Provisória(mente)


Tozé Nunes

Recommended Posts

Provisório: Interino, passageiro, temporário, transitório, momentâneo, efémero, instantâneo, extemporâneo, fugaz, passageiro, temporal, curto,rápido, breve,...

Mente: engano, impostura, fraude, falsidade, erro, ilusão, fábula, ficção.

Provisório + Mente = Provisóriamente: o oposto de provisório? Permanente, durável, estável, sólido, efectivo, actual, certo, definitivo, existente, perdurável, persistente, imortal, eterno, inextinguível, perpétuo, duradouro, constante.


Após venda do meu aquário scalare160L e apenas para usar como albergue para os peixes enquanto o Bruno fazia a ciclagem da nova montagem de maneira a poder depois os levar em segurança montei um aquário antigo que me foi oferecido por um amigo, cujos vidros estão bastante riscados e aproveitando uma calha de tecto apenas para iluminar.
O problema do termo provisoriamente é que acabam por se arrastarem indefinidamente e assim nasceu este novo projecto. E tendo sido uma montagem feita de improviso teve as suas contrariedades, o substrato não fértil revelou-se curto tendo optado por usar um areão que aqui tinha guardado, a montagem arranca ainda com a iluminação prévia enquanto não coloco uma nova de leds e o filtro externo é para ser trocado por outro.

Quanto à montagem usei substrato fértil jbl aquabasis plus apenas e só por ter cá um resto, o mesmo se passou com o manado e o areão. O hardscape é de 3 pedras dragon stone e um tronco com bolbitis heuledotti, microsorum pteropus e anubias nana. No substrato plantei uns pés de echinodorus :)

Quanto à fauna, primeiro quero estabilizar o aquário e depois de ter os parametros confirmados decidirei conforme.

Mas chega de paleio, deixo-vos um slideshow da montagem.

]

  • Votar + 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais uma vez Parabéns António

grande potencial que aí está vai sair outro grande aqua.

em relação à fauna ....... tu já sabes uns belos de uns camarões que bem que aí ficavam uns yellow

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu punha mais 'hortaliça'... acho que ainda se vê ali um bocadinho de madeira... :roflroll2: :roflroll2: :roflroll2:

 

Desbronca-te mas é quanto à fauna! biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá António!

 

Parabéns, um novo aquário é sempre um motivo de celebração e este está bonito :) Parece é precisar de mais verdura, como já foi dito, e de algum hardscape a mais, não? Passa cá para arranjar-te um casalinho de Apistos para aí e mais umas verduras!

 

Não menosprezes as tpa's que com essa verdura vai demorar até ter crescimento para justificar o substrato fértil!

 

Um abraço e continua a fazer updates!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu confesso que estava a brincar pois acho que aquilo já tem plantas a mais que sufocam por completo o hardscape!
Btw... as tuas echinodorus parecem cryptocorines, não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à fauna ainda aguardo para ver o que colocar e por exigência do pessoal cá de casa terá que forçosamente ter menos verdura do que os outros de maneira a que se vejam os peixes :P

 

 

Passa cá para arranjar-te um casalinho de Apistos para aí e mais umas verduras!

 

Foi por causa desse casal que este aqua foi montado, eu até era para o desmontar de vez. Infelizmente não montei um biotipo como eles merecem com areia e folhas no fundo :sorry:

 

Achas hardscape a mais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada que não sofra uma pequena modificação, o substrato já é escuro. Levas mais Cryptos e Echinodorus para aproveitar esse S.fértil e fazes o leito de folhas ;)

 

Não, queria dizer que podia levar mais hardscape. Pedras e/ou mais uns pedaços de madeira. Na minha opinião (a meu gosto :P ) este tipo de layout "ilha" fica bem só se for com zona de areia à volta.... se usas subtrato para plantar precisas de uns apontamentos para quebrar a monotonia do layout ;)

 

Um abraço e cá te espero ;)

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Btw... as tuas echinodorus parecem cryptocorines, não?

 

O Fernando Freire é que me arranjou esses pés que são filhos da planta monstruosa que estava no tanque à entrada da Naturline! Penso ser echinodorus mas o homem que esclareça isso :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me ver uma Echinodorus palaefolius var. latifolius na frente ao centro... das que te arranjei, as Echinodorus têm a folha só na ponta do talo que sai da roseta. Nas cryptos, o que sai da roseta é já "a folha" propriamente dito. Além de que estas últimas são mais finas e escuras que as Ehinodorus. Ambas são óptimas para manter com substrato fértil, mas a atura que a Echinodorus atinge...preocupa-me! Olho na pinça ;)

 

Adoro Bolbitis, não me consigo fartar desta planta hehehe

 

Um abraço

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu consigo ver no android! Fotos só logo quando estiver em casa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António,

 

Estou a ficar um fã de layouts centrais. No entanto, no teu, gostava de ver algumas pedras a vir do tronco central, com um ligeiro desiquilibrio para o lado esquerdo do aquário. Acho que ficava no ponto.

 

Outra coisa ... não usas pinatifida :thumbup3:

 

Abraço,

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gostava de ver algumas pedras a vir do tronco central, com um ligeiro desiquilibrio para o lado esquerdo do aquário. Acho que ficava no ponto.

 

Que tipo de pedras? Tenho uns basaltos pretos iguais ao E se de repente, uns xistos iguais aos usados no Aquaxisto e no Crystal Beach Guesthouse e ainda umas castanhas apanhadas em monsanto.

 

Nada de pedras japonesas :sorry:

 

 

Outra coisa ... não usas pinatifida :thumbup3:

 

Ainda não fui buscar uns pés ao teu aquário :naughty:

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pedido do ThunderDrum segue umas fotos:

IMG_2290_zps41ee0e37.jpgIMG_2291_zps05268586.jpgIMG_2292_zps609d952d.jpgIMG_2289_zps9ab1f41d.jpgIMG_2284_zpsf5a7798d.jpg

Editado por António Nunes
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado ao pedido do thunderdrum.

António esse aqua está mesmo a ficar com cara de quem está danadinho para ser recheado de camarões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outro? :ohmy:

 

E este já tem água e tudo.

 

Parabéns pá!

 

Tás a ficar pouco viciado, tás... biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Ele é comunitário, é áquas de marisco e agora de apistos, o homem não pára.

 

Não gosto da cor do substrato mas com as folhas isso deve ir ao lugar.

 

Abraço,

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também não gosto do areão. Chamar a isso substrato é o mesmo que chamar marisco aos tremoços ehehhehe

 

Nesta img mais próxima já deu para ver que, realmente, não são cryptocorines cá à frente.
O que me leva a uma pergunta óbvia... se é uma echinodorus, e se cresce tanto, o que faz à frente do tronco? ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Booas. O substrato é areão amazónico e veio da aquaplante há mais de 4 anos e foi utilizado noutra montagem estando armazenado há bué :) Foi uma solução de recurso às 2 da matina de 2° feira quando descobri que o manado + akadama não seria suficiente para cobrir o aquabasis. Se conseguir um tapete que cubra o areão fica disfarçado senão ainda lanço uma moda nova.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tenho novidades quanto à fauna, deram entrada um casal? de apistogrammas hongsloi vindos do Fernando Freire a quem agradeço a oferta e espero que tenham aqui as condições necessárias para se reproduzir ou pelo menos que estejam confortáveis.

Peço desculpa pela qualidade das fotos mas não tenho como esconder os riscos dos vidros :(

 

IMG_2315_zps957f7390.jpgIMG_2310_zps3dac7984.jpgIMG_2314_zpsb2192871.jpg

 

A quem pedia a entrada de camarões lamento mas este não foi pensado para eles, o mais certo é passar para aqui os choprae, daneos rosa e os borara do aquaxisto e transforma-lo num santuário para a camaronada. Aqui será mesmo para os peixes com a promessa de não deixar tapar tudo com plantas :P para se poder apreciar os peixes. Eventualmente ainda opto por colocar alguma planta de tapete para aproveitar o co2 e a fertilização liquida que vou mantendo além do substrato fértil que coloquei de inicio. Algumas sugestões?

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, conforme falei antes passei para aqui os peixes do aquaxisto:

 

IMG_2349_zps76644bf8.jpgIMG_2350_zps537ec681.jpgIMG_2351_zps9993c9f8.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, finalmente coloquei uns focos de leds que cá tinha, deixo as fotos para ver a diferença:

 

Antes tinha uma calha de tecto provisória que tinha 2 T8 de 18w e balastro ferromagnético que descobri graças à prestável ajuda do Paulo Lisboa e o seu medidor de consumos que papava 60W por hora:

2x18w_zps60cb42ff.jpg

 

Arranjei dois downlightled de 12w (consumo real) de 6000K, 120º e 1188 Lm, fiz um suporte para os colocar e eis o resultado:

 

2x12wled_zps561af630.jpg

 

Nota-se bem os focos na entrada de agua :)

 

Aproveitando a calha anterior para fazer uso do vinil fosco que tinha colado no vidro traseiro deu isto:

 

2x12wledbacklight_zps3f93f455.jpg

 

o que acham?

 

De realçar que todas as fotos tem os mesmos parâmetros para ser mais fácil comparar as diferenças.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.