Dicas para principiante


mgvb

Recommended Posts

Por norma esses filtros dá para regular mais ou menos o caudal, vê se não tem uma patilha para fechar mais a entrada de água.

Na minha opinião também devias colocar a saida do filtro na superfície da água vai aumentar a oxigenação da água e diminuir a turbulência na parte inferior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sr da loja disse e disse bem. Mas de qualquer maneira coloca a saida de água mais a superficie.

E realmente já estive a ver imagens do teu filtro e não tem regulador de caudal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem nao me parece que tenha.. sendo assim, coloco-o mais a superficie... quanto ao caudal nao faz mal depois aos peixes? Ou arranjaria uma pedra alta para o caudal bater na pedra?

 

Enviado do meu SM-T310 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Antes de mais, sê bem vindo.

Pelo que estive a ver, estás a ser muito bem aconselhado pelo pessoal. Até valia a pena ires revendo, com calma, o que te responderam porque nas entrelinhas percebi que te ias repetindo nas tuas dúvidas.

 

Em relação ao ciclo do azoto/nitrogénio ele faz-se essencialmente nas esponjas que estão dentro do filtro.

 

O ciclo inicia-se com a degradação dos detritos (excrementos, urina, restos de plantas e de comida) que produzem amoníaco.

As bactérias nitrosomonas, que irão começar a desenvolver-se no filtro, transformam o amoníaco em nitritos. Estas bactérias têm um ciclo de reprodução de cerca de 8 horas. Até haver uma colónia suficiente, o desenvolvimento demora cerca de dez dias. Durante estes dez dias, é natural haver níveis de amoníaco muito elevados.

Após os dez dias iniciais, começam a desenvolver-se as bactérias nitrobacter. Estas vão ser as responsáveis pela transformação dos nitritos em nitratos. Só ao fim de mais uns vinte dias é que esta segunda colónia se terá desenvolvido completamente.

 

Destas substâncias, os nitritos são das mais perigosas para os peixes, se atingirem valores muito altos. Isso acontece durante o "arranque" de todos os aquários, em que as colónias de bactérias nitrosomonas já se desenvolveram e as nictrobacter ainda não.

 

Existem à venda uns frascos com estas bactérias, para quem pretender ter um início mais rápido.

 

As plantas consomem nitratos, entre outros nutrientes.

 

As tpa's (trocas parciais da água) irão ser necessárias depois de iniciado o ciclo do azoto, mas apenas num máximo de um terço da capacidade do aquário, e com uma regularidade quinzenal.

Durante o processo de início do ciclo, eu não recomendaria tpa's, porque iria interferir com o que se pretende, a acumulação de bactérias.

 

Em relação ao teu filtro, verifica se tem apenas esponjas. Alguns vêm já com carvão activado, que apenas se costuma utilizar para retirar químicos da água, após tratamentos. Se tivesse, eu retiraria.

 

Já agora, na minha opinião, poderias encher um pouco mais o aquário. Quanto menos água tiver, menos peixes poderá levar (1cm de peixe por cada 2 litros de água).

 

Felicidades com o teu aquário e Feliz Natal para todos.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela explicaçao.

O meu filtro vinha com o tal carvao sim, vou retirá-lo e fico apenas com as esponjas. Vou aguardar os 10 dias e cerca de 20 dias para a segunda colonia se desenvolver. A minha questao é, posso ir colocanco algumas pedras devidamente preparadas com musgo? E a comida quando coloco? So no intervalo dos 20 dias?

 

Obrigado atodos que me têm ajudado!

 

Enviado do meu SM-T310 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estamos todos interessados em ajudar.

Plantas e pedras podem entrar em qualquer altura, não são afectados.

A comida que já foi colocada e apenas serve para se transformar em detritos. Se já puseste, não é necessário colocares mais.

Existem à venda uns frascos com iniciadores de bactérias, que permitem ter um início mais rápido.

