Ictio


Recommended Posts

Boas

Tenho um aquario de 120L de agua fria a dois anos e la dentro tenho um black moor e um cometa

Apareceram aos dois pintas brancas solidas que eu nunca tinha tido...

Parece-me ictio mas como nunca tive este problema nao sei e vim pedir a vossa opiniao

Obrigado

Cumps

DSC_0431_zpse1fb3bbc.jpgDSC_0434_zps5b029de1.jpgDSC_0437_zpsb64b6b1a.jpg

Esta é so para verem que os olhos dele estao normais e porque ate gostei da foto ahah

DSC_0432_zps5cf09c95.jpg

Editado por Magikarp

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em primeiro lugar, a partir de leituras que realizei anteriormente, para tratar alguns peixes tropicais que estavam infectados, fiquei a saber que os pontos brancos que geralmente aparecem em animais com este problema, não são o organismo em si, mas sim fungos que se alojam nas feridas causadas pelo parasita, que a certa fase do seu desenvolvimento penetra no corpo do peixe, desencadeando os tais pontos brancos (fungos). Esta explicação está muito abreviada, mas penso que encontrarás algo mais elaborado se procurares por "ciclo do ictio", para compreenderes melhor a doença.

 

Se for realmente ictio, normalmente nos peixes ditos de água quente, utiliza-se o seguinte procedimento:

 

Se houver possibilidade, separar o animal/animais infectados;

 

Aumentar gradualmente a temperatura acima dos 28º (1º/ 2º por dia, preferencialmente até aos 29º). A estas temperaturas, o ictio deixa de se conseguir reproduzir, e após um período de +/- 18 dias, poderá estar erradicado;

 

Para tratamento das fissuras nas escamas do animal, faz-se um tratamento em água salobra (1 colher de sopa para cada 40l de água). Contudo, nem todos os peixes aguentam estas condições.

 

Durante este período, convém reduzir a iluminação.

 

Na altura, tive bons resultados.

No entanto, não sei se o que disse acima se pode aplicar a esse tipo de peixes.

Penso que poderás administrar alguns medicamentos, mas desconheço quais. Deixo para quem souber...x)

 

 

Se estiver a dizer alguma asneira, ou a esquecer de algum procedimento (até porque peixes de água fria em aquário não são o meu forte), peço a alguém com mais conhecimentos sobre o assunto que me corrija.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

JHGR Sao peixes de agua fria por isso aumentar tanto a temperatura é impensavel, sim os pontos sao tipo cicatrizes, no entanto coloquei aqui porque podem ser outra coisa que eu nao saiba podem ate nem ter nada haver com ictio e eu estou para aqui a inventar

Mas so queria mesmo que alguem me soubesse dizer com certeza se é ou nao ictio para eu começar a tratar

So para prevenir ja começei a aumentar o grau de salinidade :s

Obrigado pela tua resposta

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais