Novo projecto crs 80 litros


Jixj1994

Recommended Posts

Boas

 

Bem, como não sou pessoa de desistir, vou realizar um novo projecto desta vez com um aquário maior biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

As características deste novo aquário são as seguintes:

Dimensões: 80cm (comprimento) x 30cm (largura) x 40cm (altura)

Iluminação: 1 Lâmpadas de 55watts (pll) 6500k

Filtragem: JBL e701 (filtro externo)

Substrato: 8 l de Aqua gro soil

Flora: Para já: Christmass moss e CRYPTOCORYNE UNDULATA BROAD LEAVES

Fauna: Crystal red e caracóis (ainda por decidir a espécie)

Hardscape: Troncos e esconderijo (tubos de cerâmica)

O aquário já está a ciclar, o ph encontra-se a 6.4. Todas as opiniões são bem vindas :smile2: espero que este projecto dê melhor que o anterior senão torna-se complicado manter o entusiasmo. :confused4:

9zm9.jpg

Cumprimentos

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Ricardo.

Um camaraólico (lol) nunca desiste , compra é mais aquas .

Faz tudo com mmmmmuuuuuuuiiittttaaaaaaaa calma, é o essencial, para os inverts, e faz tudo certinho, sempre o mesmo ritmo de tpas, tenta não sobrealimentar os bichos, e cruzar os dedos, sim, cruzar os dedos pois precisamos sempre de uma pontinha de sorte.

 

Força aí, não será por falta de apoio, que as coisas não darão certo, é preciso acreditar, vamos lá.

Depois queremos as evoluções desse aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Também acho, força nisso.

 

Agora deixa lá meter a colherada...

 

Aconselhava a pores a flauta do filtro do mesmo lado que a bengala, assim o movimento da água percorre todo o áqua.

 

Estás a ciclar isso sem plantas? Estás a adicionar bactérias e a dar-lhes comida? Isso aí atrás do aquário é uma janela? Porque não pões um fundo no aquário? Assim depois os camarões ficam a ver passar as modas em vez de trabalharem para aumentar a colónia :tapfoot:

 

Quantas horas de luz tens?

 

biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Paulo SS : É verdade, realmente é mesmo preciso cruzar os dedos para ver se desta vez tenho mesmo um bocadinho de sorte :baned: em relação a mais aquários, tenho um de 60 litros que se este projecto correr bem em breve o montarei, para fazer alguma selecção :smile2:

 

A.Ferreira: A flauta do mesmo lado que a bengala como? Se eu meter no mesmo lado, o outro canto do aquário é que não terá mesmo corrente nenhuma, ou estou enganado? o que posso fazer é colocar a outra peça sem ser a flauta, ou então tirar uma peça da flauta, e colocar no vidro lateral contrario. :eusathink:

 

Tem toda a razão , ainda falta colocar o fundo preto no aquário :rolleyes: eu montei o aquário ontem e pus o filtro a trabalhar, mas só hoje é que chegou a temperatura de 23 º , estou a espera que chegue as plantas e os troncos, deve chegar amanha ou sexta :naughty: não coloquei ainda nenhumas bactérias, tenho o sera nitrivec, mas sou vou colocar quando montar as plantas e por os troncos. Também tenho que arranjar umas caracoletas para ajudar no ciclo.

 

Em relação a janela, não tem problema, pois este estore está sempre em baixo, muito raramente é subido por isso não apanha luz directa.

 

Sobre a luz, estou a pensar em colocar 8 horas diárias, penso que a luz seja razoavelmente forte para o tipo de plantas que vou por, mas depois também vejo e acerto as horas de luz.

 

 

Vamos ver se é desta!! :naughty:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A.Ferreira: A flauta do mesmo lado que a bengala como? Se eu meter no mesmo lado, o outro canto do aquário é que não terá mesmo corrente nenhuma, ou estou enganado? o que posso fazer é colocar a outra peça sem ser a flauta, ou então tirar uma peça da flauta, e colocar no vidro lateral contrario. :eusathink:

 

Boas,

 

Assim :cool2:, como está no meu comunitário que tem essas mesmas medidas. A circulação de água é muito mais eficaz e percorre todo o áqua.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, não tinha percebido, realmente parece fazer uma circulação boa da agua no aquário, amanha já vou trocar :thumbup3: mas o termostato fica no sitio onde está certo?

 

Já agora belo aquário biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Força com isso!

