HQI nos aqua da nossa costa?


Recommended Posts

Boas,

 

Estou com uma grande dúvida que gostaria de ver esclarecida:

 

Estou a montar um aqua da nossa costa com 520Lt (420 aqua + 100 Sump) e estou na fase de escolher e montar a iluminação... Tenho 2 projectores HQI de 150W cada e mais duas lâmpadas actínicas de 30w (de um anterior aqua).

 

Será que não é uma iluminação exagerada para os habitantes das nossas aguas?... Mas se é exagerado, como faço? tiro um projector? e depois não será pouco 1 só projector para 1,40cm?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, não me parece nada exagerado. É preciso não esquecer que a luz do sol directa é bem mais forte que esses dois projectores juntos.

De qualquer modo, começa com os projectores mais afastados da água e ao longo de várias semanas vai aproximando-os, só para evitar qualquer tipo de choque nos seres vivos.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Celso, só um esclarecimento :D :

É que um reef com seres da costa brasileira acredito que necessite de muita luz. Quanto a um aquário com seres da costa de Portugal Continental, a conversa já é outra, pois não temos corais com exigência de elevada iluminação, daí a questão colocada pelo messias.

A minha opinião é que não é fundamental tanta luz mas também não é exagerada essa quantidade de luz, desde que se assegure a manutenção da baixa temperatura, típica da costa portuguesa.

Abraço e, mais uma vez, bem vindo a este fórum, Celso.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resumindo, mal não faz, excepto à tua carteira na conta da EDP e se calhar no aumento da necessidade de um refrigerador, mas bem também não fará porque acho não temos corais predominantemente fotossintéticos na nossa costa que eu conheça. Mesmo as anémonas da nossa costa penso que são predominantemente heterotroficas. Se estou errado corrijam-me. Provavelmente farias a festa com fluorescentes.

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já, muito obrigado pelas respostas, porque tem sido muito difícil encontrar informação acerca deste tipo de aquários.

 

Já agora, aproveito para colocar mais uma dúvida:

 

Existe alguma literatura acerca das espécies da nossa costa, que mencione incompatibilidades entre espécies, tipo de alimentação, etc?

É que pretendo manter cavalos marinhos e alguns peixes, mas embora alguns peixes "pareçam" calmos e serenos, podem na realidade ser totalmente incompatíveis com os cavalos marinhos e alguns invertebrados.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um sistema da nossa costa vive perfeitamente com fluorescentes, mas as HQI dão um efeito muito mais dramático.

 

Se fosse eu, trocava a calha das HQI por compactas e usava a diferença de dinheiro para arranjar um bom chiller. Num sistema desse tamanho, a menos que tenhas um local bem fresco para o aqua, vais precisar de uma máquina a sério.

 

Nos sistemas da nossa costa a iluminação é secundária (os fotossinteticos são pouco exigentes), o mais importante é o controlo de temperatura, principalmente para espécies sensíveis como os cavalos marinhos.

 

Quanto a literatura, experimenta consultar a biblioteca do Aquário Vasco da Gama. Eles têm resmas de aquários da nossa costa montados e devem ter acumulado bastante informação.

 

Cumps

DIY or die trying

 

SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eh, eh, eh... Bem lembrado!!! É que o Aquário Vasco da Gama é daquelas coisas tão obvias... que nos esquecemos!

Vou passar por lá amanhã mesmo!!

Quanto ao refrigerador aínda o estou a construir, porque como sou adepto da bricolage...(mentira.. não tenho é $$$) tenho que construir tudinho!!! eh, eh, eh. Mas vai ficar a funcionar bem... (ou não).

Mas depois eu ponho fotos de tudo o que fiz. É capaz é de demorar um pouquinho....

 

Agora só uma notinha de rodapé para voçês, malta dos reefs e peixes das outras bandas... Se soubessem como é difícil arranjar um simples termómetro de jeito que meça abaixo dos 18º...imaginem lá com o resto das coisas!!!

 

Há por aí alguém, ou alguém conhece alguém que também se tenha metido num aqua destes? Agradeço umas dicas.

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá messias

 

Julgo que o Allaphor está com um projecto bastante interessante e que te pode ajudar

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=19443

 

De resto recordo-me dos aquários do Diesel Car (que acho que já não o tem) e do Foca, ambos membros do fórum.

 

Agora só uma notinha de rodapé para voçês, malta dos reefs e peixes das outras bandas... Se soubessem como é difícil arranjar um simples termómetro de jeito que meça abaixo dos 18º...imaginem lá com o resto das coisas!!!  

 

A American Marine tem um modelo digital com sensor wireless que mede com fiabilidade temperaturas mais baixas

 

http://www.americanmarineusa.com/thermometer.html

 

Cumps

Duarte

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Marine Mix - Crystal Sea, (á venda em algumas lojas de Lisboa) tem um termómetro de grande escala que vai dos 0 aos 50 graus e é preciso. Se não quiseres gastar muito dinheiro é uma boa opção... :shock:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poxa as coisas do outro lado do Atlantico sao diferentes mesmo... Fiquei curioso em conhecer os animais das costas luso.

 

De qualquer forma um projetor apenas para um aquario de 1,40 metros vai formar cantos escuros.

 

As T5 não seriam opções melhores ??? Creio que vcs na Europa usem muito dessas lampadas

Celso e-mail: celsois@ipaq.org.br

IPAq. Aquicultura e Aquariologia ao seu alcance. em www.ipaq.org.br

logo.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas respostas, que já me ajudaram bastante!

 

Vou seguir os vossos conselhos e assim que tiver o aqua pronto coloco as fotos e o setup.

 

(mas não pensem que as minhas dúvidas ficaram por aqui... ainda vos vou "bombardear" com mais perguntas!!!)

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais