Tracção e de corte no silicone?


Recommended Posts

Hoje surgiu-me uma dúvida e pus-me a procurar por respostas mas sinceramente o que eu descobri vai totalmente contra o que eu acho correcto e para mais a explicação que eu encontrei não me convence minimamente.

 

Ora a questão é:

Na montagem de um aquario os vidros verticais devem ficam em cima do do fundo ou o do fundo deve ser colado às laterais dos verticais?

 

Encontrei esta explicação : http://www.aquaflux.com.br/conteudo/artigos/montagem-de-aquarios.php mas como disse não me convenceu.

 

A meu ver penso que será melhor a opção de colar o fundo às laterais porque o silicone deverá resistir mais ao tracção que ao corte e ainda discordo do link porque a meu ver à esforços e corte nas duas montagens.

 

Opiniões sobre isto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nelson,

No silicone a resistência à tracção é muito superior ao cisalhamento.

 

Se bem que para o silicone, sendo elástico, na situação de tensão de ruptura ao cisalhamento também acaba por haver tensão à tracção.

 

Faz o download deste link e vê a parte das características mecânicas: http://www.livrosgratis.com.br/download_livro_12592/avaliacao_das_propriedades_mecanicas_de_um_silicone_de_cura_acetica_com_adicao_de_silicato_de_magnesio

 

A questão é que num aquário (normal), as tensões exercidas pela carga da água estão muito longe das de ruptura do silicone (com a qualidade dos silicones de aquário). Daí, a questão da face da lâmina de vidro vertical ser colada no cutelo da lâmina da base (horizontal). É uma razão meramente estética.

 

Abraços,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.