 

Estamos contigo! Com calma tudo se faz! Às vezes é dificil porque ficamos demasiado entusiasmados e as coisas começam a correr mal! É por isso que muitos aquariofilistas desistem do hobby! Não é falta de tempo....é falta de paciência!

 

Vou acompanhar a evolução!

 

Cumps e boa sorte!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Obrigado a todos :smile2: sim, paciência é mesmo preciso neste hobby biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Acredito mesmo que desta vai correr melhor :) para já estou super contente com o substrato, não levanta pó nenhum, mesmo remexido..vamos lá ver...

 

Amanha chegam os materiais para dar algum animo ao aquário :dance:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bem, vim pedir a vossa ajuda pela experiência que tem, que espécie de caracóis devo colocar no aquário de crs? :sorry:

 

Eu pensei nestes dois para já, mas o problema é a sua proliferação :

 

Planorbis Corneus

 

Melanoides Tuberculata

 

O ultimo acho que é uma mais valia pois remexe o substrato e ajuda na limpeza do mesmo.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Melanoides Tuberculata parece-me boa ideia

Nao coloques, repito NÃO coloques physas!!! não ha maior praga e rapidamente o aquario vai estar com mais ovos e caracois do que camaroes

Editado por Magikarp

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Melanoides não são praga também? Tinha a sensação que sim, nunca os tive...

 

Os Planorbis controlam-se relativamente bem.

 

Tive em tempos uns Clithon, eram lindos e não chateavam, mas acabaram por morrer e não se reproduzem em água doce.

 

30745.jpg

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Realmente physas está completamente fora de questão, nunca tive, nem tenho intenções de ter, :tapfoot: podia era aparecer-me um praga de crs que não me importava nada :naughty:

 

Esse caracol é espectacular , onde o comprou senhor A.Ferreira? O que penso de caracóis que não se reproduzem em agua doce, é que deixam os vidros cheios ovos etc, o que também não é muito agradável...estou certo?

 

Talvez vá optar mesmo pelos planorbis, mas também vou esperar por mais opiniões...

 

Bem, hoje chegou o hardscape para da um pouco mais de graça ao aquário, o tronco do lado da esquerda tem o limpador magnetico, pois ainda não afunda sozinho, tenho que esperar. Por acaso fiquei um pouco desiludido com a forma do tronco, mas acho que até pode ficar engraçado. Tentei cobrir tudo com musgo christmas, vamos lá ver se ele se desenvolve bem...(a tarefa mais chata na minha opinião é mesmo amarrar o musgo aos troncos, vejo-me grego para aquilo ficar mais ou menos :whocares: )

 

iyne.jpg

 

Não hesitem em dar opiniões :discuss_gathering:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Por experiência própria.....esse trongo vai ganhar fungos! Uma espécie de bolor!

 

Arranja uma panela em que ele caiba e ferve-o durante uma boa meia hora com sal! Eu fiz isso e resultou! Depois a água vai ficar meia acastanhada! Colocas o tronco numa bacia com água, de maneira a que fique totalmente submerso e trocas a água de dois em dois dias durante 8 dias!

 

No fim ferves outra vez mas desta vez sem sal, durante uns 10 ou 15 minutos e ele fica pronto a entrar no aqua!

 

Muita gente pode dizer que este não é o tratamento correcto, mas por experiência própria este método resulta, e bem!

 

Cumprimentos,

 

Alexandre Ferreira.

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o teu a aquário é do género do meu.

Só que no meu tirei fora a tampa e deixei aberto. E vais colocar plantas aconselho a colocares um fundo preto.

Abraços

 

Enviado do meu HUAWEI Y300-0100 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Alexandre : Eu já tive na montagem anterior, um tronco destes, realmente ganhou um fungo pequeno, parecia gelatina, mas os planorbis comeram aquilo tudo, é que agora já amarrei o musgo, eu fervi-o 20 minutos achas que devo fazer o tratamento mesmo assim? é muito prejudicial aos crs? :confused4:

 

Kungstregan : Eu já tive o aquário destapado, mas evaporava muita água e forçava muito o termostato. O fundo preto já esta comprado, penso que amanha com a ajuda da Maria coloco o vinil :naughty:

 

Tenho que arranjar os caracóis, para ver se o ciclo começa...embora tenha posto comida...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

Os caracóis foram comprados numa loja local, infelizmente nunca mais apareceram. Ainda mandei vir uns da Rendo mas só chegaram cá as cascas :ohmy:

 

Estou para mandar vir umas coisas de Espanha, da Interacuário, sou capaz de incluir uns 2 na encomenda.

 

Em relação ao teu àqua acho isso muito despido, mas já sei que tu gostas assim para veres a bicharada :rolleyes:, eu pelo contrário gosto de lhes arranjar sítios para se esconderem :tongue:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pois, já tive a dar uma olhadela por essa loja e tem umas coisas engraçadas biggrin.png' alt=':biggn:'> acho é um pouco cara, mesmo em relação a concorrência nacional :mad:

 

Em relação ao aquario despido também acho que está um pouco, mas depois arranjando plantas para o fundo e colocando o fundo preto, e com as gambas a dar um pouco de cor, acho que até ficará bem composto :smile2: vamos ver como vai correr.

 

Em principio terça feira já devo ter os planorbis, que encomendei a um membro do forum, depois é ver uma ou outra espécie para juntar. E esperar que o ciclo termine.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes

 

Bem, vou deixar uma actualização do aquário, já coloquei uma esponja no in flow do filtro para mais tarde não ter surpresas dentro do filtro biggrin.png' alt=':biggn:'> também já coloquei o vinil preto atrás do aquario. (a minha escolha em colocar uma esponja em vez daquelas malhas metálicas, é porque o filtro já tem uma corrente muito bom para o aquário, assim, com a esponja consegui baixar um pouco a corrente, e também é uma ajuda para as bactérias terem mais onde se fixar) também entraram a uns dias 10 planorbis :naughty:

 

Fiz alguns testes e deu : Amonia 0, nitritos 0, nitratos 10, ph 6.3

 

O musgo parece estar a desenvolver-se bem :smile2:

 

j4nf.jpg

 

Cumpriemntos.

Ricardo Faria

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não ponhas desses caracóis a longo prazo são um problema apostaria nos Gyraulus fazem o mesmo, e quando morrem por serem pequenos não são motivos de preocupação, para acelerar a maturação do aquário deverias por umas folhas de amendoeira da Índia ou algumas palhinha de bananeira.

Podes combinar varias folhas secas que existe no mercado para esse fim ajuda a criar os parâmetros bons aos camarões.

Editado por clik
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas click

 

Nem por acaso, depois de tirar as fotos coloquei meia folha de amendoeira da india cortada aos bocados e 4 pinhas de amieiro. :smile2:

 

Este aquário, vou deixar maturar durante um bom tempo para não ter problemas futuros...

 

Em relação aos planorbis, eu tenho no meu aquário de de reds, e não acho que sejam grande problema, mas estas a falar por causa da morte dos mesmo? poderem contaminar a água?

 

Eu presenciei um planorbis que morreu, e os camarões comeram-o todo em menos de 24 horas... :shock4:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois sim os reds são muito mais resistentes não tens esse problema, agora se for CRS a historia é outra para alem do facto que ao comerem cadáveres corres o risco de propagação de doenças, tendo em conta que os mesmos vão trazer bactérias e micróbios do aquário de origem, não sendo eventualmente a mesma a origem dos camarões que vais introduzir nesse aquário. Conheço casos mesmo com reds que após morrer um caracol introduzido depois dos camarões refiro-me neste caso a "tylos" as bactérias acabaram com os reds com os sintomas da doença do leite, mesmo depois de passar alguns meses sem camarões a quando de nova introdução de mais uma colónia de reds isto sem caracóis os camarões começaram a morrer com os sintomas anteriores só se resolveu o problema com eSHa 2000 depois de matar a bactéria responsável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O áqua está a ficar com bom aspecto.

 

Está mesmo a pedir um tronco bem grande e ramificado para ocupar a parte superior da coluna de água biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Click: Sim realmente é possível isso acontecer, mas caso os planorbis sejam introduzidos antes dos camarões, a probabilidade de isso acontecer também é grande? eu estive a ver esses caracois que você falou e são muito parecidos com os planorbis, o que diferencia é o tamanho só?

 

A.Ferreira: Por acaso também estou a gostar do aspecto do aquário :drool3: falta é um pouco de cor, que vai ser quando introduzir as gambas :naughty: realmente fica muito espaço vazio em, cima e no meio, mas acho que vou deixar assim, e tentar mexer o menos possível, estou é a cruzar os dedos todos para que desta vez a sorte esteja do meu lado :baned:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais