ajuda com sera marin cheio de algas


Recommended Posts

Obrigado desde ja a todos que me possam ajudar .

é assim conheci uma pessoa que tem um aquario sera marin 130l com uma bomba circulacao que nao sei o debito com 8 horas de luz das 15:00 as 23;00 mas que esta a frente de uma grande janela embora o sol nao bata no aquario , tem um novo escumador os testes deram tudo ok mas nas fotos da para ver que esta cheio de algas ,sera que alguem me pode ajudar a ajudar esta pessoa agradecia.O aquario tem 3 anos e de 15 em 15 dias mudam 20 litros de agua

 

Obrigado

lkx7.jpg

sm87.jpg

Editado por camposbruno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em termos de alimentação, o que usas, com que frequencia e quantidade?

Quando fazes os TPAS, deves tentar tirar o maximo de algas dos vidros e rocha...

Para ja aconselhava-te a diminuir o tempo de luz..

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno,

 

Na minha opinião essa quantidade de algas não se deve a luz a mais (raramente se deve), até porque não são microalgas (principalmente nos vidros), mas sim nutrientes (orgânicos), a mais.

 

Se o aquário fosse meu, tirava os vivos para algum lado e recomeçava de novo, pois para além das algas o aquário parece ter outra praga de difícil resolução (manjanos - 2ª foto); penso que o melhor é matar a rocha e começar de novo.

 

Em alternativa sugiro:

 

Retirar se possível a rocha, se for só uma, que tem as manjanos, deixá-la de molho num balde durante um ou dois dias em água retirada do aquário e depois tentar removê-las inteiras, espetando-as com um palito; as manjanos quando são movidas das sua posição original, tendem a procurar outra posição e perdem a força de ligação às rochas, sendo possível muitas vezes, retirá-las sem as desfazer e espalhar os fragmentos (multiplicá-las);

 

Aparar as algas o mais possível e introduzir uma equipa de turbos, que só comem essas algas se não estiverem compridas; introduzir um cirurgião, por exemplo um Ctenochaetus stirgosus, bom comedor de algas e dos mais pequenos;

 

Melhorar a escumação e diminuir drasticamente a alimentação;

 

Fazer mudanças de água maiores e mais frequentes.

 

Abraço

Editado por csi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou perito na matéria, mas discordo da ideia de "matar a rocha e começar de novo". Em último caso, uns valentes dias sem luz devem dar conta da praga sem matar a rv. Aconteceu-me isso recentemente no meu salgado: tinha uma praga de aiptásias quando fiquei sem luz porque a calha "fritou". Aproveitando a "oportunidade", desfiz-me dos corais mas mantive a rv. Passadas duas semanas as aiptásias tinham desaparecido todas. A RV perdeu uma boa parte da coralina (já está a recuperar) mas continua bem viva.

Em relação às algas, independentemente dos nutrientes na coluna de água, a luz solar deve contribuir para o problema. Além de corrigir esses problemas eu optaria por introduzir no aquário alguns "turbos" dos nossos: os famosos "burriés", que se apanham em qualquer rocha e até se compram vivos no supermercado. São uma maravilha a pastar.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em termos de alimentação, o que usas, com que frequencia e quantidade?

Quando fazes os TPAS, deves tentar tirar o maximo de algas dos vidros e rocha...

Para ja aconselhava-te a diminuir o tempo de luz..

 

Abraços

boas o aquário não é meu e mal conheço a pessoa mas prontifiquei me a ajudar com a vossa ajuda ,a alimentação não sei quanto as algas vou informar da tua ideia obrigado

 

Olá Bruno,

 

Na minha opinião essa quantidade de algas não se deve a luz a mais (raramente se deve), até porque não são micro algas (principalmente nos vidros), mas sim nutrientes (orgânicos), a mais.

 

Se o aquário fosse meu, tirava os vivos para algum lado e recomeçava de novo, pois para além das algas o aquário parece ter outra praga de difícil resolução (manjanos - 2ª foto); penso que o melhor é matar a rocha e começar de novo.

 

Em alternativa sugiro:

 

Retirar se possível a rocha, se for só uma, que tem as manjanos, deixá-la de molho num balde durante um ou dois dias em água retirada do aquário e depois tentar removê-las inteiras, espetando-as com um palito; as manjanos quando são movidas das sua posição original, tendem a procurar outra posição e perdem a força de ligação às rochas, sendo possível muitas vezes, retirá-las sem as desfazer e espalhar os fragmentos (multiplicá-las);

 

Aparar as algas o mais possível e introduzir uma equipa de turbos, que só comem essas algas se não estiverem compridas; introduzir um cirurgião, por exemplo um Ctenochaetus stirgosus, bom comedor de algas e dos mais pequenos;

 

Melhorar a escumação e diminuir drasticamente a alimentação;

 

Fazer mudanças de água maiores e mais frequentes.

 

Abraço

mais uma vez estas no topico criado por mim a ajudar desde ja obrigado por isso de facto começo a pensar seriamente que seja esse o problema de muitos nutrientes derivado da comida ,quanto aos manjaros tambem ja tive e consegui remover todos um por um e tinha muitos nunca mais apareceram e eu a pensar que era um coral lol

 

 

Não sou perito na matéria, mas discordo da ideia de "matar a rocha e começar de novo". Em último caso, uns valentes dias sem luz devem dar conta da praga sem matar a rv. Aconteceu-me isso recentemente no meu salgado: tinha uma praga de aiptásias quando fiquei sem luz porque a calha "fritou". Aproveitando a "oportunidade", desfiz-me dos corais mas mantive a rv. Passadas duas semanas as aiptásias tinham desaparecido todas. A RV perdeu uma boa parte da coralina (já está a recuperar) mas continua bem viva.

Em relação às algas, independentemente dos nutrientes na coluna de água, a luz solar deve contribuir para o problema. Além de corrigir esses problemas eu optaria por introduzir no aquário alguns "turbos" dos nossos: os famosos "burriés", que se apanham em qualquer rocha e até se compram vivos no supermercado. São uma maravilha a pastar.

quem me dera estar em portugal e poder apanhar os burries mas fica a opiniao mas obrigado pela ajuda

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Na minha opinião tirava a rocha que tem os manjanos e com alguma coisa quente queimava a zona onde eles estão.

Quanto as algas, acho que falta uma informação importante, que tipo de água usa? Osmose? torneira?

 

Sempre teve algas? ou só apareceram a pouco?

Que escumador tem? está bem afinado?

 

Os testes deram tudo ok porque tem as algas a consumir tudo muito rápido.

 

Cumprimentos

Editado por rjpf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou meter uma foto a ver se ajuda agora tem mais corrente e cresceu vou amanha procurar tirar uma so mesmo do dito cujo

 

uk59.jpg


esta foto foi quando comprei o aquario estava ainda maior

88d2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá PST,

 

Espero que as tuas aiptasias não voltem em breve...

 

Abraço

LOL :)

 

Atenção que eu comecei por avisar que não sou perito na matéria. Mas estou optimista. Se estiver errado venho aqui dar a mão à palmatória. De qualquer forma, se aparecer alguma agora leva logo com um seticaudata...

Editado por PST

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já apanhei essas algas. que sao briopsys com certeza. Há tecnicas para remover. Sem grande trabalho removi. Não terás pouca salinidade? Deves ter isso a 1.025 no minimo.

 

Basta escovar a rocha com escova de dentes. ter um reactor de CFO ou filtro com phosguard, pois tens fosfatos, que podem~não aparecer nos testes, pelo simples facto dos testes não serem fiaveis. Há uma outra tecnica com magnésio da kent, mas tinhas que dosear alcalinidade.

 

 

Na foto ve-se um tang amarelo... ele deve ajudar bastante no combate as algas! Sao muito trabalhadores.

LOL :)

 

Atenção que eu comecei por avisar que não sou perito na matéria. Mas estou optimista. Se estiver errado venho aqui dar a mão à palmatória. De qualquer forma, se aparecer alguma agora leva logo com um seticaudata...

o problema desses camaroes é que sao muito timidos. Tanto dinheiro para passarem a vida entocados. Se tens a aiptasia no topo de uma rocha como fazes?! Acho que há uns nudibranquios quaisqueres.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Na minha opinião tirava a rocha que tem os manjanos e com alguma coisa quente queimava a zona onde eles estão.

Quanto as algas, acho que falta uma informação importante, que tipo de água usa? Osmose? torneira?

 

Sempre teve algas? ou só apareceram a pouco?

Que escumador tem? está bem afinado?

 

Os testes deram tudo ok porque tem as algas a consumir tudo muito rápido.

 

Cumprimentos

desde ja obrigadio e peço desculpa mas passei a sua resposta sem a ver , aqui no luxemburgo a agua e comprada ja com o sal adicionado e agua de osmose quanto as outras perguntas nao sei responder porque mal conheço a pessoa so me dispos a pedir ajuda aqui no forum

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sem problema. Podes tratar-me por tu.

Mas também compra a água de osmose para as reposições ou só compra a água salinada? E o teu aquario tem algum problema com algas?

Quanto ao resto seria bom saber responder pois só assim se pode tentar ajudar melhor.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sem problema. Podes tratar-me por tu.

Mas também compra a água de osmose para as reposições ou só compra a água salinada? E o teu aquario tem algum problema com algas?

Quanto ao resto seria bom saber responder pois só assim se pode tentar ajudar melhor.

 

Cumprimentos

a agua tambem é de osmose , o meu aquario ao prencipio tinha mas agora esta controlado aproveito para deixar ca mais uma foto criticas ,opinioes serao sempre aceites as fotos nao sao as melhores o iphone nao ajuda

51dg.jpg

 

Editado por camposbruno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O melhor seria mesmo medir os fosfatos com um hanna.

De alguma forma ele está a introduzir fosfatos, pode ser excesso de comida e se não tiver nada a eliminar os fosfatos vai ter sempre algas. E se tiver lâmpadas velhas ainda ajuda mais.

Como o Quo ja disse o melhor é tentar tirar o maximo possivel de algas, para que não morram dentro do aquário e sirvam de alimento a outro tipo de algas e depois meter uma resina. Mas terá que encontrar a fonte dos fosfatos.

O que já li algumas vezes, mas que não sei se será verdade, é que aquarios velhos por vezes ficam saturados(areia e rocha) e depois começam a libertar fosfatos para a água. Mas para mim isto são teorias.

Tens um tds para medir a água da osmose?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais