Dúvidas de iniciante


kareka73

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Sou um completo iniciado nestas andanças e desde já peço desculpa pela ignorância!

 

Uns amigos ofereceram-nos há dias dois peixes lá para casa, daqueles vermelhos pequeninos (acho que são gold fish ou coisa do género). Já é a segunda vez que nos oferecem peixes. Da primeira vez, há uns anos, era só um peixe que pusemos dentro de um aquário redondo. Passados uns dias apareceu cheio de fungos brancos e morreu. Guardamos o aquário e nunca mais pensamos no assunto. Desta vez decidimos fazer a coisa bem feita e compramos um aquário maior, de 30L, um filtro e produtos para tratar a água. Passados 3 dias os dois peixes estavam exactamente iguais ao outro que tínhamos tido anos antes, cheios de fungos brancos. Fui a uma loja Ornimundo onde me venderam um produto para tratar a doença, mas fiquei com a sensação que a rapariga que me atendeu não percebia nada e deu-me o produto errado. O primeiro peixe morreu passados 2 dias de colocarmos o produto. Numa tentativa desesperada de salvar o outro, e como na Ornimundo me tinham dito que o aquário não devia ter nada (nem areia, nem troncos, nem plantas), o que eu achei uma perfeita estupidez, fui à Aquoporto e comprei um tronco e areia para ver se o peixe ficava mais animado (as plantas viriam depois). O desgraçado ainda durou mais dois 2 dias, mas também se foi. A primeira coisa que pensei foi em desistir, até porque nunca me interessei por peixes e não percebo nada do assunto. Mas comecei a ler umas coisas neste fórum e comecei a achar piada à coisa, além de que os meus filhos ficaram tristes e querem mais peixes. Vai daí despejei a água toda do aquário, lavei a areia novamente, lavei o tronco, voltei a encher tudo, coloquei aquatan para tratar a água e liguei o filtro. O aquário está agora à espera de novos habitantes.

 

Chegamos então à razão do meu post. Tenho muitas dúvidas e não sei por onde começar, por isso vou separar isto por pontos:

 

1 - Devo comprar peixes de água fria ou água quente? Na Aquoporto tinham para aí 3 peixes de água fria e o resto era tudo de água quente! Já percebi que existe bastante mais oferta em peixes de água quente...

2 - No caso de ir para os peixes de água quente, que tipo de aquecedor de água devo comprar?

3 - O meu aquário não tem iluminação, mas está em cima de um balcão da cozinha que tem luz por cima, pelo que o aquário fica iluminado. Devo comprar iluminação específica para o aquário?

4 - E agora a questão mais importante: que peixes devo comprar (admito que esta pergunta já tenha sido colocada centenas de vezes neste fórum)? O que eu queria mesmo eram peixes que fossem bonitos e resistentes e que não estivessem sempre a morrer. E não pretendo ter o aquário cheio de peixes, até porque ele é pequeno. Se tivesse dois ou três peixes que durassem uns anos era o ideal.

5 - Uma vez que tenho o aquário com água limpa e tratada e o filtro a funcionar, posso colocar logo lá os peixes, ou convém fazer mais alguma coisa à água?

6 - Posso também colocar já plantas no aquário?

 

São muitas questões, mas se me puderem ajudar agradeço. Queria ver se hoje ao final da tarde já comprava os peixes.

 

Muito obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vamos ver se consigo dar alguma ajuda, em primeiro lugar o filtro preciso de ciclar, ganhar bactérias para combaterem a amónia, isso vai demorar algum tempo, pelo menos um mês com tudo a trabalhar, depois em relação aos peixes, os de aguá quente oferecem mais hipóteses de escolha e coloração, e ha espécies bonitas e de mt fácil manutenção para quem esta a começar, como guppyies, espadas e umas corydoras para limpar o fundo, assim como as plantas, umas exigem de mais luz que outras, ai vem a parte da iluminação obrigatória e especifica, umas anubias, fetos de java, ou valisnérias são poucos exigentes em termos de luz e bonitas, e um aquário nunca deve estar perto da luz direta exterior, se o filtro não tiver oxigenação, ai faz falta uma bomba com pedra difusora para oxigenar a agua também, espero de alguma forma ter ajudado, em todo o caso espera por mais opiniões.

Bem vindo ao vicio........

 

Cumps

Gonçalo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Olha vou tentar ajudar mas logo á de vir alguém com mais pratica neste campo para corrigir se eu estiver mal…

1º Deixa o aquário ligado com o filtro a trabalhar pelo menos 3 semanas sem peixes e deitas algum comer (Pouco) para começar o ciclo do Azono. E umas Plantas naturais de pouca manutenção ajuda muito. Tens de fazer teste á água de PH KH GH NO2 e NO3.

2º Quanto a Peixes eu optava por água quente, mas durante as tais 3 semanas sempre podes refletir bem no que podes por no teu aquário.

3º Quanto a aquecedor, um com termóstato e resistência juntos de 50W o 75W não mais.

4º Sim tens de ter Luz para o Aquário para manter a Flora.

5º Peixes só depois do teres a agua com o ciclo feito. Plantas podes por já.

Editado por Octavio1969
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas.

 

O filtro que eu tenho é um EHEIM pickup 45, mas aquilo só tem uma esponja lá dentro. Suponho que seja então necessário a tal bomba de ar, não?

 

E tenho mesmo que esperar 3 semanas? Os meus filhos estão ansiosos por ter lá mais pexinhos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convém esperar até que nitratos estejam próximos de 0, o que acontece por volta dos 25/28 dias, dependendo de plantação etc etc.

Colocar lá peixes antes podes ter depois chatices mais tarde.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Também tive um "começo" semelhante (crianças, peixes oferecidos, etc) pelo que talvez possa dar o meu contributo.

 

Num aquario de 30L deves esquecer por completo a hipotese de peixes de agua fria, "goldfishes" e afins. Eles crescem até aos 20 ou 30cm, e esse filtro ou qualquer outro semelhante seriam sempre insuficientes porque estes peixes "sujam" muito.

 

Assim, e já que estás na "estaca zero" tenta entrar com o pé direito :laugh:

 

Precisarás de luz se quiseres ter plantas naturais, o que eu altamente aconselho que faças. Não precisas de ter o topo de gama em iluminação para manteres plantas pouco exigentes e hoje em dia há muita oferta "low cost" de leds por exemplo. :character0050:

Alem das plantas poderás gostar de troncos, pedras etc. Certifica-te que tudo é bem lavado e fervido e no caso das pedras testa-as com vinagre para saberes se são calcárias. Se forem, excluis porque te vão alterar o PH.

 

Deves adquirir testes para a àgua e só introduzir os peixes quando esta apresentar as condições ideais. Para tal terás de fazer o Ciclo de Azoto. Podes ler sobre tudo isto aqui no forum, nos tópicos de ajuda. Não descures os pormenores pois pode-se tornar numa experiencia frustrante para ti, para as crianças e claro está, para os degraçados dos peixes.

 

Lembra-te que o teu aquario tem apenas 30 litros. Subtrais espaço do filtro, areao, etc e ficas com 25L. Deves lembrar-te que os peixes crescem...

 

Deixo-te alguns links que te poderão elucidar melhor que eu, que sou um novato nas mesmas circunstancias que tu, mas que lê muito : biggrin:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

http://www.aqadvisor.com/

 

http://www.fishbase.org/search.php

 

http://www.tropica.com/en/layouts.aspx

 

Falta-me aqui um link muito util sobre as plantas e o nivel de dificuldade para as manter. Quando encontrar coloco aqui.

Editado por rinaudo77
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas e pelos links. Gostei particularmente do site que tem os layouts dos aquários. Está espectacular!

 

Já percebi que tenho muito que ler e que também é precisa uma certa dose de paciência para levar isto a sério.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas e pelos links. Gostei particularmente do site que tem os layouts dos aquários. Está espectacular!

 

Já percebi que tenho muito que ler e que também é precisa uma certa dose de paciência para levar isto a sério.

 

Pois esse dos layouts não te faz falta nenhuma enquanto "iniciante". :doofywave: Só o meti para ver se te "agarrava" à aquariofilia. Parece que resultou! :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também sou um iniciantes nestas andanças. Comprei o aquário já há alguns meses e apenas ontem o enchi. Fiz as coisas com calma para errar o mínimo possível. E julgo que é assim a melhor maneira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Segui as sugestões deixadas aqui no forum e estou a fazer o ciclo de preparação da água. Comprei Nitridac (bactérias) que tenho colocado na água seguindo as instruções e também já coloquei umas plantas naturais (anúbias, se não estou em erro). Também já comprei um aquecedor de 50W. Resta-me esperar mais uns dias para introduzir então os peixes.

 

O que me leva à questão deste post. Recomendaram-me aqui os guppys, espadas e corydoras e o senhor da loja onde fui também me recomendou platys. A minha dúvida é: para um aquário de 30L quantos peixes destes é que poderei ter? E posso colocá-los todos ao mesmo tempo ou é melhor ir introduzindo uns de cada vez? Para finalizar, disseram-me que os guppys se reproduzem com muita facilidade, o que pode ser um problema pois o meu aquário é pequeno. O que é que faço depois se ficar com peixes a mais para o tamanho do aquário?

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Segundo o Aqadvisor, 30l não dá para muito, mas aqui ficam as minhas sugestões:

-1 Betta Macho (neste caso só podes ter este peixe)

ou

-4 Corys Anãs (corydoras hastatus) + 6 Nana Rasbora (Microdevario nana) ou Microrasbora

ou

-6 Neons

-2 Colisa lalia (Gourami Anão)

-5 Molly Anã (Poecilia chica)

 

Na opção que inclui as corys podes retirar uma das especies e aumentas numero da que fica para 10 por ex.

 

Podes pensar em camarões também, uns Red Cherry para começar...

 

Se quiseres experimentar mais combinações de espécies de peixes:

AqAdvisor

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 


1 - Devo comprar peixes de água fria ou água quente? Na Aquoporto tinham para aí 3 peixes de água fria e o resto era tudo de água quente! Já percebi que existe bastante mais oferta em peixes de água quente...

2 - No caso de ir para os peixes de água quente, que tipo de aquecedor de água devo comprar?

3 - O meu aquário não tem iluminação, mas está em cima de um balcão da cozinha que tem luz por cima, pelo que o aquário fica iluminado. Devo comprar iluminação específica para o aquário?

4 - E agora a questão mais importante: que peixes devo comprar (admito que esta pergunta já tenha sido colocada centenas de vezes neste fórum)? O que eu queria mesmo eram peixes que fossem bonitos e resistentes e que não estivessem sempre a morrer. E não pretendo ter o aquário cheio de peixes, até porque ele é pequeno. Se tivesse dois ou três peixes que durassem uns anos era o ideal.

5 - Uma vez que tenho o aquário com água limpa e tratada e o filtro a funcionar, posso colocar logo lá os peixes, ou convém fazer mais alguma coisa à água?

6 - Posso também colocar já plantas no aquário?

 

São muitas questões, mas se me puderem ajudar agradeço. Queria ver se hoje ao final da tarde já comprava os peixes.

 

Muito obrigado.

 

1 - Para esse aquário a resposta mais correta é....peixe, ou 1 betta ou microrasboras, mas com estas tens que andar constantemente a trocar a água e elas devem ser mantidas em grupos.... Ideal seriam camarões fáceis de manter, red cherrys por exemplo.

 

2 - Depende da divisão, 30L = 30w mas já vi que já compraste um de 50, se for de marca mais fraca devem ser uns 30w reais...

 

3 - Iluminação só serve para plantas e no caso dos peixes para se verem e terem a noção do dia/noite, de resto... serve a que tens se tiveres só peixes.

 

4 - Resposta 1

 

5 - Tens que ter a água em condições, para iniciantes recomenda-se que façam o ciclo, pode ser com produtos químicos ou simplesmente ir deitando comida dia sim dia não.

 

6 - Plantas depende da dificuldade delas e devem ser colocadas logo no inicio.

 

As questões nunca são muitas, podem é já estar respondidas no fórum ;)

 

 

Bom dia,

 

Segui as sugestões deixadas aqui no forum e estou a fazer o ciclo de preparação da água. Comprei Nitridac (bactérias) que tenho colocado na água seguindo as instruções e também já coloquei umas plantas naturais (anúbias, se não estou em erro). Também já comprei um aquecedor de 50W. Resta-me esperar mais uns dias para introduzir então os peixes.

 

O que me leva à questão deste post. Recomendaram-me aqui os guppys, espadas e corydoras e o senhor da loja onde fui também me recomendou platys. A minha dúvida é: para um aquário de 30L quantos peixes destes é que poderei ter? E posso colocá-los todos ao mesmo tempo ou é melhor ir introduzindo uns de cada vez? Para finalizar, disseram-me que os guppys se reproduzem com muita facilidade, o que pode ser um problema pois o meu aquário é pequeno. O que é que faço depois se ficar com peixes a mais para o tamanho do aquário?

 

Obrigado!

 

30 L brutos? são o que, 25L reais de água? hummmmm camarões..... camarões..... 1 trio de guppys, o que fazes se criarem? dás, ofereces, vendes, devolves alguma loja que tos aceite.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

30 L brutos? são o que, 25L reais de água? hummmmm camarões..... camarões..... 1 trio de guppys, o que fazes se criarem? dás, ofereces, vendes, devolves alguma loja que tos aceite.

 

Sim, são exactamente 25L de água (mais coisa menos coisa). Já vi para aqui no fórum muita gente com aquários de 30L e têm lá vários peixes. Será que não posso colocar por exemplo 3 guppies e 2 corydoras? Pelo menos para animar um bocado a coisa!

 

Relativamente aos camarões, duas perguntas:

 

1 - São fáceis de manter? Duram muito tempo? Necessitam de comida especial?

2 - Dão-se bem com os guppies (e eventualmente com os corydoras)?

 

Bem, afinal foram 4 perguntas...

 

Como expliquei no meu primeiro post meti-me nisto por acaso e estou a ver no que dá. Para já não quero investir muito porque não sei se vou continuar, mas mais à frente poderei equacionar a compra de um aquário maior. Mas para já queria tirar o melhor partido do aquário que tenho.

 

Obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora então vamos lá responder

 

Sim, são exactamente 25L de água (mais coisa menos coisa). Já vi para aqui no fórum muita gente com aquários de 30L e têm lá vários peixes. Será que não posso colocar por exemplo 3 guppies e 2 corydoras? Pelo menos para animar um bocado a coisa!

 

Relativamente aos camarões, duas perguntas:

 

1 - São fáceis de manter? Duram muito tempo? Necessitam de comida especial?

2 - Dão-se bem com os guppies (e eventualmente com os corydoras)?

 

Bem, afinal foram 4 perguntas...

 

 

1- se forem red Cherries são faceis de manter , duram mais ou menos 2 anos , são detritivoros por isso comem qualquer coisa, algas do aqua, flocos embora gostem bastante de verdes(vegetais).

2- não se dão bem com os guppies principalmente em tão pouco espaço, em relação ás cory não chateiam, mas ..... agora uma resposta extra quando começarem a procriar vais ver o que é animar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, são exactamente 25L de água (mais coisa menos coisa). Já vi para aqui no fórum muita gente com aquários de 30L e têm lá vários peixes. Será que não posso colocar por exemplo 3 guppies e 2 corydoras? Pelo menos para animar um bocado a coisa!

Poder podes, mas deves ter consciência que é muito pouca água que precisa de cuidados frequentes e isso não pode faltar.

 

Relativamente aos camarões, duas perguntas:

 

1 - São fáceis de manter? Duram muito tempo? Necessitam de comida especial?

2 - Dão-se bem com os guppies (e eventualmente com os corydoras)?

 

1 - Há fáceis e menos fáceis :P, mas sim red cherrys por exemplo são fáceis de manter. Existe comida própria mas podem comer algas, restos de comida de outros peixes.

2 - Guppys podem comer os camarões mas se tiveres plantas e/ou musgos eles safam-se mas não é o ideal, com corydoras não tem problema.

 

Pesquisa um pouco no sub-fórum de invertebrados e nano aquários.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou pesquisar então mais informação no fórum dos nano aquários.

 

Entretanto hoje ofereceram-me dois camarões red cherry e um peixe blue tetra! Não estava a pensar em colocar peixes tão cedo no aquário, mas lá tive que os pôr. Agora pelo que li parece que o blue tetra precisa de companhia. A pessoa que ofereceu o peixe referiu que deviam ser pelo menos 3, embora no AqAdvisor refiram no mínimo 5. Mas 5 parece-me demais para a dimensão do meu aquário.

 

Vamos ver como é que a coisa corre!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pela oferta, apesar de antes do tempo...mas faz-me confusão uma coisa, se a pessoa sabia que deveriam ser no mínimo 3, porque ofereceu 1?

 

De qualquer maneira, assim que der, pões pelo menos mais 2 e prontos! Ou tentas dar/vender o tetra e vais buscar outro(s) a teu gosto...

 

Quanto aos Red Cherry, se tiveres a sorte de ser um M e uma F, pode ser que aumentem o nº!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como se costuma dizer "a cavalo dado não se olha o dente"! Já agora uma pergunta de quem não percebe mesmo nada do assunto: os peixes para fazerem "companhia" ao blue tetra têm mesmo que ser outros blue tetras, ou posso por uma espécie que seja compatível, se é que isso existe?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Têm que ser Blue tetra também, para fazerem cardume.
Há alguns peixes que aceitam fazer cardume com peixes da mesma "família", mas penso que não seja o caso.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Venho aqui fazer um update da situação. Resolvi dar o blue tetra a um amigo que tem um aquário muito maior e comprei dois platys. Assim fiquei com dois platys e dois red cherry. Ao fim de dois dias já morreu um platy e o outro não me parece estar de boa saúde :(

 

Entretanto descobri que estava a dar sera goldy color spirulina (comida para peixes dourados) aos platys, pois era a comida que me tinham dado quando me ofereceram os peixes dourados (ver primeiro post) e nunca mais me lembrei de olhar para o frasco. Será que é por isso que o platy morreu?

 

Hoje já comprei comida da sera adequada para os platys, mas temo que o segundo platy não resista. Anda muito parado, quase sempre no mesmo sítio. Agora não sei se é por estar sozinho ou se é por estar doente (ou as duas coisas). Há alguma coisa que possa fazer? Devo colocar mais peixes no aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como eu previa o segundo platy também morreu :(. Uma vez que não estou para "matar" mais peixinhos, comprei os principais testes para medir a qualidade da água: pH, NH3/NH4 (amónia) e NO3 (nitratos). Os resultados foram os seguintes:

 

- pH: 8 (eventualmente 7,5; as cores são muito parecidas)

- NH3/NH4: 0 mg/L

- NO3: 5 mg/L

 

O que me dizem destes valores? Do pouco que percebo parece-me que estes valores até são aceitáveis. Talvez o pH possa estar um bocado alto...

 

Então porque é que os peixes morrem? Será pela temperatura da água? Eu tinha a água perto dos 27º. Os dois camarões lá continuam e para já não morreram. Já agora aproveito também para perguntar se é normal os camarões mudarem de "carapaça". É que me apareceram no aquário o que me parece ser duas carapaças brancas com um aspecto um bocado esquisito.

 

Obrigado pela ajuda que me possam dar.

Editado por kareka73
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A morte do platy, pelos valores não parece ter nada a ver com isso podiam já ter vindo assim da loja, doentes.

Em relação é mais que normal os camarões mudarem de " Carapaça" , a isso chama-se Ecdise, É assim que o camarão vai crescendo e se tornado adulto, mudam muitas vezes de "carapaça " (exoesqueleto) mais frequentemente enquanto juvenis, para puderem crescer até ao tamanho de adulto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.