1º Plantado - Preciso de aconselhamento na escolha das plantas


moralez´

Recommended Posts

Boa noite,

 

O meu nome é Pedro e é a primeira vez que vou fazer um aquário plantado.

 

tenho lido bastante no forum e tenho aprendido muita teoria nas últimas semanas mas agora chegou a hora de escolher as plantas.

 

O meu aquário tem as seguintes dimensões: 100x30x30. A iluminação será garantida por 3 lâmpadas T5 (39w salvo erro).

 

Não estou a pensar, pelo menos para já, instalar nenhum sistema de CO2.

 

Estive a escolher no site da Tropica e optei pela seguinte flora, seguindo o conselho de escolher apenas plantas de fácil manutenção, devido à minha falta de experiência (desculpem-me se errar nos nomes ou se não me referir ao nome pelo qual a planta é conhecida):

 

- Ludwigia - para colocar no fundo do aquário, atras de um grande tronco de videira.

http://www.tropica.com/en/plants/plantdescription.aspx?pid=035B

 

- Anubias barteri var. nana

http://www.tropica.com/en/plants/plantdescription.aspx?pid=101

 

-Monosolenium tenerum

http://www.tropica.com/en/plants/plantdescription.aspx?pid=002C

 

-Taxiphyllum sp. 'Spiky' - para prender a alguns dos ramos do tronco

http://www.tropica.com/en/plants/plantdescription.aspx?pid=003G

 

 

Gostava de saber a vossa opinião sobre a escolha. Pontos fortes/Pontos fracos. Cuidados a ter e onde posso adquirir estas plantas.

 

Dentro em breve conto poder mostrar-vos as primeiras etapas da plantação :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Não querendo complicar ainda mais, gostaria de deixar uma dica, pesquisa por Dry-Start.

Podes facilmente criar um tapete de por ex: Eleocharis parvula sem algas, nem peixes a estragar plantações.

 

Tens luz mais que suficiente para um 'plantado', terás no entanto que adicionar CO2 e fertilizar na coluna de água, mas podes esquecer isso do 'iniciado' ou 'plantas fáceis'.

Se consegues postar neste Fórum, se consegues utilizar um 'smartphone' ou conduzir um carro, consegues manter um plantado!

 

Tudo o que as plantas necessitam é: Fertilização (CO2 e macros e micros) tanto no substrato como na coluna de água, e luz.

As algas necessitam do mesmo, mas infelizmente em muuuito menor escala, todavia plantas saudáveis mantêm essas desgraçadas sob controle.

O conceito geral é este, podem dizer e florear quanto queiram, mas isto é a base de qualquer 'plantado'.

Há muito quem discorde do princípio que celebrizou um tal de William de Ockham, mas ainda estou para ver alguém refutar em modos o que ele postulou.

 

Quanto ao que perguntas, a mim parece-me bem, são poucas plantas mas elas crescem e poderás replantar, se o tronco da videira estiver em condições não haverá problemas de maior, não indicas que tipo de substrato terá, mas a seu tempo parece-me o dirás.

 

Espero ver o desenvolvimento disto.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo conselho. Logo já vou pesquisar sobre a planta que sugeres. :)

 

Aproveito para colocar mais duas dúvidas que são os temas que mais desconheço:

 

- como devo fertilizar Macro e micro?

 

Que produtos usar? Que quantidade e com que frequência ? Tenho lido sobre este tema mas não tenho obtido respostas concretas.

 

- o substrato que tenho cmg é inerte mas ainda vou adquirir um fértil. o que me aconselham e como o utilizar?

 

Cumprimentos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não estou a pensar, pelo menos para já, instalar nenhum sistema de CO2.

 

Eu tenho dois aquários com plantas. Não lhes chamo plantados, precisamente por não ter um sistema de CO2.

Tens aí uma contradição, ao quereres um plantado, mas não estares a pensar em CO2...creio eu.

Corrijam-me se estiver enganado.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho dois aquários com plantas. Não lhes chamo plantados, precisamente por não ter um sistema de CO2.

Tens aí uma contradição, ao quereres um plantado, mas não estares a pensar em CO2...creio eu.

Corrijam-me se estiver enganado.

Se calhar há aqui alguma confusão de conceitos da minha parte. Queria dizer que não estou a pensar para já instalar um sistema de CO2 fornecido por garrafa. Irei usar outros métodos mas utilizarei CO2 para melhorar o resultado do plantado.

 

Posteriormente espero adquirir um sistema de CO2 por garrafa.

 

Espero não estar a dizer nenhuma asneira. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais