que filtro utilizar com esterilizador UV


Recommended Posts

Boas,

 

Vou ter de comprar um Esterilizador UV, mas nunca utilizei este material... Tenho a água do aquário verde que nem consigo ver os peixes.

 

Queria comprar o da marca JEBO 18w mas como está esgotado na Pet4you talvez adquira um da Odysseia 18w. A minha questão é que visto o meu filtro ter bastante caudal, cerca de 1400l/h agora não me recordo ao certo, não irá fazer muito efeito, mesmo com um de 18W ou será suficiente?

 

Se não, que filtro aconselham utilizar como filtro de apoio apenas para estar ligado ao UV?

 

Já agora alguém utiliza ou utilizou um desta marca - Odysseia ? Aconselham?

 

Peço desculpa mas preciso urgentemente de resolver isto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva.

 

efeito faz, o problema é que vai reduzir o caudal do filtro para o caudal do Jebo que nem consigo saber qual é.

Mesmo um bom EHEIM Reeflex UV 500 tem um caudal máximo de 800L/h

 

Se não quiseres reduzir o caudal o filtro, podes é em vez de um filtro a parte, comprar apenas uma pequena bomba de agua ligada ao UV pra fazer circular a agua pelo UV.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas obrigado pela resposta,

 

Mas que tipo de bomba? é isso é que não estou a perceber... tem que ser uma que puxe a àgua e que tenha uma saída de retorno... Não pode ser uma bomba que tenha de estar submersa...

 

Senão vou tentar encontrar um filtro externo eheim usado para o efeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva. pode ser uma bomba submersa. quase todas têm saída pra uma mangueira.

a bomba puxa, envia pela mangueira para o UV e da saída do UV é só ter outra mangueira para dentro do aquário.

 

esta por exemplo: EHEIM compact 300. as bombas são quase todas assim neste formato.

 

eu tive um sistema montado assim porque era temporário e barato, e funcionou muito bem.

até porque dá jeito que funcionem mais devagar para que a agua esteja mais tempo em contacto com a lâmpada UV.
se a agua passar muito depressa mata menos algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas bombas so tem uma saída para mangueira. Elas tem que estar submersas. tenho uma eheim compact (axo que é a 1000).

 

Tem e que ficar dentro do aquario e a mangueira retornar para dentro do aquário... não estava a pensar nesse esquema.. e fica inestético, seria bom apenas para utilizar de vez em quando, mas gostava de ter o UV sempre montado e ligar por exemplo 2 horas por dia ou assim e preferia que fosse uma montagem que não ficasse a vista.

Editado por Andre Correia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu em casa fiz assim:

 

- Arranjei uma tubagem em T, com uma torneira de segurança sob forma de regular o caudal, e fiz assim a derivação e controlo de fluxo.

 

A única desvantagem é que ficas com duas entradas no aquário, mas isso é contornavel, se puseres um 2º T, para apanhar a mangueira principal.

 

Cmpts

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais