Ajuda novo plantado - substrato e outros


jacjac

Recommended Posts

Boas,

O meu proximo aquário será um plantado e gostava que me dessem algumas opiniões. A ideia será fazer um "high tech", com muitas aspas.

 

 

As medidas serão 100*50*40 ou 100*50*45 . Que acham?

 

A iluminação será 4*39W T5 HO, provavelmente só com 3 lâmpadas ligadas (grolux, 6500k, 10000k). Críticas neste ponto também sff.

 

Vou tentar pôr CO2 pressurizado, kit da aquaristic provavelmente.

 

O filtro será algo feito por mim com uma bomba tunze com caudal regulável entre os 800 e o 2400L/h . Não me dou bem com os filtros externos e sempre poupo um bocado.

 

A fertilização provavelmente vai ser EI. Onde arranjar os sais? Tenho visto alguns sites na net, mas gostava de ouvir alguém que já os tiver comprado.

 

Substrato? Aqui está o meu principal problema. Muito provavelmente terá uma zona de areia não plantada (nesta parte não tenho problema), mas em relação ás plantas estou na duvida. Eu sei que um ADA iria fazer a diferença, mas para o volume que é saí fora do orçamento. Mas em todo o caso, se usar ADA e EI preciso de fertil?

 

Outra alternativa seria usar JBL aquabasis como fertil e manado por cima. Mas não sou grande fa de manado. Tenho ouvido dizer que é muito leve... mas pelo preço, é uma opção a considerar.

 

Encontrei um substrato argiloso na pet4you a 20€ por 8L.Para aquilo que tenho em mente iria precisar de pelo menos 3 sacos. Em termos de preço comparativamente com o manado é mais caro, e não tem provas dadas...

 

Espero que me consigam ajudar! Obrigado.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, só te vou ajudar num dos pontos, é o único que te posso ajudar, visto que ainda sou uma menina nos plantados :rolleyes:

 

Eu compro os sais no jmag , no site coisas.com , conheço várias pessoas que lhe compram todos os sais, os preços são muito bons e até hoje nunca falhou.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fosfato monopotássico + nitrato de potássico como solução macro . Não adiciono magnésio porque a minha água já tem bastante. É uma questão de veres se precisas de adicionar.

Como micro utilizo os trace elements, o jmag vende tudo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente ao substrato, eu neste momento tenho em três dos meus aquas manado + aquabasis plus . Já ouvi dizer mal do aquabasis, mas ainda não consigo ter uma opinião formada , pois tenho este substrato há pouco tempo . No entanto, posso dizer-te que ao mesmo tempo comprei o aqua gro soil (é vendido como substrato para camarões) e nos dois aquários em que tenho esse substrato as plantas estão de bastante boa saúde e a crescer que nem umas doidas, o que nao está a acontecer nos aquas em que tenho o aquabasis + manado ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais