Anita Publicado Abril 27, 2005 Publicado Abril 27, 2005 Olá a todos ! Vou contar-vos a breve história de um discu: Vivia num aquário de 300L com alguns amigos, que foram morrendo com a doença do buraco na cabeça. Só ele sobrou e ali ficou, só e triste e com um buraco na cabeça... Entretanto, um amigo do seu dono leva-o para casa, para tentar recupera-lo dessa doença. Ele anda feliz e contente, com óptimo aspecto, come muito bem e tem umas cores e vitalidade magnificas. Apenas o maldito buraco não desaparece. O seu novo dono, por circunstancias da vida, vai ter que desfazer-se dos seus aquarios e ele tem de novo de mudar de casa. A perpectiva não é de todo desagradável, vai para uma casa maior, com 600L onde já habitam alguns da sua espécie. O único senão é que o caseiro tem medo do seu buraco na cabeça... Ele não desaparece... Alguém pode explicar isto ? Será isto uma ameaça para os outros peixes lá residentes ? Agradecia imenso a vossa ajuda, pois tenho pena do peixe mas também tenho medo pelos outros que já lá vivem. Obrigada Anita
nunomiguel Publicado: Abril 27, 2005 Publicado: Abril 27, 2005 O único senão é que o caseiro tem medo do seu buraco na cabeça... Ele não desaparece...Alguém pode explicar isto ? Será isto uma ameaça para os outros peixes lá residentes ? Agradecia imenso a vossa ajuda, pois tenho pena do peixe mas também tenho medo pelos outros que já lá vivem. Os buracos na cabeça podem ser sintoma de Spironucleose ou serem resultado de uma alimentação deficiente. Não é contagiosa. Podes juntar esse peixe com outros do mesmo género. Normalmente é complicado curar o peixe (ou "tapar" o buraco) pois, visto que se trata de uma ferida aberta, está sujeita a tipos de infecções externas (bactérias ou fungos). O normal nestes casos é fornecer ao peixe alimentos variados e ricos em vitaminas junto com medicamento (metronidazol (Flagyl)) e tentar manter sempre uma boa qualidade da água para evitar ataques bacterianos nessa ferida. Penso que o importante e o bom nisto tudo é o facto de ele estar a comer e de aparentar boa saúde (tirando o buraco). Parece que não mas isso por si só é meio caminho andado para a recuperação total do peixe. Digo eu... Pode ser que alguém que tenha passado por esta experiência te dê uma dicas melhores. Cumprimentos, Nuno
Esgalha Publicado: Abril 27, 2005 Publicado: Abril 27, 2005 a doença do buraco tem de facto a ver com uma nutriçao deficiente.... ou pela alimentaçao fornecida, ou devido a problmas de parasitas intestinais... uma vez aparecendo, demora mt tmepo a curar, e o melhor remedio é mm alimentaçao variadissima. anti bacterianos custumam ajudar tb.
Recommended Posts