Primeiro Aquario#408


marques408

Recommended Posts

Boa tarde. Tenho andado a vasculhar o forum quase diariamente. Eu sou o tal que há uns tempos quis fazer um jarro do IKEA de aquário. E fiz. Coitados dos peixes que ainda la permanecem, Mas chegou a altura de fazer algo mais divertido e BONITO.

 

Então a minha ideia é a seguinte. Eu tenho um móvel de TV que na parte que supostamente era para levar um DVD etc, quero colocar lá um aquário para que faça uma vista bonita na sala.

 

Quero algo bonito e muito simples (para mim a beleza esta na simplicidade). Tenho um filtro de momento no jarro do ikea (filtro interno) Mas queria sugestões para que areia meter, rocha, se devo trocar de filtro para que possa ter uma excelente limpeza da agua e evite mexer mais vezes no aquário, queria também meter a luz do aquário mas em LED (colada na parte superior do móvel para que não fique visível)

 

quero que me ajudem a pensar na melhor maneira para que fique uma coisa bonita e proporcione uma boa estadia aos peixinhos :)

 

de momento tenho 3 peixes apenas: um tubarão martelo albino e os outros dois acho que não me recordo o nome, mas são achatados cinzentos e tem uma risca na parte de cima de cor laranja um e o outro de cor verde.

 

 

o móvel em questão é o seguinte:a prateleira salta fora 1082754_496783327065120_530321202_n.jpg?

 

Tem as seguintes medidas para colocar o aquário; Altura 36 cm Largura 50,9 cm Cumprimento 39,5 cm isto se não estou em erro da mais ou menos 70 litros de agua, corrijam se estiver enganado.

Editado por marques408
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensas fazer plantado?
36 de altura não te deixa muita margem de manobra.A iluminação ainda te vai roubar mais um pouco.

O comprimento aqui não te vai adicionar nada já que o aquario vai ficar "encastrado" no movel.

Que tipo de hardscape pensas fazer? Uma vez mais com a altura que tens não dá para esticar muito a coisa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá e bem vindo.

Acho óptima ideia proporcionares melhores condições aos peixes que tens.

 

Relativamente ao móvel convém verificares ( na pagina do produto do Ikea por vezes diz) qual o limite máximo que o móvel suporta.

Consegues facilmente com um aquário de 70 litros atingir 80/90 kg...depende do que lá colocares.

A segurança primeiro!

 

A iluminação dependerá do que pretendes em termos de flora...plantas mais exigentes necessitarão de mais luz, plantas de manutenção simples não terão tantas exigências.

 

Quanto ao resto é mais uma questão de gosto, começa a montagem com calma e entretanto pesquisa pelo fórum, há muitos exemplos de montagens bem sucedidas, etc

Editado por Manuel Resende
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquario dessas medidas só fazendo de encomenda, mas não podes usar os 36 de altura, tem que haver espaço por cima para alimentar, manter, etc. Seriam 65litros, se aproveitasses todo o espaço do móvel. Essa prateleira não aguenta o peso.

 

Um conselho, ou dois:

- Os peixes que tens são grandes p o jarro e para um aquario que caiba aí.

- Desiste da ideia e compra um leitor de DVD's...lol

 

A sério, arranja outro móvel, o Expedit quadrado custa 30eur e um aqua de 60l por exemplo, (vê os classificados ou OLX) e dá ou vende esses peixes a quem tenha condições. Informa-te e arranja outros.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensas fazer plantado?

36 de altura não te deixa muita margem de manobra.A iluminação ainda te vai roubar mais um pouco.

O comprimento aqui não te vai adicionar nada já que o aquario vai ficar "encastrado" no movel.

Que tipo de hardscape pensas fazer? Uma vez mais com a altura que tens não dá para esticar muito a coisa

em relação á iluminação roubar espaço, acho que não haverá problema. pois quero colocar led colados a parte superior do móvel. faço me entender?

em relaçao a minha ideia para hardscape queria algo deste genero:

6286966451_22336838a4.jpg

 

abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquario dessas medidas só fazendo de encomenda, mas não podes usar os 36 de altura, tem que haver espaço por cima para alimentar, manter, etc. Seriam 65litros, se aproveitasses todo o espaço do móvel. Essa prateleira não aguenta o peso.

 

Um conselho, ou dois:

- Os peixes que tens são grandes p o jarro e para um aquario que caiba aí.

- Desiste da ideia e compra um leitor de DVD's...lol

 

A sério, arranja outro móvel, o Expedit quadrado custa 30eur e um aqua de 60l por exemplo, (vê os classificados ou OLX) e dá ou vende esses peixes a quem tenha condições. Informa-te e arranja outros.

 

 

a prateleira obviamente que nao faz parte do projecto. a prateleira salta fora para entrar o aquário. obrigado pelas dicas mas vou manter a ideia de pé :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então vai pondo aqui a evolução, gostava de ver isso, a ideia não é má, simplesmente não acho prático.

acho que se deixar um espacinho em cima minimo tipo 2/3 dedos so para alimentar chega. se quiser fazer algo mais ai ja tenho de puxar para fora de forma a mexer melhor ou entao colocar a mangueria para esvaziar um pouco o aquario para ficar mais leve e poder retirar.

 

queria que me ajudassem neste projeto porque pesco pouco disto.

 

o aquario vou amanha a vidromoldura explicar lhes o que pretendo e mandar fazer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Fazendo uma abordagem um pouco diferente, e indo ao encontro das sugestões solicitadas:

 

- Consegues utilizar o móvel que tens e o posicionamento que preferes para suportar o aquário referido, se reforçares o mesmo por baixo com madeira ou ferro, levantando alguns "pés". Podes depois adicionar "porta" para ficar tudo escondido.

 

- Quando á iluminação, para essa altura, mesmo algum plantado, umas fitas de LED são suficientes e fica-te low-cost e simples. Tens de ter em atenção se tens tampa ou não, por causa da humidade.

 

- Os peixes que tens actualmente, pelo menos o tubarão, não é adequado para o aquário que queres colocar, muito menos para a jarra. A técnica de escolher peixes que gostamos e que sabemos que vamos manter apenas por algum tempo até que cresça, não é a que mais aprovo, visto que devemos evitar as trocas de habitat dos peixes o mais possível (Já foram capturados, passam por transportadores, lojas, consumidores, enfim...e cada mudança, é sempre mais uma mudança).

 

- Em questão de filtragem, se queres pouca manutenção, com um móvel desses e algumas adaptações, tens espaço para uma mini-sump com aquário secundário e tudo para doenças, posturas, ou outros.

 

Boa sorte ;)

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E vais ter de fazer isso todas as semanas para fazer TPA e todas as semanas a puxar uns 80kg por uma Ponta de um vidro vai haver um dia que há festa por aí, deves no mínimo deixar uns 10cm para puderes mexer à vontade ,e garanto que vais andar a mexer, mesmo assim esse Tubarão nem aí devia estar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Fazendo uma abordagem um pouco diferente, e indo ao encontro das sugestões solicitadas:

 

- Consegues utilizar o móvel que tens e o posicionamento que preferes para suportar o aquário referido, se reforçares o mesmo por baixo com madeira ou ferro, levantando alguns "pés". Podes depois adicionar "porta" para ficar tudo escondido.

 

 

Boa sorte ;)

 

podes me explicar melhor esse ponto nao percebi bem o que quis dizer.

 

em relaçao ao filtro. julgo que o melhor era um filtro externo para que nao tenha nada a ocupar espaço dentro do aquario, e posso colocar na gaveta ao lado do aquario levando os tubos por tras do movel ate ao aquario. o que acham? queria um filtro bom e que nao fosse barulhento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro ficaria bem num dos compartimentos laterais, com um furo para passar os tubos ou por trás como dizes.

Na base poderias fazer uma solução deslizante para puxar o aqua para fora, ainda assim parece-me demasiado arriscado. Esse movel não foi concebido para essa finalidade.

O tubarão não é adequado para essa litragem mas isso já deste a entender que te estás nas tintas pois é o unico ponto que várias pessoas referiram e que não mereceu resposta.

 

Deixa os peixes numa jarra e com o dinheiro do aquario subescreve o discovery. Há lá um programa interessante sobre aquarios e assim já ficas com a sala mais "animada". Depois imagina os teus peixes, depois de sairem de uma jarra e passarem para um cubo debaixo da TV. Imagina o entusiasmo desses "seres animadores"... são capazes de não aguentar tanta emoção!

 

Desculpa minha ironia mas não percebo a tua (e de outros) lógica invertida. Escolhe-se uns peixes à maneira e não se tem aquario - vai para uma jarra - Depois arranja-se um aquario, em função do movel catita do IKEA. Que se lixe o bem estar dos bichos é preciso é que faça vista!

 

Na realidade deverias escolher um movel adequado, depois um aquario adequado, equipamento idem, e só no fim, escolher os peixes que se adequem ao setup. Porquê começar ao contrário!?!?!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

podes me explicar melhor esse ponto nao percebi bem o que quis dizer.

 

em relaçao ao filtro. julgo que o melhor era um filtro externo para que nao tenha nada a ocupar espaço dentro do aquario, e posso colocar na gaveta ao lado do aquario levando os tubos por tras do movel ate ao aquario. o que acham? queria um filtro bom e que nao fosse barulhento.

 

Posso ter sido eu que não compreendi a aplicação do aquário no móvel.

 

O móvel não é para ficar quase colado ao chão, é para ficar na tábua do meio, onde tem o buraco, e sem o tampo, certo ?

 

Com o peso que vais colocar em cima, vai ao chão num instante. O que sugeri, foi que reforçaces a prateleria\"tabua" do meio, colocando uns tacos largos de madeira ou aço por baixo, á medida do que lá tens, para aquilo não cair.

 

Para os objectivos que disses-te em relação á manutenção, não te esqueças que é um aquário pequeno, e os parametros são em geral mais complicados de acertar\manter pois variam com pequenas alterações.

 

Um filtro externo resulta, uma SUMP também, já é discutível devido á pouca litragem que o aquário terá, deixo para os experts na matéria de filtragem (ou alguém que saiba mais que eu o que não é complicado).

 

Good luck !

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro ficaria bem num dos compartimentos laterais, com um furo para passar os tubos ou por trás como dizes.

Na base poderias fazer uma solução deslizante para puxar o aqua para fora, ainda assim parece-me demasiado arriscado. Esse movel não foi concebido para essa finalidade.

O tubarão não é adequado para essa litragem mas isso já deste a entender que te estás nas tintas pois é o unico ponto que várias pessoas referiram e que não mereceu resposta.

 

Deixa os peixes numa jarra e com o dinheiro do aquario subescreve o discovery. Há lá um programa interessante sobre aquarios e assim já ficas com a sala mais "animada". Depois imagina os teus peixes, depois de sairem de uma jarra e passarem para um cubo debaixo da TV. Imagina o entusiasmo desses "seres animadores"... são capazes de não aguentar tanta emoção!

 

Desculpa minha ironia mas não percebo a tua (e de outros) lógica invertida. Escolhe-se uns peixes à maneira e não se tem aquario - vai para uma jarra - Depois arranja-se um aquario, em função do movel catita do IKEA. Que se lixe o bem estar dos bichos é preciso é que faça vista!

 

Na realidade deverias escolher um movel adequado, depois um aquario adequado, equipamento idem, e só no fim, escolher os peixes que se adequem ao setup. Porquê começar ao contrário!?!?!?

 

Já deitas te tudo ca para fora? obrigado. vou tentar reter alguma informaçao util.

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que se deixar um espacinho em cima minimo tipo 2/3 dedos so para alimentar chega. se quiser fazer algo mais ai ja tenho de puxar para fora de forma a mexer melhor ou entao colocar a mangueria para esvaziar um pouco o aquario para ficar mais leve e poder retirar.

queria que me ajudassem neste projeto porque pesco pouco disto(...)

 

 

2/3 dedos só para alimentar...? E para limpar o fundo se necessário? E podar plantas? E a humidade/condensação no móvel?Retirar algum peixe que morra...

