Novo projecto!Bateria CRS E CBS!!!


Alexandre Ferreira

Recommended Posts

Boas pessoal!

 

Sou o Alexandre e como muitos que por aqui andam, tenho desenvolvido uma paixão enorme pelas gambas :D!

Tenho cá 3 aquários que me serviram para a criação de vivíparos e que em breve irei desactivar para me iniciar definitivamente nos camarões! Digo definitivamente porque ainda cá tenho algumas Neocaridinas Heteropoda var Wild as quais já tive mais de 200 e que fui vendendo e oferecendo consoante pude!

 

O objectivo deste projecto é tentar manter e criar Crystal Black e Crystal Red´s e tentar aprofundar o meu conhecimento dentro do mundo das caridinas!

 

Os aquas que possuo são os seguintes:

 

2 x 50*30*25 (37.5 L)

1 x 60*30*30 (54L)

 

cw7d.jpg

 

 

A nível de material já possuo termostatos que acho que serão as únicas peças que irei aproveitar para este projecto!

Tenho alguns filtros internos mas pelos vistos a filtragem mecânica não é suficiente para manter uma água de qualidade para estes camarões!

Aqui ficam umas imagens individuais!!!

 

iluz.jpg

 

* aqua de 60*30*30 (54L)

 

5nap.jpg

* aqua 50*30*25 (37.5L)

 

luad.jpg

 

*Uma var Wild que ainda anda por aqui :D

 

oyxc.jpg

 

* aqua de 50*30*25 (37.5L)

 

 

Para iluminação estou a pensar comprar fitas de leds...penso que seja mais estético e os consumos mais baixos...mas vamos deixar a iluminação mais para a frente!!!

 

Pretendia que me ajudassem com a elaboração do hardscape dos 3 aquários, a começar pelo de 54l o qual estou a pensar arrancar com ele no próximo fim de semana (penso ir às compras 5ª e 6ª) !

 

Os parâmetros dos 3 aquas estão muito semelhantes, posso mesmo arriscar que estão iguais!!

 

pH : 6.9 a 7.0

 

NO3: entre 10 e 25 mg/l

 

NO2: 0 mg/l

 

GH: >6ºd

 

KH: entre 0ºd e 3ºd

 

 

Estes parâmetros são bons?

 

Qual o substrato a usar?

 

Que filtro se encaixa melhor nas minhas necessidades?

 

Para além destas dúvidas estou aberto a qualquer tipo de crítica ou sugestões! Na quinta feira dou inicio Às compras, e depois de migrar os alevins que estão no aqua de 54L começo a preparação do mesmo e vou postanto aqui:D

 

 

Desde já um muito obrigado deste novo APAIXONADO DAS GAMBAS :d

 

 

Editado por Alexandre Ferreira

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alexandre.

E bem vindo ao SubMundo dos inverts :naughty::roflroll2: , de onde nunca sairás(a não ser que te deixes levar pela última moda do pessoal dos shrimps que está a emigrar para os Salgados puftttt) :doofywave:

 

Em relação aos parametros estão bons excepto os nitratos um pouco alto mas com tpa e adição de plantas flutuantes vais lá.

Em relação ao substrato, tens vários por aí, mas a maioria usa ADA, embora eu esteja disposto a experimentar outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alexandre.

E bem vindo ao SubMundo dos inverts :naughty::roflroll2: , de onde nunca sairás(a não ser que te deixes levar pela última moda do pessoal dos shrimps que está a emigrar para os Salgados puftttt) :doofywave:

 

Em relação aos parametros estão bons excepto os nitratos um pouco alto mas com tpa e adição de plantas flutuantes vais lá.

Em relação ao substrato, tens vários por aí, mas a maioria usa ADA, embora eu esteja disposto a experimentar outros.

 

Obrigado pela resposta! Quanto aos nitratos eu já desconfiava disso por isso acrescentei a cada áqua um molho de foxtail!!!

 

Quanto aos substratos que outros dizes estar disposto a experimentar???

 

Obrigado!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O H.E.L.P.

Fluval shrimp stratum

E mais curiosidade ainda no Shirakura Red Bee Sand

Editado por Paulo SS Conceição
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O H.E.L.P.

Fluval shrimp stratum

E mais curiosidade ainda no Shirakura Red Bee Sand

 

Neste momento tenho Red Bee Sand e não tenho nada a apontar, o musgo cresce bem melhor do que quando tinha Manado com CO2 (Se bem que na altura haviam mais plantas a competir com o Musgo).

 

 

Encontrei um tópico onde um utilizador fala bastante mal do Fluval Shrimp Stratum (http://www.shrimpnow.com/forums/showthread.php/8170-Fluval-Shrimp-Stratum(review-after-almost-1-year-of-use))

Editado por Pedro_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O H.E.L.P.

