Espaço Bangai


afonso321

Recommended Posts

Boas

isto não acontece só aos outros.

tenho um cardinal fêmea completamente cega dos dois olhos, é a 1ª vez que tal aconteceu, confesso que não conheço solução, já pesquisei e vou continuar a pesquisar na esperança que possa haver cura, pois o peixe nada bem sem outros problemas, mas não consigo alimentá-la.

 

https://www.youtube.com/watch?v=dMJf_iZwxJo&edit=vd&hd=1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas também tenho o mesmo problema (popeye) com um peixe um Siganus vulpinus com os 2 olhos também cegos, mal se

alimenta penso que vai acabar por morrer, também não sei o que fazer.

 

Cump.

 

Américo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia

continuo sem saber como resolver o problema e o que mais me incomoda é não saber como aconteceu.

mais um azar o meu Vulpinus também está a ficar com os olhos velados, perece que temos crise no aquário.

a fêmea do cardinal continua a nadar bem mas comer é que não já peguei nela e tentei dar-lhe á boca mas é impossível alimentá-la, embora estarmos a falar de um peixe e não de um ser humano, não consigo iliminá-los, vou deixar que a natureza actue.

posso estar errado não sei mas, é o melhor que sei fazer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente, o meu começou por ter os olhos inchados á ja´algum tempo e agora piorou bastante, estão velados também

pelas pesquisas que tenho feito podem ser várias as causas inclusive bacterianas, aquim sim pode haver perigo de contágio

o que não deve ser o caso, os meus outros peixes estão bem.

Penso também que não á nada a fazer.

Já agora aproveito para fazer uma pergunta se os cardinais são compativeis com os camarões ? é que nunca tive nenhum.

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa tarde

Também penso que seja alguma bactéria, vou estando atento aos outros para já mais nenhum apresenta sintomas, o vulpinus e o cardinal da bangai encontram-se separados noutro aquário, não apresentam melhoras embora hoje consegui que o cardinal comesse um pequeno pedaço de mexilhão mesmo sem ver, aproximei o pedaço perto da boca e ela comeu-o.

Em relação á pergunta, não existe qualquer imcompatibilidade entre os cardinais e os camarões, tenho vários tanto no aquário principal como nos aquários de criação e nunca houve qualquer problema.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta provavelmente irei adquirir 2 cardinais admiro a forma como permanecem na água.

Pois o meu lá continua, mas alimenta-se pouco ás cegas, é uma questão de tempo, não á nada a fazer.

Irei dando noticias.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia

continuo sem saber como resolver o problema e o que mais me incomoda é não saber como aconteceu.

mais um azar o meu Vulpinus também está a ficar com os olhos velados, perece que temos crise no aquário.

a fêmea do cardinal continua a nadar bem mas comer é que não já peguei nela e tentei dar-lhe á boca mas é impossível alimentá-la, embora estarmos a falar de um peixe e não de um ser humano, não consigo iliminá-los, vou deixar que a natureza actue.

posso estar errado não sei mas, é o melhor que sei fazer.

Bom dia Afonso.

 

Aconteceu-me o mesmo com um dos meus cardinais. Isolei-o em quarentena e baixei a salinidade progressivamente. Os olhos começaram a "inchar" mais e acabaram por limpar... Penso que eram parasitas mas assim resolveu.

Demorou quase uma semana mas ficou bem...

Posted Image

Posted Image

Posted Image

 

 

Posted Image

 

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

o Vulpinus morreu, atirou-se para o chão, quando o vi já era.

Com esta brincadeira do aquário principal ter dado o berro, acabou por morrer 14 peixes uma anómona quadricolor e um stenopus hispidus.

Bom mas o Cardinal de bangai fêmea está melhor tem os olhos mais limpos e come bem penso que se vai safar vamos ver.

Tal como o Gonçalo disse baixei a salinidade para 1020 e agora aos poucos vou aumentando até aos 1024 que é onde estão todos os cardinais, e volto a colocar o aquário no circuito geral.

vou dando noticias.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afonso, eu baixei mais que isso.

 

Não baixando mais aconselhava a observação muito atenta na pele:na barriga e em especial na base das barbatanas e nas branqueas por pedacinhos brancos. O meu demorou a limpar completamente e uma vez que ele já está a comer bem aguentava-o mais tempo...

 

 

 

 

Posted Image

 

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá o meu Vulpinus permanece na mesma com os olhos bastante inchados, não baixei a salinidade devido a não ter outro tanque

e receio pelos outros peixes, o meu também tentou cometer suicídio á cerca de 2 meses mas por acaso estava presente e salvou-se.

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

de facto tenho pena do vulpinus, já era da casa há uns tempos, mas agora vou estar atento ao cardinal, durante mais algum tempo sem alterar a salinidade.

era bom que isto passasse rápido, assim metia-a novamente no aquário principal, pois daqui a 10 dias vão nascer mais cardinas e este aquário de 60 litros é o aquário de desova.

vou dando notícias

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Olá de novo boa noite

O cardinal fêmea recuperou a 100% , já está no aquário principal em casa, está feliz e contente.

entretanto os cardinais júniores vão de vento em pôpa comem bem e nadam depressa para apanhar a comida ah!ah!

abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas sr Afonso, tenho o cardinal macho com a boca cheia vai para 3 semanas, ele e a fêmea estão sozinhos num pequeno Nano com rocha e corais, esta já é a 4ª ou 5ª vez que ele fica assim, mas nunca tinham passado da 1ª semana.

Eles comem os pequenos quando os soltam?Tenho de os separar dos pais?E quantos dias demoram a nascer +/-?

 

Um abraço,

 

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago boa noite

boas notícias as suas, o tempo normal de incubação é de 25 dias mas pode variar um pouco, eu tenho cardinais que os libertam ao fim dos 25 dias e tenho outro casal que os liberta ao fim de 30 dias e ás vezes ainda tenho de o sacudir (lol).

quando nascerem veja se os pode tirar é sempre mais seguro, se o aquário é grande não há problemas mas se o aquário for pequeno é arriscado.

se precisar de algo diga ok?

abraço

e bom sicesso

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos conselhos, em principio e se não me engano nas contas devem começar a nascer 6ªfeira, mas sinceramente não me lembro...de qualquer modo vou tentar estar atento e arranjar uma maternidade para eles, pois o aquário onde estão tem cerca de 60L e muitos corais e rocha viva, e se os pais os comem não lhes auguro grande futuro...Disseram-me para passar o Diadema que tenho no aquário grande para o dos cardinais para eles se protegerem, mas não me parece que faça grande diferença...

De qualquer forma vou tentar caçar algum, depois digo como correu.

 

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago

se tiver um ouriço grandinho pode passa-lo á vontade pois vai vê-los escondidos nos espinhos do ouriço, é engraçado, penso que nesse aquário se não tiver mais peixes vai conseguir criá-los .

vá dando notícias.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas sr Afonso, neste momento já consigo ver os pequenos dentro da boca do pai a tentar sair, ou seja, deve estar para breve.

Já passei o ouriço para o aquário deles, será que é melhor tentar apanhar a fêmea ou o macho e colocar o macho numa maternidade ou tentar apanhar os pequenos e colocá-los a eles na maternidade?

 

um abraço,

 

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago boa noite

bom é assim, nesta 6ª feira era dia de me nascerem cardinais, mas como nao pude estar em casa , no sábado (ontem) quando fui ver dos cardinais vi o pai com a boca vazia e quatro pequenos cardinais escondidos. Moral da história, como nao estive presente e por conseguinte não os retirei como de costume, o pai com a fome que tinha resolveu ir comendo os filhotes á medida que os caçava.

Portanto como conselho além do ouriço que é muito útil, veja se consegue separá-los após a postura (da maneira que for mais fácil para si), assim evita dissabores como este.

não esqueça de colocar ovos de artémia a eclodir ou rotíferos vivos ou ainda microvermes de aveia que também serve para alimentar os filhotes.

vá dando notícias, pois fico satisfeito com o seu envolvimento nesta aventura de criação dos Cardinais.

Gotave de colocar aqui um pequeno vídeo do meu reef para vos mostrar o meu Pholidochthys Leucotaenia (gobio engenheiro), comprei-o em Junho de 2011 na OceanLand

abraço

afonso

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas sr afonso, depois de umas 3/4 horas em trabalho de parto consegui apanhar 5 e ainda tenho 1 à solta no aquário que se escondeu...vou se o consigo apanhar amanhã!

Tenho a artémia que deve eclodir amanhã e vou vendo que mais eles podem petiscar até chegar a artémia...

 

uma foto deles

IMG_4999_zps62062c19.jpg

 

um abraço,

 

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia Tiago

boas notícias, eles ainda têm o chamado saco vitelino, por isso ainda aguentam mais um dia sem comer, se alguém perto de si tiver artémia descapsulada servia para empatar até a outra eclodir, mas se amanhã já tiver em principio não haverá problema.

não se esqueça depois de os ir alimentando várias vezes por dia pois eles precisam para se desenvolverem em condições.

abraço

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas sr. Afonso, como disse antes, consegui apanhar 5 pequenos, ontem infelizmente morreu 1...e hoje de manhã já só tinha 3...houve um que desapareceu de noite?!Eles infelizmente só comem microvermes e vão comendo rotiferos congelados...tudo porque não consigo fazer eclodir artémia!!!Faço tudo normal mas os ovos não eclodem...tem alguma técnica especial?!

Outra coisa é que o macho só teve direito a 5 dias de comida, ontem ficou outra vez com a boca cheia de ovos...eu ainda o tentei aliciar com comida pois penso que teve pouco tempo de descanso...

O que pensa que esteja a acontecer?os pequenos estão com fome?e o macho, não devia ter mais descanso?

 

um abraço,

 

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá boa noite

nem sempre as coisas correm como nós quermos, desta feita um dos meus machos assustou-se e resolveu abortar a postura, deitou os ovos todos fora, enfim acontece, de qualquer modo deixei-os estar para ver o seu desenvolvimento, embora não espere grande coisa, pois já por várias vezes o mesmo me aconteceu, e nunca consegui salvar nenhum, alguns chegarm a eclodir mas ao fim de uma semana morreram.

bom fica um pequeno vídeo onde se nota já os olhos e o saco vitelino.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

e como nem tudo é mau, aqui fica mais um pequeno védeo da minha criação a tomar o pequeno almoço, alguns já com perto de 7 meses e ous outros com 5 meses .

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais