Alexandre Ferreira Posted October 28, 2013 Posted October 28, 2013 (edited) Boas pessoal! Sou o Alexandre e como muitos que por aqui andam, tenho desenvolvido uma paixão enorme pelas gambas :D! Tenho cá 3 aquários que me serviram para a criação de vivíparos e que em breve irei desactivar para me iniciar definitivamente nos camarões! Digo definitivamente porque ainda cá tenho algumas Neocaridinas Heteropoda var Wild as quais já tive mais de 200 e que fui vendendo e oferecendo consoante pude! O objectivo deste projecto é tentar manter e criar Crystal Black e Crystal Red´s e tentar aprofundar o meu conhecimento dentro do mundo das caridinas! Os aquas que possuo são os seguintes: 2 x 50*30*25 (37.5 L) 1 x 60*30*30 (54L) A nível de material já possuo termostatos que acho que serão as únicas peças que irei aproveitar para este projecto! Tenho alguns filtros internos mas pelos vistos a filtragem mecânica não é suficiente para manter uma água de qualidade para estes camarões! Aqui ficam umas imagens individuais!!! * aqua de 60*30*30 (54L) * aqua 50*30*25 (37.5L) *Uma var Wild que ainda anda por aqui :D * aqua de 50*30*25 (37.5L) Para iluminação estou a pensar comprar fitas de leds...penso que seja mais estético e os consumos mais baixos...mas vamos deixar a iluminação mais para a frente!!! Pretendia que me ajudassem com a elaboração do hardscape dos 3 aquários, a começar pelo de 54l o qual estou a pensar arrancar com ele no próximo fim de semana (penso ir às compras 5ª e 6ª) ! Os parâmetros dos 3 aquas estão muito semelhantes, posso mesmo arriscar que estão iguais!! pH : 6.9 a 7.0 NO3: entre 10 e 25 mg/l NO2: 0 mg/l GH: >6ºd KH: entre 0ºd e 3ºd Estes parâmetros são bons? Qual o substrato a usar? Que filtro se encaixa melhor nas minhas necessidades? Para além destas dúvidas estou aberto a qualquer tipo de crítica ou sugestões! Na quinta feira dou inicio Às compras, e depois de migrar os alevins que estão no aqua de 54L começo a preparação do mesmo e vou postanto aqui:D Desde já um muito obrigado deste novo APAIXONADO DAS GAMBAS :d Edited January 7, 2014 by Alexandre Ferreira Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
Paulo SS Conceição Posted October 28, 2013 Posted October 28, 2013 Boas Alexandre. E bem vindo ao SubMundo dos inverts , de onde nunca sairás(a não ser que te deixes levar pela última moda do pessoal dos shrimps que está a emigrar para os Salgados puftttt) Em relação aos parametros estão bons excepto os nitratos um pouco alto mas com tpa e adição de plantas flutuantes vais lá. Em relação ao substrato, tens vários por aí, mas a maioria usa ADA, embora eu esteja disposto a experimentar outros. Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua
Alexandre Ferreira Posted October 29, 2013 Author Posted October 29, 2013 Boas Alexandre. E bem vindo ao SubMundo dos inverts , de onde nunca sairás(a não ser que te deixes levar pela última moda do pessoal dos shrimps que está a emigrar para os Salgados puftttt) Em relação aos parametros estão bons excepto os nitratos um pouco alto mas com tpa e adição de plantas flutuantes vais lá. Em relação ao substrato, tens vários por aí, mas a maioria usa ADA, embora eu esteja disposto a experimentar outros. Obrigado pela resposta! Quanto aos nitratos eu já desconfiava disso por isso acrescentei a cada áqua um molho de foxtail!!! Quanto aos substratos que outros dizes estar disposto a experimentar??? Obrigado! Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
Paulo SS Conceição Posted October 29, 2013 Posted October 29, 2013 (edited) O H.E.L.P. Fluval shrimp stratum E mais curiosidade ainda no Shirakura Red Bee Sand Edited October 29, 2013 by Paulo SS Conceição Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua
Pedro_ Posted October 29, 2013 Posted October 29, 2013 (edited) O H.E.L.P. Fluval shrimp stratum E mais curiosidade ainda no Shirakura Red Bee Sand Neste momento tenho Red Bee Sand e não tenho nada a apontar, o musgo cresce bem melhor do que quando tinha Manado com CO2 (Se bem que na altura haviam mais plantas a competir com o Musgo). Encontrei um tópico onde um utilizador fala bastante mal do Fluval Shrimp Stratum (http://www.shrimpnow.com/forums/showthread.php/8170-Fluval-Shrimp-Stratum(review-after-almost-1-year-of-use)) Edited October 29, 2013 by Pedro_
Alexandre Ferreira Posted October 30, 2013 Author Posted October 30, 2013 O H.E.L.P. Fluval shrimp stratum E mais curiosidade ainda no Shirakura Red Bee Sand O shirakura Red Bee Sand até que me parece bem :D Neste momento tenho Red Bee Sand e não tenho nada a apontar, o musgo cresce bem melhor do que quando tinha Manado com CO2 (Se bem que na altura haviam mais plantas a competir com o Musgo). Encontrei um tópico onde um utilizador fala bastante mal do Fluval Shrimp Stratum (http://www.shrimpnow.com/forums/showthread.php/8170-Fluval-Shrimp-Stratum(review-after-almost-1-year-of-use)) De facto neste artigo ele não fala nada bem deste substrato! Ele mudou os camarões para outro tanque e com outro substrato e as crias sobreviveram....este já vi que está fora de questão :D Obrigado pela dica! Na quinta feira vou à loja de animais aqui em Viana e vou ver o que eles lá têm ou o que se pode arranjar! Pretendo ir com calma para não fazer asneiras! Já adquiri uma colónia de 10 CBS grade A e a casa temporária deles já está pronta ! Entretanto despi por completo o aquário de 54L para poder começar a avançar com isto! Infelizmente o trabalhar por turnos não me deixa avançar mais cedo mas ainda esta semana terei novidades! Estou a pensar comprar um filtro de cascata para este primeiro aquário.. (54L)! O que acham? Um filtro interno para mim seria bom porque os aquários vão ficar no quarto onde estou a montar o género de uma bateria! Não conheço é nenhum filtro deste tipo que seja shrimp safe!!! Alguém com ideias? Cumps! Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
A. Ferreira Posted October 30, 2013 Posted October 30, 2013 Boas, Filtros internos "Shrimp safe" tens os de esponja e aqueles à moda antiga, as placas filtrantes que se põem debaixo do areão/substrato. De cascata tens os Eheim, baratos, fiáveis e feios. Abraço, António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Alexandre Ferreira Posted October 30, 2013 Author Posted October 30, 2013 Boas, Filtros internos "Shrimp safe" tens os de esponja e aqueles à moda antiga, as placas filtrantes que se põem debaixo do areão/substrato. De cascata tens os Eheim, baratos, fiáveis e feios. Abraço, Os filtros de esponja parecem-me bem, mas isso implica a compra de uma bomba também certo? Placa filtrante já tive e não gostei muito!!! Obrigado! Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
Alexandre Ferreira Posted October 31, 2013 Author Posted October 31, 2013 Boas pessoal! Hoje fui às compras e já montei o primeiro aqua para os crystal black grade A!! Ficam algumas fotos que é o que o pessoal gosta Filtro de Cascata: Termostato: Substrato: Troncos: Procedi à montagem do aqua e ficou assim: À esquerda tem umas ramificações de foxtail amarradas ao tronco e à direita tem musgo de java assim como no tronco!!! Ainda tenho mais musgo para colocar amarrado às pedras que estão a segurar as raízes pois estas ainda teimam em flutuar, penso que amanha ou depois de amanha o problema já esteja resolvido! Mais fotos Digam de vossa justiça....o que acham? Está bom ou preciso de mudar alguma coisa?? Cumprimentos! Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
Pedro_ Posted October 31, 2013 Posted October 31, 2013 Gostei, mas agora era encher esses troncos com musgo
Alexandre Ferreira Posted November 1, 2013 Author Posted November 1, 2013 Gostei, mas agora era encher esses troncos com musgo Boas! Os troncos já têm algum musgo....não têm o que eu pretendo porque ainda não veio.... tenho cá mais em outro aqua mas vai ser para colocar agarrado às pedra que estão a segurar os troncos! :D Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
ricardoeaf Posted November 2, 2013 Posted November 2, 2013 quanto é que custou o termoestato? o que e isso dos TPA´S e como posso saber? como comecar um habitat para camaroes?
Alexandre Ferreira Posted November 3, 2013 Author Posted November 3, 2013 quanto é que custou o termoestato? o que e isso dos TPA´S e como posso saber? como comecar um habitat para camaroes? Boas Ricardo e sê bem vindo ao mundo da aquariofilia! Pelo teu comentário vejo que ainda possuis poucos conhecimentos sobre este tema pelo qual te aconselho a leres este post : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 TPA significa Troca Parcial de Agua! O preço do termostato posso enviar-te por MP! Se te queres iniciar neste mundo terás de lêr muito e ver muitos post's aqui no fórum até ficares com uma ideia fixa daquilo que pretendes! Depois crias um projecto e até podes colocar aqui um post para nós te podermos ajudar e acompanhar com as nossas ideias, principalmente as dos mais experientes com invertebrados! Espero ter ajudado, Cumprimentos! Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
Alexandre Ferreira Posted November 6, 2013 Author Posted November 6, 2013 Boas pessoal! Venho deixar aqui uma actualização do Projecto bem como as fotos dos primeiros vivos :D Para além das novidades dos vivos, qual é o meu espanto que uma das CBS está carregadinha de ovos Ora cá vai disto: O aqua sofreu umas pequenas alterações :D Algumas fotos dos CBS grade A Esta caridina deve ter feito a ecdise durante a viagem...pelo menos havia um esqueleto dentro da garrafa e as cores dela estão menos sólidas que as dos companheiros ! Esta foi a melhor foto que consegui da ovada...ela estava um pouco longe e eu também não estou muito habituado a tirar fotos ( tenho de começar a treinar) Bem pessoal agora tenho outras questões para vos colocar: Estou a pensar comprar uma fita de leds mas não sei quais serão os mais indicados para aquários de Shrimps! Alguma ideia? Estes CBS são de grade A. É possivel eu conseguir apurá-los para grades superiores? Cumps, Alexandre Ferreira! Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
A. Ferreira Posted November 6, 2013 Posted November 6, 2013 Boas, Esses camarões são bem bons. Porque queres aumentar a luz? Parece bem forte pelas fotos e olha que os camarões não gostam de muita luz. Abraço, António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Pedro_ Posted November 7, 2013 Posted November 7, 2013 Hey! Fico contente que tenham chegado bem mas sobretudo por a fêmea ovada não ter perdido os ovos! Boa sorte com o projecto! Cumprimentos!
Alexandre Ferreira Posted November 7, 2013 Author Posted November 7, 2013 Boas, Esses camarões são bem bons. Porque queres aumentar a luz? Parece bem forte pelas fotos e olha que os camarões não gostam de muita luz. Abraço, Boas Ferreira, Obrigado pelo elogio, eu também acho os camarões super porreiros! Quanto à iluminação aquilo que este aquário possui é um balastro de 18w de um aquário de 100L que eu tinha! Não é nada estético como podes verificar na imagem! Daí querer meter Leds e colocar o aqua fechado normalmente! Isto até poder criar um projecto de uma bateria ( que ainda vai demorar um pouco por falta de tempo €€€) ! Algum conselho? Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
Alexandre Ferreira Posted November 7, 2013 Author Posted November 7, 2013 Hey! Fico contente que tenham chegado bem mas sobretudo por a fêmea ovada não ter perdido os ovos! Boa sorte com o projecto! Cumprimentos! Obrigado pelos excelentes exemplares Pedro! Certamente voltaremos a fazer negócios :D Cumps, Alexandre Ferreira! Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
Pedro_ Posted November 7, 2013 Posted November 7, 2013 Obrigado pelos excelentes exemplares Pedro! Certamente voltaremos a fazer negócios :D Cumps, Alexandre Ferreira! Se calhar respondo-te aqui à pm que assim até pode contribuir para uma discussão com vários membros a trocarem ideias. Alguns desses camarões estão muito próximos de serem Grade S ou até poderão ser considerados uma grade S baixa. Para fazeres os teus apuramentos é relativamente simples, quando eles se reproduzirem podes ir mantendo os exemplares mais próximos de uma Grade superior e mudares todos os outros para um aquário diferente para que não tenhas Grades inferiores a reproduzirem-se com Grades superiores (diluindo o apuramento). Trata-se basicamente de ires seleccionando os melhores exemplares. É claro que se já tivesses camarões de Grade S ou superior era sempre mais simples.
Alexandre Ferreira Posted November 7, 2013 Author Posted November 7, 2013 Se calhar respondo-te aqui à pm que assim até pode contribuir para uma discussão com vários membros a trocarem ideias. Alguns desses camarões estão muito próximos de serem Grade S ou até poderão ser considerados uma grade S baixa. Para fazeres os teus apuramentos é relativamente simples, quando eles se reproduzirem podes ir mantendo os exemplares mais próximos de uma Grade superior e mudares todos os outros para um aquário diferente para que não tenhas Grades inferiores a reproduzirem-se com Grades superiores (diluindo o apuramento). Trata-se basicamente de ires seleccionando os melhores exemplares. É claro que se já tivesses camarões de Grade S ou superior era sempre mais simples. Boas! Muito bom esclarecimento! Vou aguardar porque o primeiro interesse é tentar que a colónia prolifere! Depois logo se vê o que poderá sair daqui :D Cumps! Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
luis pontes Posted November 7, 2013 Posted November 7, 2013 boas, sao lindissimos. quanto tempo tiveste o aqua a ciclar?
Alexandre Ferreira Posted November 7, 2013 Author Posted November 7, 2013 boas, sao lindissimos. quanto tempo tiveste o aqua a ciclar? Boas Luis! O aquário já estava Ciclado à muito! Alterei foi o layout e o equipamento! Nem os vidros lavei para não afectar muito a colónia de bactérias! Se devia ter feito um género de ciclo de azoto?...devia!!! embora pense que não haja problema! Aproveitei também cerca de 70% da água antiga! Cumps! Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
luis pontes Posted November 7, 2013 Posted November 7, 2013 Claro, e vai correr tudo bem. Venham lá esses filhotinhos, para termos umas fotos Obg
Alexandre Ferreira Posted November 21, 2013 Author Posted November 21, 2013 Boas! Vim deixar uma actualização mas infelizmente sem fotos! Já tenho rapazes pequenos a voar no aqua! São tão pequenos que quase nem os via Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
Leonardo Gonçalves 86 Posted November 21, 2013 Posted November 21, 2013 Boa!!! A ver se o pequenotes começam a crescer para pores aqui uma fotos Parabéns!!
Recommended Posts