Testes para NH4/NH3 medem o mesmo que testes apenas para NH4 ?


Recommended Posts

Olá!

Como podem ver pelo título do tópico tenho uma dúvida de "maçarico" relativamente aos testes de NH4/NH3 vs NH4 . Gostava de saber se estes dois testes medem exactamente a mesma coisa e se única diferença entre um teste NH4/NH3 e um teste para NH4 se centra no facto de os teste para NH4/NH3 virem acompanhados de uma tabela que permite determinar os níveis de amónia não ionizada (NH3)?

Esta dúvida começou quando decidi ciclar o meu novo aquário usando o método de ciclagem sem peixes "fishless cycle". Em vez de aplicar o procedimento de adicionar flocos de comida para peixe, optei por uma via mais cientifica e exacta, ou seja, aplicar directamente uma solução de amónia (NH3).
Comprei a solução de amónia pura (amoníaco) e os teste (NH4) para determinar quantas gotas de amónia deveria adicionar à água do aquário de modo a obter uma concentração máxima de 5 mg/l de amónia (como manda a "receita")... comprei o teste para o NH4 porque confundi amónio (NH4) com amónia (NH3) :chair: .
Comecei a adicionar a amónia (gota a gota) à água e a fazer o teste com o objectivo de conseguir obter a concentração pretendida. Mas por mais amónia que adicionasse obtia sempre um resultado de <0.05 mg/l. Depois de ultrapassar (em muito) a dosagem esperada é que comecei a suspeitar de que algo estaria errado e só então me apercebi que tinha trocado a palavra amónia por amónio. Fui então comprar outro teste, desta vez um teste de NH4/NH3 , e lá testei a minha água tendo obtido, se não ultrapassei a escala do teste, uma concentração de 10 mg/l (muito acima do pretendido).

Ao ler as instruções do teste de NH4/NH3 ele pareceu-me ser idêntico ao teste de NH4 que já tinha anteriormente adquirido, à excepção da tabela que permite determinar os níveis de amónia não ionizada (NH3). Foi assim que surgiu a dúvida apresentada no início do tópico.
Se os testes medirem coisas diferentes tudo está bem, agora se ambos medirem a mesma coisa como obtive resultados tão dispares (sim, repeti todos os passos mais do que uma vez para ter a certeza que não estava a fazer asneiras).


j7K5XpGic2BtM.jpg
(data de validade - 8/2015)

jbbOXMa7pQW4bM.jpg
(data de validade - 8/2018)

Se o teste da Sera estiver correcto vou ter de mudar a água toda... em vez de andar mais depressa com a ciclagem vou ter de começar do início :shocked028: .

Obrigado por terem tido paciência para ler este extenso tópico, espero ter conseguido explicar bem a minha dúvida e que possam derramar alguma luz sobre esta mente confusa :priere:

Abraços,
Pedro C.


Nota: Não devo ser o único a confundir amónia (NH3) com amónio (NH4).
Em todos os protocolos que li sobre ciclar um aquário sem peixes usando amónia pura falam em obter uma concentração de 2 ou 5 mg/l de amónia (NH3), mas nos testes comerciais acessíveis a todos nós só os valores de amónio (NH4) são possíveis de medir nessa escala de 0.5, 1, 2.5, 5… mg/l !!! Corrijam-se por favor se estiver errado.



Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não pesco nada de química :rolleyes:

 

Se não queres estar à espera das respostas a essa questão a única coisa que te posso sugerir é fazeres uma TPA de 80/90% e comprares um frasco com bactérias para adicionares diariamente, em menos de 2 semanas tens o áqua ciclado biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é tenho de aumentar o volume das TPA.
Tenho feito TPA de 20% em dias alternados mas os valores de NH4/NH3 continuam em 10 mg/l. Sempre que faço as TPA tenho adicionado seachem stability mas a concentração de amoníaco deve ser tão alta que as pobres das bactérias não aguentam e devem morrer.

Então que assim seja vamos as TPA de 90%!!!!!


Obrigado pela dica :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.