Fluval shrimp stratum

E mais curiosidade ainda no Shirakura Red Bee Sand

 

O shirakura Red Bee Sand até que me parece bem :D

 

Neste momento tenho Red Bee Sand e não tenho nada a apontar, o musgo cresce bem melhor do que quando tinha Manado com CO2 (Se bem que na altura haviam mais plantas a competir com o Musgo).

 

 

Encontrei um tópico onde um utilizador fala bastante mal do Fluval Shrimp Stratum (http://www.shrimpnow.com/forums/showthread.php/8170-Fluval-Shrimp-Stratum(review-after-almost-1-year-of-use))

 

De facto neste artigo ele não fala nada bem deste substrato! Ele mudou os camarões para outro tanque e com outro substrato e as crias sobreviveram....este já vi que está fora de questão :D Obrigado pela dica!

 

Na quinta feira vou à loja de animais aqui em Viana e vou ver o que eles lá têm ou o que se pode arranjar! Pretendo ir com calma para não fazer asneiras!

 

Já adquiri uma colónia de 10 CBS grade A e a casa temporária deles já está pronta ! Entretanto despi por completo o aquário de 54L para poder começar a avançar com isto! Infelizmente o trabalhar por turnos não me deixa avançar mais cedo :fart004: mas ainda esta semana terei novidades!

 

Estou a pensar comprar um filtro de cascata para este primeiro aquário.. (54L)! O que acham? Um filtro interno para mim seria bom porque os aquários vão ficar no quarto onde estou a montar o género de uma bateria! Não conheço é nenhum filtro deste tipo que seja shrimp safe!!! Alguém com ideias?

 

Cumps!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Filtros internos "Shrimp safe" tens os de esponja e aqueles à moda antiga, as placas filtrantes que se põem debaixo do areão/substrato.

 

De cascata tens os Eheim, baratos, fiáveis e feios.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Filtros internos "Shrimp safe" tens os de esponja e aqueles à moda antiga, as placas filtrantes que se põem debaixo do areão/substrato.

 

De cascata tens os Eheim, baratos, fiáveis e feios.

 

Abraço,

Os filtros de esponja parecem-me bem, mas isso implica a compra de uma bomba também certo?

Placa filtrante já tive e não gostei muito!!!

 

Obrigado!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

 

Hoje fui às compras e já montei o primeiro aqua para os crystal black grade A!!

 

Ficam algumas fotos que é o que o pessoal gosta :gameboy:

 

Filtro de Cascata:

mpgm.jpg

 

Termostato:

 

9vxv.jpg

 

 

Substrato:

97m8.jpg

 

Troncos:

byh0.jpg

 

77gn.jpg

 

Procedi à montagem do aqua e ficou assim:

 

srzk.jpg

 

À esquerda tem umas ramificações de foxtail amarradas ao tronco e à direita tem musgo de java assim como no tronco!!!

Ainda tenho mais musgo para colocar amarrado às pedras que estão a segurar as raízes pois estas ainda teimam em flutuar, penso que amanha ou depois de amanha o problema já esteja resolvido!

 

Mais fotos

 

osz9.jpg

 

14vg.jpg

 

 

Digam de vossa justiça....o que acham? Está bom ou preciso de mudar alguma coisa??

 

Cumprimentos!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei, mas agora era encher esses troncos com musgo :)

 

Boas!

 

Os troncos já têm algum musgo....não têm o que eu pretendo porque ainda não veio.... tenho cá mais em outro aqua mas vai ser para colocar agarrado às pedra que estão a segurar os troncos!

 

:D

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto é que custou o termoestato? o que e isso dos TPA´S e como posso saber? como comecar um habitat para camaroes?

 

Boas Ricardo e sê bem vindo ao mundo da aquariofilia! Pelo teu comentário vejo que ainda possuis poucos conhecimentos sobre este tema pelo qual te aconselho a leres este post : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

TPA significa Troca Parcial de Agua! O preço do termostato posso enviar-te por MP! Se te queres iniciar neste mundo terás de lêr muito e ver muitos post's aqui no fórum até ficares com uma ideia fixa daquilo que pretendes! Depois crias um projecto e até podes colocar aqui um post para nós te podermos ajudar e acompanhar com as nossas ideias, principalmente as dos mais experientes com invertebrados!

 

Espero ter ajudado,

 

Cumprimentos!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal! Venho deixar aqui uma actualização do Projecto bem como as fotos dos primeiros vivos :D Para além das novidades dos vivos, qual é o meu espanto que uma das CBS está carregadinha de ovos :gameboy::gameboy::gameboy:

 

Ora cá vai disto:

 

 

O aqua sofreu umas pequenas alterações :D

 

ex45.jpg

 

Algumas fotos dos CBS grade A

 

3e1h.jpg

 

u83f.jpg

 

Esta caridina deve ter feito a ecdise durante a viagem...pelo menos havia um esqueleto dentro da garrafa e as cores dela estão menos sólidas que as dos companheiros !

 

scty.jpg

 

sf9g.jpg

 

6pea.jpg

 

jwjl.jpg

 

Esta foi a melhor foto que consegui da ovada...ela estava um pouco longe e eu também não estou muito habituado a tirar fotos ( tenho de começar a treinar) :gameboy:

 

pfcd.jpg

 

Bem pessoal agora tenho outras questões para vos colocar:

 

Estou a pensar comprar uma fita de leds mas não sei quais serão os mais indicados para aquários de Shrimps! Alguma ideia?

 

Estes CBS são de grade A. É possivel eu conseguir apurá-los para grades superiores?

 

Cumps,

 

Alexandre Ferreira!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esses camarões são bem bons.

 

Porque queres aumentar a luz? Parece bem forte pelas fotos e olha que os camarões não gostam de muita luz.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esses camarões são bem bons.

 

Porque queres aumentar a luz? Parece bem forte pelas fotos e olha que os camarões não gostam de muita luz.

 

Abraço,

 

Boas Ferreira,

 

Obrigado pelo elogio, eu também acho os camarões super porreiros! Quanto à iluminação aquilo que este aquário possui é um balastro de 18w de um aquário de 100L que eu tinha! Não é nada estético como podes verificar na imagem! Daí querer meter Leds e colocar o aqua fechado normalmente! Isto até poder criar um projecto de uma bateria ( que ainda vai demorar um pouco por falta de tempo €€€) !

 

Algum conselho?

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hey!

 

Fico contente que tenham chegado bem mas sobretudo por a fêmea ovada não ter perdido os ovos!

 

Boa sorte com o projecto!

 

Cumprimentos!

Obrigado pelos excelentes exemplares Pedro! Certamente voltaremos a fazer negócios :D

 

Cumps,

 

Alexandre Ferreira!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos excelentes exemplares Pedro! Certamente voltaremos a fazer negócios :D

 

Cumps,

 

Alexandre Ferreira!

 

:)

 

Se calhar respondo-te aqui à pm que assim até pode contribuir para uma discussão com vários membros a trocarem ideias.

 

Alguns desses camarões estão muito próximos de serem Grade S ou até poderão ser considerados uma grade S baixa. Para fazeres os teus apuramentos é relativamente simples, quando eles se reproduzirem podes ir mantendo os exemplares mais próximos de uma Grade superior e mudares todos os outros para um aquário diferente para que não tenhas Grades inferiores a reproduzirem-se com Grades superiores (diluindo o apuramento). Trata-se basicamente de ires seleccionando os melhores exemplares.

 

É claro que se já tivesses camarões de Grade S ou superior era sempre mais simples.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

:)

 

Se calhar respondo-te aqui à pm que assim até pode contribuir para uma discussão com vários membros a trocarem ideias.

 

Alguns desses camarões estão muito próximos de serem Grade S ou até poderão ser considerados uma grade S baixa. Para fazeres os teus apuramentos é relativamente simples, quando eles se reproduzirem podes ir mantendo os exemplares mais próximos de uma Grade superior e mudares todos os outros para um aquário diferente para que não tenhas Grades inferiores a reproduzirem-se com Grades superiores (diluindo o apuramento). Trata-se basicamente de ires seleccionando os melhores exemplares.

 

É claro que se já tivesses camarões de Grade S ou superior era sempre mais simples.

 

 

 

Boas! Muito bom esclarecimento! Vou aguardar porque o primeiro interesse é tentar que a colónia prolifere! Depois logo se vê o que poderá sair daqui :D

 

Cumps!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

sao lindissimos.

quanto tempo tiveste o aqua a ciclar?

Boas Luis!

 

O aquário já estava Ciclado à muito! Alterei foi o layout e o equipamento! Nem os vidros lavei para não afectar muito a colónia de bactérias! Se devia ter feito um género de ciclo de azoto?...devia!!! embora pense que não haja problema! Aproveitei também cerca de 70% da água antiga!

 

Cumps!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas! Vim deixar uma actualização mas infelizmente sem fotos! Já tenho rapazes pequenos a voar no aqua! São tão pequenos que quase nem os via :gameboy::gameboy::gameboy::gameboy:

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais