Pedro Cardoso Publicado Janeiro 23, 2014 Publicado Janeiro 23, 2014 Tenho um aquário de 60 L com um filtro interno AquaEl. Esse filtro apenas tem uma esponja no seu interior. Tinha pensado em cortar essa esponja em três partes de tamanhos iguais e na que seria a central, substituir por um sistema que me permitisse ter algumas ceramicas. o que acham, será exequível? Trará vantagens? preciso mesmo da vossa ajuda.
Pedro Cardoso Publicado: Janeiro 24, 2014 Autor Publicado: Janeiro 24, 2014 Preciso da vossa ajuda...
BaRRoCo Publicado: Janeiro 27, 2014 Publicado: Janeiro 27, 2014 (editado) Não conheço esses filtros, mas não seria preferível um externo? existe por ai tanta escolha, usados a preços da chuva e terias mais vantagens certamente e nesse caso poderia estruturar melhor a sua filtragem. Mas como penso que é importante os filtros terem uma zona para as bactérias e sendo um aquário mais pequeno e pela minha pouca experiência (pois tinha um igual e mudei logo para 120 e mesmo assim montei um de 375 que tenho agora), aparentemente esses aquários são mais instáveis, acho traria vantagens! Agora não sou a pessoa mais dentro do assunto, mas acho positivo. Editado Janeiro 27, 2014 por BaRRoCo
Pedro Cardoso Publicado: Janeiro 27, 2014 Autor Publicado: Janeiro 27, 2014 obrigado pela opinião, mas neste momento não disponho de situação para mudar de filtro... a única opção é manter este tal como está ou "adequá-lo" melhor às minhas necessidades... Existem outras opiniões e ajudas? Como é que o devo fazer?
Pedro Cardoso Publicado: Janeiro 28, 2014 Autor Publicado: Janeiro 28, 2014 Segundo os dados da caixa: AquaEl fan filter 1 plus com 320L/h.
Guilherme Martins Publicado: Janeiro 28, 2014 Publicado: Janeiro 28, 2014 Boas pedroNao vejo qualquer problema nisso so vejo vantagens Nem precisas de fazer nada de especial, corta a esponja em 3 coloca uma delas no fundo, depois enche com ceramica uma meia de vidro e esta feito Cumps Guilherme Martins
Pedro Cardoso Publicado: Janeiro 30, 2014 Autor Publicado: Janeiro 30, 2014 Desculpa, mas não percebo como é que achas que devo cortar a esponja "magikarp"? Boas pedroNao vejo qualquer problema nisso so vejo vantagens Nem precisas de fazer nada de especial, corta a esponja em 3 coloca uma delas no fundo, depois enche com ceramica uma meia de vidro e esta feito Cumps Eu tinha pensado em cortar a esponja em 3 partes (ela é um paralelipipedo e assim ficaria mais ou menos com 3 cubos) e substituir uma das partes por algo (pode ser a tal meia de senhora) com as cerâmicas. mas ficariam sempre duas esponjas (cúbicas) nas pontas do filtro, uma na entrada de água (junto ao fundo) e outra mais na parte superior (no interior do filtro). O que acham?
Guilherme Martins Publicado: Janeiro 30, 2014 Publicado: Janeiro 30, 2014 Sim! o que eu queria dizer era para cortares em 3 partes Faz +/- isto: a agua do teu filtro entra por baixo e sai por cima certo? 1 Guilherme Martins
António Pardana Publicado: Fevereiro 1, 2014 Publicado: Fevereiro 1, 2014 Boas, o meu filtro interior (ELITE JET-FLO 50, 300lt/h) tem dois sistemas de filtração, uma esponja e um cartuxo de carvão ZEO (???), a minha opção foi substituir o cartucho de carvão por ceramicas, mas estas ficaram na parte de baixo do filtro (ocupando 2/3 do espeço disponivel e a esponja por cima ocupando 1/3, acham que fiz bem?
Guilherme Martins Publicado: Fevereiro 1, 2014 Publicado: Fevereiro 1, 2014 Boas antonioNao nao acho que fizeste muito bem...Como o teu filtro está, as ceramicas é que vao fazer a filtragem mecanica inicial e a segunda filtragem mecanica será feita pela esponja!! o que tu queres que aconteça num filtro é que as esponjas façam a filtragem mecanica e as ceramicas a filtragem biologica,ou seja precisam de ficar cheias de bacterias para fazer essa filtragemComo no teu aqua estao a fazer a 1ª filtragem mecanica, nao vao fazer decentemente nem um trabalho nem o outro... Aconcelho-te a trocar Cumps Guilherme Martins
António Pardana Publicado: Fevereiro 1, 2014 Publicado: Fevereiro 1, 2014 Obrigado pela resposta rápida Magikarp, realmente não pensei que fizesse diferença mas como não tinha a certeza lembrei-me de colocar a questão, no entanto devo acrescentar que durante muito tempo (3 anos), tive outro filtro a funcionar no mesmo sistema e nunca me morreu nenhum peixe, mas como entretanto esse avariou tive de comprar um novo, e já agora aproveito para dizer que originalmente neste filtro novo, o cartucho de carvão ficava por baixo e a esponja por cima, por isso pensei que tinha de seguir a mesma ordem, ou nao ?
Guilherme Martins Publicado: Fevereiro 1, 2014 Publicado: Fevereiro 1, 2014 a filtragem mecanica tem de vir sempre em 1º para a filtragem biologica nao ficar cheia de muco eu ja tive aquarios so com filtragem mecanica, ou seja so esponja e tambem nao me morreram peixes... mas a qualidade da agua é que nao era tao boa para eles e ha peixes mais resistentes e outros nao tantodai eu tentar que a agua esteja sempre melhor Guilherme Martins
Pedro Cardoso Publicado: Fevereiro 4, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 4, 2014 Sim! o que eu queria dizer era para cortares em 3 partes Faz +/- isto: a agua do teu filtro entra por baixo e sai por cima certo? Obrigado, mas estava a pensar nem colocar a lã de vidro, achas que vale a pena? Tinha pensado por as cerâmicas entre duas esponjas...
Guilherme Martins Publicado: Fevereiro 4, 2014 Publicado: Fevereiro 4, 2014 a esponja em cima das ceramicas estariam só a ocupar espaço... nao vale a pena Guilherme Martins
Pedro Cardoso Publicado: Fevereiro 4, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 4, 2014 Ok, e em relação a não colocar a lã de vidro e apenas usar a esponja cortada em baixo e as cerâmicas em cima?
Guilherme Martins Publicado: Fevereiro 4, 2014 Publicado: Fevereiro 4, 2014 Eu prefiro a esponja como filtragem mais inicial tipo solidos e isso depois a la só para ficar mais completo mas sim podes meter sem la Mas acho que nao custa nada arranjar a lã e ficava melhor na minha opiniao! com um euro es capaz de comprar lã para um ano Guilherme Martins
Pedro Cardoso Publicado: Fevereiro 4, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 4, 2014 E como tenho mesmo de também comprar as cerâmicas.... E como devo colocar a lã? Algum cuidado especial?
Guilherme Martins Publicado: Fevereiro 4, 2014 Publicado: Fevereiro 4, 2014 Simplesmente passa por agua corrente antes de colocar no filtro e poe uma camada pequena Nao é nada de especial Guilherme Martins
Pedro Cardoso Publicado: Fevereiro 4, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 4, 2014 Como se fosse a fazer uma cama para as cerâmicas?
Guilherme Martins Publicado: Fevereiro 4, 2014 Publicado: Fevereiro 4, 2014 Sim +/- isso Guilherme Martins
Pedro Cardoso Publicado: Fevereiro 22, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2014 Qual o material que devo usar para colocar as ceramicas? Uma meia de vidro? E que quantidade devo colcoar de ceramicas? O filtro é pequeno e tem pouco espaço.
Guilherme Martins Publicado: Fevereiro 22, 2014 Publicado: Fevereiro 22, 2014 Uma meia de vidro esta otimo e coloca o maximo possivel... Guilherme Martins
Recommended Posts