Água ligeiramente esverdeada


Recommended Posts

Boas, sou novo neste hobby, pois tive durante 4 anos um aquário de 50 litros de água doce quente e agora optei (há cerca de um mês) por um novo maior e com mais litros, com o seguinte Set Up:

 

Medidas: C78xL37xA56

Iluminação: 2x24W T5

Litros úteis: 128 (segundo o fabricante)

Filtro Exterior: Aqua One 1050 (650L/H)

Bomba ar: Marina 100

PH: 7

Flora: não tenho

Rocha: Vulcânica

Fauna:

- 2 Oscares

- 2 Escalares

- 1 Gourami

- 1 Colisa

- 1 Viuva

- 1 plecostomus

- 1 Bótia Palhaço

- 1 Kribensis

 

Fotos:

 

IMG_20131208_210444_zps5df53088.jpg

 

IMG_20131208_210459_zps327084c6.jpg

 

A água de ontem para hoje começou a ficar ligeiramente esverdeada, já fiz um TPA de 45 litros hoje, mas não resolveu nada, tenho as luzes acesas 8 h/dia, a sala onde está não apanha luz direta e pouca iluminação indireta.

 

Haverá alguma solução, mais barata, para além dos filtros UV?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se forem algas é provavelmente devido ao teu nível de iluminação e nutrientes na água. A falta de plantas para "comer" o que tu estás a pôr no aquário. Eu punha plantas de fácil manutenção, os peixes ficavam mais contentes e tu provavelmente tambem.

 

Outras coisas:

-Tens uma pedra calcária que te faz subir o ph, e tens peixes que gostam de ph mais baixo.

-Os oscares não cabem num aquário desse tamanho, e daqui a uns tempos vai haver baixas.

-Tens peixes de origens completamente diferentes, e alguns deles incompativeis.

- Peixesde cardume, sozinhos.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há peixes que vêm do aquário anterior e que passaram para este, mas que já têm destino, como é o cado da colisa e da viúva.

Os Oscares ainda são bastante pequenos, mas quando crescerem tenho quem fique com eles, pois tenho um amigo com um aqua de 800 lts, só com Oscares.

 

Pessoalmente gosto mais de ver o aquário sem plantas, mas poderá ser uma solução, colocar plantas.

Em relação aos nutrientes, tenho estado a limpar o areão do fundo semanalmente e a colocar água nova e o curioso é que a água que sai vai para um balde branco e no balde a água parece mais amarelada que esverdeada.

 

Relativamente às pedras, tenho conseguido manter o PH estabilizado nos 7.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz teste ao NO2 e deu 0,0 e o PH mantem-se nos 7.

Deixo os estores fechados para não entrar qualquer claridade do exterior e a água continua amarelada/esverdeada.

 

Também notei que ela começou assim quando coloquei no aqua o Waste Control da NUTRAFIN, terá tido influência nesta turvação esverdeada?

Eu no aqua anterior (de 50 Litros) sempre usei este produto, nas mesmas circunstâncias e isto nunca aconteceu.

 

Podem-me dar alguma dica?

Editado por Carlos C Ramos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais