Pedra Má


Nutter

Recommended Posts

Boas Nutter :doofywave: isso com o tempo vai ficando como tu pensas-te, uns apontamentos aqui e ali conforme as plantas vao crescendo vais moldando ao teu gosto, aparece sempre aquela planta mais chata que nunca vai ficar como idealizas-te mas podes sempre mudar-la de sitio ou trocar por outra que aches que venha a ficar melhor esteticamente. O que é preciso é paciencia ir fazendo as TPAs uma boa equipe de limpesa para ir controlando as algas e um bom equilibrio entre nutrientes luz e Co2. Deixa lá a fertilização caseira tipo IE isso é so dores de cabeça mais vale usar uns bons fertilizantes tipo Elos, sim são um pouco caros mas sao bastante concentrados e dura bastantes tempo. Eu atualmente estou a usar os da ADA mas acabando vou partir para os da Elos biggrin.gif' alt=':biggrin:'> . E parabens como já disseram em cima quando o tapete fechar vai ficar top. As pedras como nao gostas muito podes ir escondendo com a podas vais fazendo a poda de manera a deixar aparecer so a parte da pedra que tu queres que apareça. Mais importante é tu gostar do resultado final, mas força ia que isso está a ficar joinha como dizem os brasileiros. Abraço

Editado por Nelson Santos 1988
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nutter, o problema dificilmente é da falta de cálcio, é muito improvável.

Regra geral é falta de co2 para o nível de luz que injectas.

Passa se puderes pelo site http://www.barrreport.com/, encontras muita informação válida (em inglês).

 

Quanto à fertilização, muitos aquariofilistas de renome usam os sais e como te indiquei em cima, regra geral o problema é relacionado com a luz, e co2 e não com a marca ou tipo de fertilização, desde que ela exista.

Aliás, o método estimativo de fertilização tem como finalidade "remover problemas" da equação, fertilizando por excesso de forma a que o utilizador apenas tenha que se focar com a luz e co2.

 

Não é difícil encontrar montagens com os mesmo problemas que tens aqui pelo fórum, e de pessoas que usaram sais, Ada, Elos, etc, pois o problema não está aí!!!

 

Já ajustas-te a luz, sobe um pouco mais o co2 e não tenhas medo do drop checker ir ao amarelo (controla pela fauna), o próprio Filipe Oliveira afirma isso, co2 lá para cima desde que tenhas luz para o aproveitar, mas não esquecer que é necessário garantir ao máximo que esse co2 é em grande parte dissolvido na água.

 

O problema é que temos a tendência natural de comparar montagens com a mesma litragem da nossa e seguir isso como se fosse a bíblia, mas não é.

 

Cada caso é um caso, o aquário é aberto? é tapado? tens muita ou pouca movimentação da água na superfície?

3 bps no meu aquário de 150 litros pode ser o ideal, mas do teu pode ser pouco.

E depois há a questão da luz:

80w de luz numa calha chinesa com maus reflectores pode ter menor eficiência luminosa que uma calha de 48w com reflectores e lâmpadas decentes.

 

Ainda relacionado com os fertilizantes de marca não sou contra nem a favor, são sem dúvida uma opção mais fácil e menos complicada, mas impensáveis relativamente ao custo associado quando falamos de montagens já com alguma litragem e para além disso, na sua composição estão sais como aqueles que usas, sim isso mesmo, ou acham que os fertilizantes de marca são feitos de que?

 

Relativamente aos da Elos, nunca usei, mas já ouvi falar muito bem deles, tanto pelos resultados como pela durabilidade devido a sua concentração.

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que eu nao disse que estava errado ele usar o métudo IE, nem que nao ia conseguir bons resultados. Se leres bem o que eu disse foi que só dá dores de cabeça.

A meu ver é muito mais tranquilo usar feltilizantes de marca e falei em Elos por serem bastante concentrados o que a longo prazo compensa na relação custo qualidade/quantidade.Eu sei muito bem que eles sao feitos com os mesmos sais, nao chegam a nossa mão nem nascem ou são pruduzidos por alma do divino espírito santo, ficam mais caros ficam, em uma maior litragem mais se gasta.. mas também como deves saber no IE eles aconselham por defeito a fertilizar em excesso e ir equilibrando com TPAs 50% semanais e a água também nao é assim tão barata. Mas isto sou eu que digo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema e que tenho nitrato de potassio para o K e agora para adquirir clacium so tem nitrato de calcio se nao estou em erro. Sobe-me mto o nitrato

Acho ( se acho não tenho a certeza) que também podes meter umas pedrinhas calcarias escondidas entre as plantas ou no filtro para aumentar o cálcio. Mas como disse não tenho a certeza deixa ver o que o pessoal diz. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hmm, vou ja arranjar uns paralelos daqueles calcarios :P

 

obrigado pela ajuda.


Seachem Equilibrium ja tinha pensado nisso, e depois era só carregar em micros diy e macros :P

 

tankio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nelson, na boa, não interpretei que tivesses dito algo contra, desculpa se não me expliquei bem no meu comentário posterior ao teu e transmiti isso ;)

E só para clarificar, o E.I também é usado com fertilizantes de "marca" e não apenas com sais...uma coisa não está associada a outra.

Como não sou patrocinado por nenhuma marca, o meu comentário é apenas isso, apenas mais um comentário com base numa experiência, o importante é a troca de ideias e de experiências.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nelson, na boa, não interpretei que tivesses dito algo contra, desculpa se não me expliquei bem no meu comentário posterior ao teu e transmiti isso ;) E só para clarificar, o E.I também é usado com fertilizantes de "marca" e não apenas com sais...uma coisa não está associada a outra. Como não sou patrocinado por nenhuma marca, o meu comentário é apenas isso, apenas mais um comentário com base numa experiência, o importante é a troca de ideias e de experiências. Abraço

Manel não ah nada para pedir desculpa, como tu dizes é na boa mesmo nem eu fique minimamente chateado e desculpa alguma coisa também. Até é bom e enriquecedor para o nosso hobby haver discórdia é assim que se tentam novas experiencias em busca de melhoras para o nosso maravilhoso hobby. Como disseste e bem "o importante é a troca de ideias e de experiências". :thumbup3:

E continuando na troca de ideias acha que estou certo no que disse assim sobre as pedras calcarias? Achas que resolveria o problema de cálcio? independentemente de ser esse o problema do Nutter que eu também acho que não seja, o que falta ali é o equilibrio entre luz e Co2. Abraço ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acham que as folhas enroladas da rotala equilibrio co2 e luz?

Tenho tb blyxa japonica e nao desenvolve...pelo contrario...vai perdendo vida a cada dia que passa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda tens o UV ligado? tem cuidado com isso nos plantados nao muito aconselhado ter filtro UV porque pode precipitar os nutrientes. O substrato também pode nao estar a dar todos os nutrientes que as plantas precisão, desliga o UV e enterra umas pastilhas fertilizantes no substrato ao pé das plantas e vais vendo como isso se comporta. Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres boa luz e Co2 suficiente as folhas enroladas pode estar relacionado com a deficiencia de calcio e ou pode ser excesso de K e Mg ou falta de boro. Já pensas-te aumentar o foto período para 8 horas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra forma de ter cálcio no aquário é pegar em cascas de ovo ferver tiras a pele que fica por dentro da casca do ovo partes a casca em bocadinhos e metes dentro de um saco de nylon e colocas dentro do filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas atençao ao ph, pode subir. Também podes usar conchas moídas se preferires ou for mais fácil para ti. Cascas de ovos são compostos basicamente de Calcita. Conchas são feitas basicamente de Aragonita. E a Aragonita é cerca de 35% mais solúvel do que a Calcita. Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

arranjei cascas de ostras.

Vou juntar um saquinho no balde do filtro externo. vamos a ver como se vai comportar o ph

mas como esta a 6 não me importo que suba até 7.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para a fauna que tens está bom não te preocupes. Os Tretas vivem bem em um pH entre 6,5 e 7. Entretanto, eles também podem aguentar uma variação de 5 a 7,5, sem efeitos colaterais. Abraço e vais postando fotos disso ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.