Antes de comprares outras coisas, podias tentar arranjar um kit de testes para a água. Vai ser dos artigos mais importantes.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda nao coloquei comida. Em que altura comeco a por?

 

Vou repetir-me:«O ciclo inicia-se com a degradação dos detritos (excrementos, urina, restos de plantas e de comida) que produzem amoníaco

Para começar o ciclo, como não tens excrementos nem urina dos peixes, nem tens plantas, terás de iniciar o ciclo com restos de comida. O ciclo tem de arrancar com a transformação dos resíduos em amoníaco

 

Os kits de testes compra-se nas lojas de peixes?

 

 

.Há quem os compre on-line. Não é o meu caso. Eu costumo comprar nas lojas de peixes.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que sim, é normal :P

 

E só assim a comida decompõe-se no filtro e desenvolvem-se as bactérias no filtro ;)

 

Penso que não há problema

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes colocar um peixe resistente, no máximo dois, para já. Por exemplo um barbo.

Ajuda bastante a iniciar o ciclo.

 

Só quando o ciclo estiver acabado, poderias ir introduzindo mais peixes.

 

O cálculo do máximo de peixes que um aquário leva é feito com base no tamanho que o peixe irá atingir em adulto.

1cm de peixe para cada 2litro.

No teu caso, retirando o volume do areão e decorações, calculo que tenhas à volta de 55litros úteis.

Então poderás ter:

1 peixe de 27,5 cm no estado adulto (um único peixe, triste e solitário, não será normal)

ou

2 de 14

ou

3 de 9

etc...

IMPORTANTE: Deves sempre informar-te do tamanho máximo que o peixe irá atingir, no estado adulto.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesta fase inicial, do ciclo do azoto, preconiza-se a introdução de apenas um peixe resistente, no máximo dois.

 

Respondes-me que estás a pensar em colocar quatro.

 

Pois... não sei que te diga... :cool2:

 

Esperas muitas mais respostas ao tópico?

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ja li que ociclo pode-se fazer sem a introduçao de qualquer peixe..

Estou aqui para aprender e tirar duvidas nao?

 

Enviado do meu SM-T310 através de Tapatalk

 

Editado por mgvb
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a pensar em colocar espadas.. 1 macho e 3 femeas para ja!

Mas ainda ando devolta da personalizacao e do ciclo que iniciou a 10 dias!

 

Enviado do meu SM-T310 através de Tapatalk

Como?????

 

Isto não foi tirar dúvidas, foi dizeres o que pretendes fazer, contrariando as opiniões que solicitaste.

 

Na minha opinião, era a altura de colocares um único peixe.

Tu respondeste que querias colocar quatro.

Agora já dizes que leste que a introdução de peixes não é necessária.

 

Ainda não percebi a razão de pedires opiniões, quando posteriormente as recusas.

 

Eu também estou a aprender...a deixar de dar opiniões a quem não está interessado.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a pensar em colocar espadas.. 1 macho e 3 femeas para ja!

Mas ainda ando devolta da personalizacao e do ciclo que iniciou a 10 dias!

 

Enviado do meu SM-T310 através de Tapatalk

 

Como?????

 

Isto não foi tirar dúvidas, foi dizeres o que pretendes fazer, contrariando as opiniões que solicitaste.

 

Na minha opinião, era a altura de colocares um único peixe.

Tu respondeste que querias colocar quatro.

Agora já dizes que leste que a introdução de peixes não é necessária.

 

Ainda não percebi a razão de pedires opiniões, quando posteriormente as recusas.

 

Eu também estou a aprender...a deixar de dar opiniões a quem não está interessado.

 

Boas capagebe.

 

Aquilo que eu entendi que mgvb está a fazer é a compor o layout do aquário (ele está-lhe a chamar personalização), enquanto se faz o ciclo. E, só depois do ciclo feito irá colocar os espadas....

Assim entendi, e parece-me correcto.

  • Votar + 1

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.