Pleco L201 - "Fungos" olho ?


André Alves

Recommended Posts

Boa noite,

 

Reparei agora que de ontem\anteontem para cá, terá aparecido no meu pleco L201 qualquer coisa que não consigo identificar.

 

Foi feita uma TPA ontem, os parâmetros da água estão OK em termos de PH nitritos amónia, temperatura 26\27 desde há anos, e tenho outros Ls.

 

Neste momento não sei se foi o faca fantasma que lhe deu uma mordiscada no olho e aquilo está infectado, se é uma infeção apenas, se, o que vai acontecer.

 

Não o consigo agarrar que ele já está stressado de mais, estava com comportamento estranho hoje a subir ao topo da água, coisa que nunca faz pois está sempre nos buracos.

 

É doença certamente....mas não sei nem o quê...nem que fazer...não consigo melhores fotos, não tenho aquário hospital.

 

Aumentar temperatura água ?

Colocar um pouco de sal ?

 

A TPA foi feita ontem, água limpa, aquário comunitário de 280 L.

 

Dá-me ideia de ser uma "goma"...uma "alga"..não sei, não vejo mais nenhum peixe com aquilo e nunca tive doenças no meu aquário, faço TPAs de semana a semana, tenho UV... não sei...

 

eh6a.jpg

 

help !

 

 

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A foto não é muito nítida. Venho só dizer o que me aconteceu a mim: Um peixe, não aquário estável, e que estava a reproduzir uma semana antes, apareceu com uma coisa parecida noutra parte do corpo. A teoria dizia que o peixe poderia estar infectado como parasitas internos , mas eu achava pouco provável aparecer num peixe saudavel do nada. A minha aposta era uma infeção provocada por uma lesão durante as guerras do acasalamento. Decidi não passar o peixe para o aqua hospital e ver o que acontecia porque estava confiante. Usei algum sal (dose mínima) e apliquei um produto geral para prevenção de doenças (usado normalmente para desinfectar). O peixe melhorou de dia para dia por ele próprio. Hoje está com optimo aspecto, mas nota-se a cicatriz na pele.

 

Talvez a história não ajude, mas ás vezes compensa não tratar quando não se tem a certeza (principalmente o tratamento que era - caro, trabalhoso e possivelmente ia alterar o aquário).

 

Se o aquário está estável, sem novos peixes, eu acho pouco provável desenvolver-se uma doença (pelo menos contagiosa). Sal não sei é uma boa opção, tenho ideia que os L's não toleram sal - confirma.

 

Se arranjares uma foto melhor talvez seja mais fácil identificar. Tem aspecto de algodão? Minhocas?

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem um aspecto de algodão, bolinhas...algo cinzento...não consigo perceber bem, ele esconde-se muito nas tocas.

 

EDIT: Consegui capturá-lo e tirar umas fotos á maneira.

 

Ajudem-me a salvar o meu peixe e fauna.

 

l1mb.jpg

Editado por André Alves

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes pelo menos colocá-lo num aqua à parte com água do aqua de origem para mais facilmenete diagnosticar e tratar sem importunar o resto da comunidade. Isso parece um fungo, Aconselho-te a procurar um site com doenças. Podes começar no debaixo. Boa sorte

 

http://www.agostinhomonteiro.com.br/dica44.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aumentei um pouco a temperatura, dos 26 para os 28, hoje já não tem praticamente nada ... e todo o resto da comunidade está OK..

Dei também comida á base de alho...

 

Bom..vamos ver

Editado por André Alves

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais