Aquario Novo


Recommended Posts

Boas,

 

Desde já quero agradecer a todos o quanto tenho aprendido e desenvolvido o meu lado aquariofilista desde que frequento este excelente forum. Mas a razão pela qual estou a abrir este tópico é para me ajudarem/tirar duvidas se possivel na compra do material para o novo aquario.

 

O aquario em questão é um Emotions Nature 100 Branco

 

http://www.cianoaquarium.com/index.php?option=com_content&view=article&id=75&Itemid=123&lang=pt

 

E as questoes são as seguintes:

 

- Filtro externo:

 

- Que filtros me aconcelham (capacidade de filtragem, uns têm já incluidos esterilizadores UV outros são termofiltros)?

- Quais os melhores/mais eficientes materiais filtrantes para filtros exteriores?

 

- Aquecedores:

 

- Qual a melhor opção, aquecedor já incluido no filtro externo ou à parte e qual me aconselham para o aquario?

 

- Esterilizadores UV:

 

- Vale a pena o investimento?

- Qual a melhor opção, esterilizador já incluido no filtro externo ou à parte e qual me aconselham para o aquario?

 

- Iluminação:

 

- Este aquario tem duas lampadas T5, mas eu gosto bastante do efeito dos Led´s (tons azuis e brancos), o que aconselham, led´s ou manter as T5, pois o meu objectivo de decoração era fazer um efeito tipo recife mas para peixes comunitários, e gostava de colocar efeito moon light.

 

- Bombas de Ar e de Circulação:

 

- Vale a pena o investimento? Qual os beneficios que pode trazer? Não faz grande diferença?

 

- Sistema Osmose:

 

- Vale a pena o investimento? Qual os beneficios que pode trazer? Não faz grande diferença? Pode ser ligado juntamente com Filtro Externo ou mesmo em linha?

 

Desculpem esta Biblia de perguntas, mas quero ter tudo perfeito neste aquario antes de introduzir os peixes.

Se alguem quiser acrescentar mais alguma coisa que deveria de ter ou não agradecia...todas as opiniões sao bem vindas.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

Sintetizando tentando responder da forma mais adequada:

 

Filtro:

O aquário mencionado deve ficar com cerca de 200 Litros uteis de água.

Para um aquário com um setup mediano em termos de fauna\flora, não básico mas não muito exigente, 5X a litragem do aquário, neste caso pelo menos 1000 L\h. Com um de 1200\1400 L\h ficaria bem servido esse aquário, preparado-se logo para possiveis aventuras futuras de maior necessidade.

 

Matéria filtrantes:

Variam as opiniões, e dos filtros - espaço disponivel - mas o essencial que considero são cerâmicas e esponjas. Depois, existe quem coloque lã filtrante, pedras controladoras de amonia, carvão, entre outros, depende do setup do aquário e nem todas são de uso continu-o.

 

UV:

Não é essencial numa montagem de um aquário, no entanto, depende das espécies que tivermos, da sua sensibilidade, misturas, etc, no fundo, o filtro UV é outra questão discutivel, uns usam sempre , outros periodicamente, outros apenas pontualmente quando necessário (doenças).

 

Aquecedor:

O termoestato, penso que tem mais "fiabilidade" (não será bem o termo mas não encontro outro) em termos de manutenção e operação, no exterior. Um de 250 w chegará, um de 300w ficaremos preparados para o futuro!

 

Iluminação:

Manter as T5 mas escolher o tipo de lampada com espectro adequado ao tipo de montagem que pretendemos (flora, coloração, outros factores). O efeito moonlight pode-se acopular facilmente num DIY na calha de origem.

 

Bombas:

Não tendo descrição do tipo de fauna\flora, num aquario dessas dimensões com um filtro da litragem indicada, bem direccionado, não é necessária bomba de circulação.

A bomba de ar serve para oxigenar a água em águas pouco movimentadas, pelo que não existe necessidade total, embora se possa colocar sem prejuizo para efeitos estéticos por exemplo.

O aquário ser tapado ou não pode influenciar algumas decisões, mas, não vamos complicar.

 

Osmose:

Não tenho experiência nesta area, mas com TPA's normais e alguns condicionadores (sempre comprados em embalagens de 5L pois sai mais barato!), é desnecessário o sistema de osmose, na minha opinião pouco técnica sobre este ponto.

 

Boa sorte para tudo, espero que seja útil.

 

Cumprimentos,

André

Editado por André Alves
  • Votar + 1

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A minha ideia de fauna/flora é mais ou menos isto:

 

http://www.aquarticles.com/images/Dutch%20Aquarium%20Store/dsc_0108.jpg

 

Já agora,

 

Que material me aconcelham de todo que ja foi citado, marcas etc.

 

Onde posso arranjar o tipo de pedra que está na foto que coloquei.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desde já quero agradecer a todos o quanto tenho aprendido e desenvolvido o meu lado aquariofilista desde que frequento este excelente forum. Mas a razão pela qual estou a abrir este tópico é para me ajudarem/tirar duvidas se possivel na compra do material para o novo aquario.

 

O aquario em questão é um Emotions Nature 100 Branco

 

http://www.cianoaquarium.com/index.php?option=com_content&view=article&id=75&Itemid=123&lang=pt

 

E as questoes são as seguintes:

 

- Filtro externo:

 

- Que filtros me aconcelham (capacidade de filtragem, uns têm já incluidos esterilizadores UV outros são termofiltros)?

- Quais os melhores/mais eficientes materiais filtrantes para filtros exteriores?

 

- Aquecedores:

 

- Qual a melhor opção, aquecedor já incluido no filtro externo ou à parte e qual me aconselham para o aquario?

 

- Esterilizadores UV:

 

- Vale a pena o investimento?

- Qual a melhor opção, esterilizador já incluido no filtro externo ou à parte e qual me aconselham para o aquario?

 

- Iluminação:

 

- Este aquario tem duas lampadas T5, mas eu gosto bastante do efeito dos Led´s (tons azuis e brancos), o que aconselham, led´s ou manter as T5, pois o meu objectivo de decoração era fazer um efeito tipo recife mas para peixes comunitários, e gostava de colocar efeito moon light.

 

- Bombas de Ar e de Circulação:

 

- Vale a pena o investimento? Qual os beneficios que pode trazer? Não faz grande diferença?

 

- Sistema Osmose:

 

- Vale a pena o investimento? Qual os beneficios que pode trazer? Não faz grande diferença? Pode ser ligado juntamente com Filtro Externo ou mesmo em linha?

 

Desculpem esta Biblia de perguntas, mas quero ter tudo perfeito neste aquario antes de introduzir os peixes.

Se alguem quiser acrescentar mais alguma coisa que deveria de ter ou não agradecia...todas as opiniões sao bem vindas.

 

Cumps

 

Boas,

faz uma pesquisa aqui no fórum em ciclídeos,

vais encontrar muita informação.

 

Filtro: investe num bom e potente, esta tipologia de sistema pede potência e durabilidade. O meu conselho: EHEIM

 

Aquecedor: Jager (é bom) 300W ficas bem servido. (mas dá para começar com um mais fraco e de outra marca, pode é não durar tanto)

 

Iluminação: não colocar muita potência (poucas plantas) senão vais ter muitas algas para limpar. O meu conselho: LED (investimento elevado mas com bom retorno, neste caso nem precisas de muita potência).

 

UV: não é obrigatório. Eu tenho e uso pontualmente. Vê como os users dos ciclídeos fazem. Pode ser adicionado mais tarde (mas convém pensar no espaço para o instalar logo no início).

 

Osmose: penso que não terá utilidade neste sistema (vais querer ter um PH elevado).

 

Mais conselhos:

- equacionar bem o ponto de acesso à água da rede e esgoto (se possível junto do aquário) torna o hobby mais divertido.

- estudar bem as espécies para este tipo de sistema. Os ciclídeos te necessidades específicas e muitos adeptos (procura aqui no forum, tens vários experts com muita experiência).

- maturar bem o sistema antes de introduzir os peixes

- procurar e ler as informações e conselhos básicos para iniciar o hobby (para mim foi uma grande ajuda)

- ter muita paciência e fazer as coisas com calma (muito difícil)

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.