Primeiro aquário - by A.Fernandes


A.Fernandes

Recommended Posts

Bom dia a todos,

 

Em criança sempre tive um aquário em casa mas por motivos que não me lembro infelizmente o aquário foi arrumado e ficou esquecido pela garagem...

 

Agora, passado uns anos o "bichinho" voltou e gostaria de comprar um novo aquário visto que o que tenho á bastante pequeno e o vidro está um bocado degradado.

 

Já li o manual de iniciação e decidi criar este tópico de modo a que possam ajudar a comprar o material adequado ao meu objectivo e orçamento. Sou uma pessoa que gosta de pesquisar e entender bem as coisas antes de comprar para não dar um tiro no pé :)

 

Visto que o orçamento não é muito grande e o espaço em casa também não pretendia um aquário entre 60 a 95 litros que não tenha muita manutenção.

Não tenho qualquer problema ou hesitação em compras online tanto em Portugal como no estrangeiro por isso se conheceram lojas com bons preços agradecia que me dissessem.

 

Estive a ver uns kits completos na loja online Tien Animal que não me pareceram muito caros.

 

Kit 1:

Aquário Poseidon Riviera 60 (60L)

Filtro interno Slim 100 de caixa preta com bomba de circulação de fluxo 480.

Lâmpada tropical T8 Rio 18W.

Termocalentador Tropico 100W.

95€

Kit 2:

Aquário Poseidon Riviera 80 (95L)

Filtro interno Slim 100 de caixa preta com bomba de circulação de fluxo 480.

Lâmpada tropical T8 Rio 18W.

Termocalentador Tropico 100W.

131€

 

 

Kit 3:

Aquário de 60 litros com tampa e quadro de vidro

4 filtragem de opções (Marina slim, Fluval série U, Elite jato flo).

Tubo fluorescente Sun-Glo 15 w.

Termocalentador marine clara aquecedor 100 w.

Nutrafin max alimento para peixes tropicais escala (100 ml / 19 gr).

Biológicas completar o ciclo de Nutrafin (120 ml).

Condicionador de água de Nutrafin Linkaquaplus (30 ml).

Termômetro digital.

Entre 98€ e 124€

 

Estou um pouco mais inclinado para o Kit 2 por ser um pouco maior, no entanto não dá para escolher os componentes.

O que acham? Em termos de preço acham caro ou barato?

 

Vou precisar também de um móvel para colocar o aquário, sugestões?

 

Muito obrigado.

 

Cumprimentos,

A.Fernandes

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, que peixes tás a pensas colocar? Pergunto isto porque aqua de 95l com biobox.. Eu num aqua desses nem hesitava em fazer filtragem externa. Eu neste momento tenho biobox num aqua de 54l para invertebrados (ja o comprei assim) com as ranhuras tapadas com meia de senhora para que os pequenos não sejam sugados e vamos la ver se não me arrependo e se nao arranco aquilo tudo e meto filtro de esponja para eles lol

 

Relativamente a lojas, pelo que tenho visto, em termos de preços penso que a pet4you é muito boa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Ainda não cheguei à parte dos peixes :)
Pelo que já vi gostava de colocar:
- néon;

- guppy's;

- bettas;

- tubarão bicolor.

 

Li que há peixeis que são bastante territoriais por exemplo os bettas e o tubarão e que só deve 1 por aquário. Quando se fala numa unidade refere-se a 1 peixe territorial por aquário ou 1 peixe de cada espécie? Ou seja, posso ter tubarões e bettas no mesmo aquário?

 

O que é biobox? É ser fechado por cima?

 

Estive a ver os aquários da Ehiem, que dizem desta marca? Estive a ver o aquário aquastar 96 de 96L e o móvel aquaduo 80 (foto em baixo).

mp-aquarium-unterschrank-aquaduo-80.jpg

 

Já estive a ver os produtos das pet4you. Vi os aquários de vidro deles mais simples têm o preço convidativo, alguém tem feedback sobre os mesmos?

Provavelmente é preferível comprar um aquário e o equipamento à parte ou o equipamento dos kits é bom?

Alguém me pode recomendar um possível setup até 150€ (aquário mais equipamento)?

 

 

 

Obrigado.

 

Cumprimentos,

A.Fernandes

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com 150 euros é difícil arranjar algo bom porque só um filtro para um aquário de 120l custo perto de 100 euros, substrato, iluminação, vidro, eventualmente um móvel, comida, decoração, plantas, etc. fica por muito mais de 150 euros.

 

se quiseres um mais pequeno de 54 litros durante uns tempos, enquanto ganhas experiência e aprendes quais os teus gostos e juntas dinheiro para comprar outro maior com material de qualidade aconselho-te este http://www.seahorseshop.com/store/product_info.php?cPath=214&products_id=1054

 

comprei um aqui à uns tempos para camarões e fiquei muito impressionado. tem caixa de filtragem traseira com muitíssimo espaço para matérias filtrantes, excelente circulação, luz suficiente para a maioria das plantas e ainda dá para esconder o termostato na caixa de filtragem, assim nem o vês.

Só tens de comprar uma lâmpada t5 de 8w porque vem com uma azul e uma branca, e a azul não fica bem em água doce. Precisas ainda do termostato e do substrato.

termostato tens nos chineses a 6 euros com a potência que quiseres, se não quiseres arriscar a que falhem (a mim nunca falharam e tenho 3) opta por um eheim que têm excelente qualidade/preço. Lâmpadas também tens nos chineses a 1 euro e qualquer coisa.

como material de filtragem só tem esponjas, falta algo que faça filtração biológica. aconselho-te algo deste género http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/materiais-filtrantes/rocha-vulcânica/eheim-ehfi-lav.html

um litro chega.

 

a nível de substrato depende dos peixes que quiseres, mas 8l já é uma boa quantidade. se quiseres peixes de águas ligeiramente ácidas aconselho este substrato http://www.pet4you.net/peixes/agua-doce/plantas/substrato/aqua-gro-soil.html

 

espero ter ajudado e se tiveres alguma dúvida não hesites em perguntar.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Obrigado pela resposta cman.

 

Eu não pretendo nenhum aquário "avião" e não queria estar a gastar dinheiro agora com o pensamento de ir alterar muita coisa no futuro. :)

 

Sinceramente não gosto muitos dos aquários em foram de cubo, gosto mais em forma de paralelepípedo.

Alguém me sabe dizer como é o acabamento ou união entre os cantos dos vidros? Todos os aquários têm silicone?

O aquário tem de ficar obrigatoriamente fechado ou pode estar aberto?

 

Obrigado.

 

Cumps,

A.Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se não tiverem cantos curvos são colados com silicone ou com cola como os aquários sem colagens visíveis como os da ADA.

O aquário não tem de ficar fechado mas se não tiver tens de pensar nas consequências como peixes que podem saltar, maior evaporação e maior perda de calor, o que obriga a teres um termostato mais potente do que precisarias caso fosse fechado.

 

acho que todos começamos por comprar uma coisa com o pensamento de não comprar outro no futuro mas como não conheces os teus gostos nem os produtos isso acaba por nunca acontecer.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estive a fazer contas e com o orçamento que tenho torna-se difícil comprar o aquário e o equipamento à parte.

Assim, estou mais virado para os seguintes sets:

 

Poseidon Riviera 80 95L

Marina Style 65L

 

Eheim aquastar 96L

 

Qual a vossa opinião sobre os mesmos? Estive a ler as condições de envio da loja Aquaristic e parece-me que não enviam aquários, alguém pode confirmar?

Obrigado.

 

Cumps,

A.Fernandes

 

Edit: Cmam só vi a tua reposta depois de colocar a minha. Então os aquários que mencionei em cima são colados com silicone?
Obrigado.

Editado por A.Fernandes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Fernandes só para dar uma ajuda, não te preocupes muito com o que comprares agora des que dê para te iniciares no hobbie no meu caso tinha um aquario mais pequeno pelo qual comecei e não gostava muito dele passado os anos ganhei o bicho, e como é normal dei o pulo e estou num agora com 120L, se me arrependo de ter o outro? De forma nenhuma dá uma perfeita maternidade e aqua de invertebrados como é usado actualmente. :)

 

Mais uma sugestão ja procuraste usados? Existe muita gente a largar o hobbie por causa da crise e idas para fora as vezes veem.se boas pechinchas fica a dica. Porque os kits parecem acessíveis pela quantidade de material versus preço mas a qualidade deixa muito a desejar :)

 

No 1º kit tenho a apontar o filtro interno mas é algo que podes substituir e a iluminação não sei responder se é a adequada espero por alguém mais entendido.

Cumprimentos Daniel B.

 

(:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim Filipe tens toda a razão eu tenho outros hobbies um pouco dispendiosos e há sempre um componente ou outro que queremos melhorar mas eu queria ter uma boa base, ou seja, um aquário que permita evoluir.

Em termos de tamanho não posso ter mais de 80cm de largura e só posso ter 1 aquário visto que o espaço aqui por casa não é muito.

 

Vo dar uma vista de olhos pelos usados para ver se vejo alguma coisa, mas como não percebo muito deve ser difícil.

 

Se alguém tiver alguma sugestão agradecia :)

 

Obrigado a todos!

A.Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenta ver nos classificados aqui do fórum, há várias pessoas a venderem aquas.

Senão tenta o famoso olx, já fiz diversos negócios de aquariofilia por lá e acredita que arranjas grandes preços, como isto anda...

 

Qualquer dúvida, dispõe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim também já tinha feito essas contas e percebi que o valor dos litros estava correto :)
Tenho algum receito de achar o aquário em forma de cubo, esteticamente gosto mais em forma de paralelepípedo.

 

Edit: que opções de móvel tenho para este aquário?

Editado por A.Fernandes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estou a negociar um aquário de 90L com um filtro externo eheim 600 (2217) com capacidade de filtragem até 1000 l/h e outros acessórios.

Este filtro não será demasiado "potente" para este aquário? Vai criar uma grande corrente de água dentro do aquário?

Obrigado.

 

Cumprimentos,

A.Fernandes

 

Edit: o filtro permite regulação de caudal?

Editado por A.Fernandes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não permite regulação de caudal. Atualmente tenho esse filtro e é grande máquina mas se não tiver as torneiras é muito chato para fazer manutenção. tem em atenção também a iluminação do aquário, é um fator importante principalmente se quiseres ter plantas naturais.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As torneiras que falas são as que estão na imagem em baixo?

 

EHEIM_CLASSIC_22_4cbe2f68cc1a2.jpg

 

 

Estas torneiras não podem ser fechadas ligeiramente de modo a reduzir o caudal? O teu aquário tem quantos litros?

Será este filtro desaquado para um de 90L?

 

Sim tenho intenção de colocar plantas naturais. Penso que o aquário trás 1 lâmpada mas ainda não sei a potência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filtragem nunca é demais, quando é de menos é que tens de te preocupar. Esse filtro é uma máquina, se o conseguires a um bom preço, nem hesites

 

A lâmpada que o aquário trás é t5 ou t8 e tens quantos w ? Normalmente uma lampada não é em nada suficiente para um plantado, dou-te o meu exemplo, no meu aqua de 54L tenho uma calha t5 com 2 x 24w , anteriormente tinha a lâmpada de origem do aquário (uma t8) e notei claras diferenças

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenta saber qual a iluminação do aquário.

 

As torneiras dão para regular o caudal se quiseres mas vais estar a forçar o motor e vai estraga-lo. Não te preocupes que não vai criar muito vendaval.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se criar muita corrente, há sempre forma de contornar, nem que seja apontando a flanta para um canto do aqua.

Sim , as minhas plantas começaram a crecer mais e melhor, como o cmam disse tenta informar.te das especificações da lâmpada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.