Com essas medidas, nessa posição, não será fácil puxar para fora o aqua.

Dizes que queres ajuda para o projecto, já te disseram que não parece exequível, e apesar de assumires que pescas pouco disto, continuas a insistir.

 

(...)Na base poderias fazer uma solução deslizante para puxar o aqua para fora, ainda assim parece-me demasiado arriscado. Esse movel não foi concebido para essa finalidade.(...)

 

Há prateleiras deslizantes, poderia ser uma solução, mas rouba espaço e provavelmente não tem resistência suficiente.

 

 

Posso ter sido eu que não compreendi a aplicação do aquário no móvel.

O móvel não é para ficar quase colado ao chão, é para ficar na tábua do meio, onde tem o buraco, e sem o tampo, certo ?(...)

 

Pelo que percebi, não. Eu entendi que a prateleira sai e fica o espaço (36cm) para o aqua.

 

 

Já deitas te tudo ca para fora? obrigado. vou tentar reter alguma informaçao util.

 

Não sejas mal educado/irónico. Estamos a dar ajuda, mesmo que não gostes das sugestões. Absorve, aceita e aprende, a paciência dos mais experientes não dura para sempre...

 

Última sugestão para tentar solucionar o projecto, que até é interessante:

-Um aqua com 25 cm de altura para teres algum espaço (+/-10cm) para mexidas, o resto das dimensões deixo ao teu critério, mas 25x50x30 já te dá +/- 35l. Será menos peso para puxar, caso seja necessário.

-Troca de peixes, esses não são indicados para um aqua tão pequeno, muito menos a jarra!

-Arranja um cardume de 10 microrasboras ou um qualquer peixe pequeno (2/3cm) e algumas plantas de manutenção fácil (feto de java e anubias), iluminação LED do IKEA colada no móvel (olha a condensação) e um filtro externo (com o tal furo lateral no móvel pode ficar de lado).

 

Pensa nos animais, não existem para sofrer para teu prazer, imagina passares a vida fechado no WC. É assim que esses peixes se sentirão. Já para não falar na jarra...

  • Votar + 1

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

2/3 dedos só para alimentar...? E para limpar o fundo se necessário? E podar plantas? E a humidade/condensação no móvel?Retirar algum peixe que morra...

Com essas medidas, nessa posição, não será fácil puxar para fora o aqua.

Dizes que queres ajuda para o projecto, já te disseram que não parece exequível, e apesar de assumires que pescas pouco disto, continuas a insistir.

 

 

Há prateleiras deslizantes, poderia ser uma solução, mas rouba espaço e provavelmente não tem resistência suficiente.

 

 

Pelo que percebi, não. Eu entendi que a prateleira sai e fica o espaço (36cm) para o aqua.

 

 

Não sejas mal educado/irónico. Estamos a dar ajuda, mesmo que não gostes das sugestões. Absorve, aceita e aprende, a paciência dos mais experientes não dura para sempre...

 

Última sugestão para tentar solucionar o projecto, que até é interessante:

-Um aqua com 25 cm de altura para teres algum espaço (+/-10cm) para mexidas, o resto das dimensões deixo ao teu critério, mas 25x50x30 já te dá +/- 35l. Será menos peso para puxar, caso seja necessário.

-Troca de peixes, esses não são indicados para um aqua tão pequeno, muito menos a jarra!

-Arranja um cardume de 10 microrasboras ou um qualquer peixe pequeno (2/3cm) e algumas plantas de manutenção fácil (feto de java e anubias), iluminação LED do IKEA colada no móvel (olha a condensação) e um filtro externo (com o tal furo lateral no móvel pode ficar de lado).

 

Pensa nos animais, não existem para sofrer para teu prazer, imagina passares a vida fechado no WC. É assim que esses peixes se sentirão. Já para não falar na jarra...

 

 

Sim em relaçao ao espaço que vou ter de deixar ja cheguei a essa conclusao, vou ter de diminuir a altura para poder ter melhor acesso. obrigado pela ajuda.

em relação aos peixes ja ando a ver outras opções. E vou tentar dar o tubarão a uma pessoa. Em relação as plantas estavam mesmo a pensar apenas num musgo por cima de rochas.

 

iluminação é mesmo isso que quero, a ver vamos se funciona bem devido a condensação.

 

Em relação ao ser mal educado/ irónico. não o fui mas em relação ao post que dei essa resposta esse sim esteve a esbarrar na ma educação e com ironias a mais. não é com um post daqueles que se explica que as minhas ideias não são as mais corretas para os peixes e pouco praticas. uma vez que não se percebe muito do assunto e temos uma ideia temos sempre tendência a querer leva la a avante. mas é para isso que estou a pedir vos ajuda. e assim me ajudam a melhorar. desde já agradeço a tua ajuda e nao estou aqui para me dar mal com ninguém nem ofender ninguém. frequento muitos forum um deles ate demasiado e sou muito respeitado no mesmo e sei como isto funciona quando se chega a um forum ainda por cima nao percebendo nada do assunto e com ideias parvas. cai logo as ironias e os espertos em cima. A esperteza e sabedoria so é bem vista a quando bem usada. Ao me explicarem os porquês eu certamente vou seguir com ideias novas e melhores entrar a matar não resulta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)1Em relação ao ser mal educado/ irónico. não o fui (...)2uma vez que não se percebe muito do assunto e temos uma ideia temos sempre tendência a querer leva la a avante. mas é para isso que estou a pedir vos ajuda(...)3Ao me explicarem os porquês eu certamente vou seguir com ideias novas e melhores entrar a matar não resulta.

 

1-Foste. Também o foram contigo, mas compreende que são muitos "n00bs" e o pessoal mais experiente (não falo por mim que não o sou) fica um pouco cansado de ver sempre as mesmas barbaridades e explicar sempre a mesma coisa.

2-Não. Se não se percebe deve-se ouvir e aceitar opiniões de pessoas mais experientes, quer se goste ou não.

3-Não foi isso que deste a entender.

 

Em relaçao á fauna estou um pouco confuso gosto de alguns peixes como os discus por exemplo.. não sei se este aquario permite te-los :S

 

Já agora que areia ou pedras colocar?

 

Estás a ver? Perguntas coisas que se pensares um pouco, sabes a resposta, um Discu pode ter 15/20cm, até mais, se o teu aqua terá cerca de 25cm de altura, imagina teres 2,5m e andares a roçar com a cabeça no tecto da tua casa, ias gostar? Ou virares-te e bateres com os cotovelos na parede...

Pesquisando consegues descobrir muita coisa. O Google é nosso amigo!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Sim em relaçao ao espaço que vou ter de deixar ja cheguei a essa conclusao, vou ter de diminuir a altura para poder ter melhor acesso. obrigado pela ajuda.

em relação aos peixes ja ando a ver outras opções. E vou tentar dar o tubarão a uma pessoa. Em relação as plantas estavam mesmo a pensar apenas num musgo por cima de rochas.

 

iluminação é mesmo isso que quero, a ver vamos se funciona bem devido a condensação.

 

Em relação ao ser mal educado/ irónico. não o fui mas em relação ao post que dei essa resposta esse sim esteve a esbarrar na ma educação e com ironias a mais. não é com um post daqueles que se explica que as minhas ideias não são as mais corretas para os peixes e pouco praticas. uma vez que não se percebe muito do assunto e temos uma ideia temos sempre tendência a querer leva la a avante. mas é para isso que estou a pedir vos ajuda. e assim me ajudam a melhorar. desde já agradeço a tua ajuda e nao estou aqui para me dar mal com ninguém nem ofender ninguém. frequento muitos forum um deles ate demasiado e sou muito respeitado no mesmo e sei como isto funciona quando se chega a um forum ainda por cima nao percebendo nada do assunto e com ideias parvas. cai logo as ironias e os espertos em cima. A esperteza e sabedoria so é bem vista a quando bem usada. Ao me explicarem os porquês eu certamente vou seguir com ideias novas e melhores entrar a matar não resulta.

 

Meu caro tens razão. Estamos ambos a perder tempo um com o outro e vou só terminar dizendo:

 

Já não és novato nenhum aqui. Se bem te recordas já aqui tiveste a "odisseia" de meter peixes numa jarra de vidro porque era "giro". Foram inumeras as opiniões de que isso seria um crime, até para o peixe mais pequeno possivel. Aprendeste algo!? Não sei, mas levaste a tua avante e meteste lá um tubarão também porque é "giro".

Agora é esta questão do móvel. Vamos dizer-te "isso é pequeno, deixa espaço para a manutenção, usa o filtro X e a iluminação Y, cuidado com as espécies que escolhes", etc. No fim vais fazer como bem entendes porque é "mais giro". Já foste pesquisar sobre as micro rasboras como te sugeriram!? Calculo que não... para estares a pensar em Discus é porque provavelmente ignoraste todos os conselhos que te deram.

 

Deixo os meus votos SINCEROS de muito boa sorte para o teu projecto e principalmente para os teus peixes (vão precisar).

  • Votar + 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Meu caro tens razão. Estamos ambos a perder tempo um com o outro e vou só terminar dizendo:

 

Já não és novato nenhum aqui. Se bem te recordas já aqui tiveste a "odisseia" de meter peixes numa jarra de vidro porque era "giro". Foram inumeras as opiniões de que isso seria um crime, até para o peixe mais pequeno possivel. Aprendeste algo!? Não sei, mas levaste a tua avante e meteste lá um tubarão também porque é "giro".

Agora é esta questão do móvel. Vamos dizer-te "isso é pequeno, deixa espaço para a manutenção, usa o filtro X e a iluminação Y, cuidado com as espécies que escolhes", etc. No fim vais fazer como bem entendes porque é "mais giro". Já foste pesquisar sobre as micro rasboras como te sugeriram!? Calculo que não... para estares a pensar em Discus é porque provavelmente ignoraste todos os conselhos que te deram.

 

Deixo os meus votos SINCEROS de muito boa sorte para o teu projecto e principalmente para os teus peixes (vão precisar).

 

 

tinhas de dar continuação á discussão. pois a mim tambem me apetece responder mais uma vez.

estou a pedir opiniões e com vontade de fazer uma coisa melhor. tubarão?? já disse que o ia dar.

 

espaço para alimentar? já disse que ia deixar mais espaço tal como me aconselharam.

 

discus? ja percebi que nao é boa ideia porque crescem muito. não tinha essa ideia.

 

faço perguntas só respondem com arrogância e lições de mural pelo que fiz com o jarro e não sei que mais.

se for preciso nem abrem a porta de casa porque vivem numa cocheira de porcos ou mal tratam as mulheres e filhos.E depois a casa letra fazem um julgamento.

É preferível nem responder se faço perguntas tão óbvias deixem para alguém que talvez tenha um pouco de paciência e me ajude.

 

Sou também muito SINCERO que não queria arranjar inimigos nem discussões, e lamento este tipo de respostas. agradeço também aqueles que perderam algum tempo e paciência para me ajudar e explicar me que estou errado com modos.

  • Votar - 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perguntas parvas, respostas cretinas...era uma rubrica da rádio Cidade há uns bons anos...

 

As discussões continuam porque continuas a perguntar coisas sem pesquisar e a querer fazer coisas contrárias ao que te aconselham, sendo assim não há paciência que aguente!

 

O rinaudo77 tem razão pois já te falaram n vezes da cena do jarro e agora vens com uma história parecida.

 

Toma lá juízo e aprende com quem te quis ajudar, mesmo que não gostes do tom dos comentários...

 

Já agora, ao lado da TV não tens espaço para um aqua de 40/60l? Ficava bem melhor!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se ja esta tudo no forum e no google para que criar um topico? nem sei porque o criei.

 

Não tenho espaço para meter o aquário em mais lado nenhum.

 

Esta me a dizer que estou a fazer coisas contrarias aquilo que me estao a dizer?? onde? outra vez? ja mudei algumas ideias. já disse isso mais a cima noutro post. o que que continua mal? o aquario esta naquele espaço entre o movel?

só lêem o que lhes interessa.

 

Alguem que me ajude na escolha do filtro, peixes e cascalho decoração etc?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.