Tratar fungos/ nadadeiras roidas


Hugo RSF

Recommended Posts

Boas. Gostaria de saber qual o melhor tratamento para nadadeiras corroidas e estragadas. Os meus discos estão constantemente com este problema, mas tão depressa vem como vai... Acontece que agora um deles está mesmo muito mal tratado. As nadadeiras estão corroidas e até parecem queimadas...

 

Qual o melhor tratamento? Protozin?

 

Obrigado!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugorsf!

 

 

Se os teus discus têm constantemente as nadadeiras corroídas e estragadas é quase de certeza devido parasitas externo. Esses parasitas externos podem ser vários, mas eu diria que serão principalmente bactérias.

Contra bactérias externas aconselho-te Bactapur Direct (Sera), que comigo funcionou sempre. Já que dizes que actualmente estão em mau estado aumenta um bocadinho a dose indicada no rótulo.

Outro tratamento eficiente, mas se em doses ou tempos errados é perigoso, é o tratamento com Permanganato de Potássio (podes encontrar em qualquer farmácia). Das vezes que fiz este tratamento ele foi 100% eficaz, mas como já te disse é preciso muito cuidado. Além disso não aconselho a fazer este tratamento no aquário comum pois as plantas não ficam lá muito boas.

 

 

Os meus discos estão constantemente com este problema, mas tão depressa vem como vai...

Já pensaste em adquirir uma UV????

 

Abraço!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Nuno.

 

Eu já tenho UV.

 

Vou tentar encontrar esse medicamento. Posso tratar no aquário onde eles estão, ou mata o filtro e pode fazer mal às plantas?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Nuno.

 

Eu já tenho UV.

 

Vou tentar encontrar esse medicamento. Posso tratar no aquário onde eles estão, ou mata o filtro e pode fazer mal às plantas?

 

 

Hugo, é assim:

 

O tratamento do Bactapur Direct (SERA) podes fazer no aquário, contudo deves tirar o filtro biológico! Mas lê as instruções do produto que lá diz tudo.

 

Quanto ao tratamento com permanganato de potássio, que também tem deve ser com filtro biológico desligado, não aconselho a fazer no aquário se tiveres plantas. Contudo se eles tão assim contaminados era bom também desinfectares o aquários e para isso o Permanganato é ideal.

 

As minhas experiências aconselham o seguinte:

No aquário comum utiliza um comprimido em cada 100L, e aumenta fortemente a oxigenação! Assim quando a água passar de violeta a castanho muda ai 40% da água e põe carvão activo.

Se quiseres fazer um tratamento de imersão de 5 a 10 mim, pões um quarto de comprimentos por 10L num recipiente aparte com forte oxigenação.

Olha, tem muito cuidado com este tratamento. Se calhar é melhor ouvires opinião de outros membros do fórum à cerca da quantidade.

(Se fizeres tratamento de imersão não implica que não possas também no aquário, mas ai já basta 1 comprimido para 150L)

 

Já agora aproveito para te explicar com "funciona" este tratamento:

O permanganato de Potássio, KMnO4 é um sal que em água se ioniza a K+ e MnO4-, este ultimo é um oxidante muito forte e devido a esta "propriedade" mata "tudo":bacterias,fungos.... Mas a sua eficiência intensifica-se pois este forte poder oxidante vai fazer com que a camada de muco que os discus têm se solte e assim morrem muitos parasitas que se protegiam com essa camada!

 

Mas uma vez te aviso, Cuidado com este tratamento!! Ah! Nunca o faças a Discus menores de 7cm (pelo menos nas doses que te disse)

 

 

Qualquer coisa é só dizer!

 

Abraço!!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Os meus discus têm todos por volta de 6-7cm.

 

Como o meu aquário é de 450 litros, se calhar o melhor é tratá-los num aquário hospital, mas o único que tenho é de 40 litros... :wink:

 

Hoje vou ver se consigo encontrar o Bactapur Direct, alguma sugestão?

 

Obrigado!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se vais fazer o tratamento com o Bactapur Direct podes fazer no áquario para mantar também as bacterias más que não estão nos peixes. Contudo se tens UV talves não seja necessário.

As melhoras para os teus Discus!

 

Abraço!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho o medicamento :wink:

 

Tenho agora duas questões:

 

1º - Eu tenho o UV a funcionar apenas 2 horas por dia, será que se aumentar este tempo poderei ter bons resultados no combate aos agentes patogénicos? É certo que o UV também mata as bactérias "boas", mas em caso de doença julgo que será mais benéfico o uso de UV, estou correcto?

 

2º - Devo alimentar o peixe durante o tratamento com o Bactapur? Que tipo de alimento? No medicamento diz que se deve trocar a água (50%)apenas 3 dias depois. Vou tratar "o bicho" numa aqua hospital de 50 litros +/- (é pequeno mas é o que tenho de momento) será que devo deixar 3 dias a mesma água? não vou ter qualquer filtragem, apenas forte oxigenação...

 

Obrigado + uma vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá hugo!

 

 

Em relação à questão de UV deixo para os entendidos pois sei muito pouco sobre o assunto.

 

Sobre o bactopur, o aquário de 50L é perfeito para um tratamento eficaz. A alimentação deve ser ligeira e de modo a poluir o mínimo. O tratamento para ser mais eficaz pode ser feito com 1c. por dia durante 3 dias, mudando 50% da água antes de cada tratamento.

 

cmts,

AM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Eu apoio a ideia do AM, um comprimido por dia é boa ideia! (a ultima vez que fiz esse tratamento fiz isso).

Quanto a não utilização de filtro. Não tem nenhum filtro dakeles pequenos internos? Sp dava mais movimento a água e fazia uma filtração mecânica….

 

Já que vai fazer o tratamento no outro aquário seria boa ideia dexar a UV ligada 24h por dia durante esses dias. Assim quando colocar os discus de novo no aquário ele estará esterilizado!

 

 

Abraço!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Só hoje vou fazer realmente o tratamento(vamos a ver)...

 

Tentei o tratamento outro dia. A água ficou amarela e o bicho respirava como se fosse o último ar que respirava na vida... Não aguentei e retirei-o novamente. É óbvio que não foi nada bem feito, mas paciência, não conseguia ver ali o bicho a sofrer.... Curiosamente parece-me que ficou melhorzito, está mais clarinho, pelo menos, embora continue com problemas nas barbatanas e e tb deve ter parasitas intestinais...

 

Hoje vou novamente fazer o tratamento com Backtopur Direct, num outro discu. A ver se este não aparenta ficar tão asfixiado :cry:

 

Será que é normal os discus ficarem desta forma com este tratamento?

 

Obrigado!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugorsf!

 

Tentei o tratamento outro dia. A água ficou amarela e o bicho respirava como se fosse o último ar que respirava na vida... !

 

 

 

Se ligares a bomba de oxigenação n terás problemas!

Essa respiração ofegante n será de stress por teres mudado de aquario?

 

 

Abraço!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tinha até duas bombas de ar a funcionar...

 

Não penso que fosse do stress causado pela muda de aquário, uma vez que quando o troquei ele não ficou assim, passadas umas horas (poucas) é que ficou cada vez mais ofegante, parecia que ia rebentar...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Hugo

Li as mensagens sobre o assunto. E como infelizmente ja tive por varias vezes esse problema gostava de o ajudar. Depois de consultar varios sites cheguei a conclusao que o melhor sera tratar esse discu com o produto da Sera que embora seja muito bom tambem e como toxico. No entanto nao tenha receio da respiraçao do discu por que ele esta debilitado e com muito strees. Nesta altura seria bom separa-lo par o aq. de 50 l. e trata-lo. SEGUIR COM RIGOR O QUE REMEDIO ACONSELHA. Quanto ao aq. comunitario para mim seria bom trata-lo com azul metylene pois e um medicamento eficaz e nao destroi o filtro biologico. Verifique bem a temperatura constante do aq., PH alto e a higiene. Se quizer posso dar-lhe a conhecer diversos sites que focam essa doença. OK Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Rui, vou então tratar o discu como dis o medicamento...

 

Quanto ao azul de metileno, onde o posso conseguir? Farmácia? Com que nome?

 

Já agora gostaria de saber como fazer o tratamento com o azul de metileno. Ou em alternativa sites onde o possa saber.

 

Muito obrigado pela ajuda...

 

Hugo

 

P.S.:o mais certo é aparecer como visitante... :cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Hugo

O azul de metylene escontra-se nas farmacias com esse nome. Infelizmente devera ir a uma farmacia que tenha nome pois este produto so e comercializado a pedido. Peça para ser preparadoa razao de 2 a 3%. No entanto aconselho que leia no titulo ASSUNTOS GERAIS DE DOENÇA no assunto de GUIA DE DOENÇAS o que esxreveu - H2omania - pois o assunto ou alias o seu problema esta muito bem explicado. Seria bom que seguisse o que la e dito. Se tiver duvidas ou aqui ou certamente nesse assunto podera colher nova ajuda. Ok. Felicidades Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo

Esqueci-me de falar sobre as U.V. O uzo so de 2 h. nao atinge qualquer efeito pois e muito pouco tempo. Seria bom que ou nao utiliza por sistema pois os peixes nao criam anticorpos e se desligar alguma vez eles ficam sem essa redoma e entao as doenças surgem ou emtao teem-as sempre ligadas. Eu quando entro numa loja e vejo essas lampadas a trabalhar normalmente nao compro la peixes pois ou estao a recuperar de uma doença, ou entao sao peixes que nao teem defesas. E, tenho varias lampadas U.V. mas sao para tratar a agua so nos casos especificos e nao por sistema. Uma lampada dura mais ou menos seis meses. Portanto Hugo sou a parecer que ligue a lampada no aq. comunitario para limpar a agua de parasitas pois o mais certo e estar com eles. Ou entao como "h2omania "diz e muito bem aplique o azul de metylene nesse aq. nao uze a lampada com o produto pois esta anula o efeito do azulde m.OK Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui Taborda,

 

Existe uma mensagem privada para ti em espera, por favor faz login no fórum, de forma a que a possas visualizar (aparece numa janela pequenina que é aberta quando fazes o login, depois é só clicares no link disponível).

 

Caso tenhas perdido a password ou o username, avisa-me, ok?

 

Peço desculpa pelo off-topic. Abraços!

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais