ainda não se sente preparada.

 

Pelo menos é a sensação que me dá ! :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os temporalis começão a criar com +- 15cm; ano, ano e meio;

com esse tamanho será muito mais facil de fazer criação pois não vais percisar de nenhum "aquaMonster".

Os machos têm a mania de mordiscar as fêmea nos flancos mas quando a altura da reprodução se aproxima, eles é que costumam ficar com feridas no maxilar superior devido às carícias das fêmeas. :shock:

Até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os teus meninos estão muito bem, estava a contar que estivessem um pouco maiores, mas estão muito bonitos. Em relação ao aquário eu acho que deve ser suficiente para eles desovarem.

Os meus estão a crescer mais depressa do que eu esperava, o que é bom, mau é eles parecerem ser 3 macho e só uma fêmea.

Vai dando noticias, até breve.

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

janoslee

Não desesperes, eu tive que me desfazer dos meus, como tu já deves ter lido acima, e andei quase 4 anos à procura de outros, que felizmente conseguir obter agora. Se por acaso vieres a Lisboa brevemente avisa, pode ser que ainda haja alguns na loja onde eu comprei os meus, e eu vou lá contigo ou se quiseres eu compro os que tu quiseres e quando poderes vir cá eu entrego-te. Eu penso que comprei os meus por 9Euros.

Diz qualquer coisa sobre o assunto.

 

 

Cá vai mais um foto

Pic_4807_6.jpg

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquaben, o que tu andas a dizer!!!!

 

o Janos é meu amigo pessoal e eu conheço a paixao que ele tem por esse bicho!

 

a primeira coisa que ele vai perguntar é qual o setup minimo para ter esses meninos :)

 

olha que com jeitinho vamos ai fazer-te uma visita :D

Saudações Felinas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é ke é já a seguir ... eu tenho um aquario de 1m, será que chega???

é que eu ja tive uma experiencia com peixes grandes ( 25 - 30 cm ) no meu aquario e acho que eles ficam muito apertados !!!

Vou ter de comprar um aquario maior :)

Um abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como podes ver pelo aqua de mariabogas eles estão muito bem num aqua relativamente pequeno, mas penso que tem 70cm de altura.

Mas estas informações podem ser lidas nas msg’s acima.

A foto dos juvenis foi tirada uma semana após a compra tinham +-4cm, eles agora estão num aqua de 150cm, juntamente com carpinti e corviceps, e já estão com o dobro do tamanho, e já andam a marca posição em relação aos carpinti.

Quando houver tempo coloco novas fotos deles.

A foto da desova foi tirada num aqua de 100cm, como podem ver eles podem ser mantidos em aquas relativamente pequenos, mas com 60 a 70cm de altura, mas é claro que bisarmas como os que estão nas primeiras fotos, só estarão bem num aqua de 150 ou mais. A vantagem destes peixes é que quando, adultos, podem partilhar o aqua com espécies bastante mais pequenas, mas não se iludam o casal adulto que tive matou um Óscar adulto, mas não tocava nos peixes muito mais pequenos do que eles, como podem ver nas fotos acima.

Bem cá vai mais uma foto da saudade

Pic_4807_7.jpg

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao enfelismente para mim não vai mesmo dar .. eu tenho uma aquario de principiante ( 100*30*40 ) e keria que eles atingissem o maximo da beleza ... mas so uma coisa !! o que tens no fundo do aquario??? é aquele papel rocha?? é que dá um aspecto incrivel ao aquario ...

Parabens .. espero um dia poder comprar-te uns temporalis ....

:)

 

fikem bem ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eles parecem dar-se melhor neste aquário mais curto do que num de 1,20 m, onde os tinha antes.

 

Mas não te enganes que este aquário tem 230 l !

 

De qualquer forma também já pensei que provavelmente, se tivessem num aquário 1,50 m estariam maiores e ...

 

Sei lá, isto de peixes é mesmo uma incógnita por vezes !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais