Praga de caracois em aquario de Discus


Diogorosa1985

Recommended Posts

Bom dia. Nos ultimos dias deparei-me com o aparecimento de uma pequena praga de caracois, que tem vindo a aumentar!! O problema é que tenho no meu aquario tambem 5 caracois Ampularia

A minha pergunta é....qual o melhor metodo para acabar com ela?

Com quimicos? Com caracois helena? Com botias palhaços? Com cenoura e alface?

O problema é que qualquer dos "tratamentos" iria sempre afectar os Ampularia certo? Excepto o da cenoura mas nao me parece o mais rapido e eficaz...

Tendo em conta que terei sempre que os colocar noutro aquario, qual o que me indicam?

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se estás a falar de physas, no meu caso, as teorias do colocar alfaces, cenouras, pepinos, armadilhas etc, não funcionam. As poucas que vão lá parar não fazem mossa.

 

O único truque que funciona comigo, é reduzir drasticamente a comida dos peixes durante uns tempos.

Como o meu aquário não tem algas, eles começam a desaparecer a pouco e pouco.

 

Não desaparecem de todo, diria à volta de 85%, mas também não quero livrar-me delas completamente, uma vez que as physas mantêm-me o aquário livre de algas.

 

Químicos, desaconselho vivamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não queres perder as ampulárias, as helenas e os quimicos não são solução, embora as helenas só devessem atacar as ampulárias depois de acabarem com os outros caracóis. São planorbis ou physas?

 

Planorbis podes pôr um isco (cenoura, courgete, etc. escaldados) preso com um cordel, e depois quando tiverem a comer, puxas e retiras. Com physas não sei se funciona, mas penso que sim, mas como aqui foi dito, em numero reduzido.

 

Reduz a comida e retira-os manualmente, mas não te vais livrar deles todos.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os caracois sao estes http://img69.imageshack.us/img69/6659/ramshornreda.jpg

Eu tenho algas no fundo rochoso do aqua, mas nada de muito relevante e sempre controladas.

Os caracois sao estes http://img69.imageshack.us/img69/6659/ramshornreda.jpg

Eu tenho algas no fundo rochoso do aqua, mas nada de muito relevante e sempre controladas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, são planorbis.

 

Usa os métodos que indicámos e conseguirás controlá-los...em principio!

 

Se não os quiseres matar, arranja um globo e coloca-os lá, em agua fria não se reproduzem!

 

As ampulárias, não pôem ovos?

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho as ampularias ha cerca de 3 semanas apenas, ainda nao poem ovos.

Mas dizes passar para outro aqua quais? Os planornis? Eu quero é arrasar com eles ehehehe

Nao sera melhor colocar os ampularias num outro aqua, e colocar botias lara arrasar com os planorbis?

Tenho as ampularias ha cerca de 3 semanas apenas, ainda nao poem ovos.

Mas dizes passar para outro aqua quais? Os planornis? Eu quero é arrasar com eles ehehehe

Nao sera melhor colocar os ampularias num outro aqua, e colocar botias para arrasar com os planorbis?

Porque raio isto copia-me o texto 2 vezes? :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tens hipotese de transferir as ampularias, ok, mas tem q ser um aqua de agua quente.

 

Os planorbis se não os quiseres matar, retiras e colocas num globo c agua fira, não reproduzem e podes depois oferecer/vender.

 

O texto aparece 2 vezes porque fazes 2 cliques no responder

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho ampularias junto com helenas. Devido ao tamanho das ampularias as helenas não lhes tocam, alias quando tentam as ampularias passam por cima das helenas e seguem a sua vida.

Mas se não quiseres arriscar tiras as ampularias e colocas uma helena que ela em 3 tempos livra te dessa praga.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas há relatos de helenas a atacar ampulárias, mesmo sendo muito maiores, daí não ser aconselhável arriscar...

 

Além de que nunca se safa de ter que retirar manualmente as cascas ;)

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que se forem ampularias pequenas não se safam. Alias as minhas ampularias quase semanalmente põem ovos e quando nascem e caiem no aquario viram logo petisco para as helenas.

Quanto às ampularias adultas serem atacadas por helenas isso e quase como 1 leão atacar um elefante.E possivel mas pouco provável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitei a TPA que fiz esta tarde, para aspirar a maior parte dos planorbis. Os que nao foram sugados, tirei-os ás mao. Penso que controlei a praga, mas nao totalmente... Mas dizem que nao devo acabar totalmente com ela certo? Eles tambem sao uteis no aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais