Ajuda Urgente :(


Sayer

Recommended Posts

Tenho um aquário novo e pela primeira vez dou os meus passos neste mundo...

Adquiri o aquario de agua doce há 1 semana, tem 60L e tenho já lá alguns peixes...

.1 Escalar Marmore

.4 Mollys brancas (2 casais)

.2 Mollys pretas (1 casal)

.2 Espadas

.4 Neons Cardinal

.3 Limpa vidros

 

Começei já com 1 problema e 1 duvida grande...

. a molly preta penso que esteja grávida, a senhora da loja disse que estava e está gordinha e tem ao longo da barriga uma linha de escamas esbranquiçadas assim como o Anus branco.. está gravida? devo mete-la na maternidade?

. comprei tambem um espada ontem... e desde que o meti no aquário fica em baixo imóvel, só mechendo as guelras e mt ocasionalmente se move de um lado para outro mas sempre colado ás pedras do fundo, nunca sai de lá... o que devo fazer?

 

Obrigado

http://imageshack.us...1/2972/z99f.jpg

http://imageshack.us...01/955/ohrj.jpg

http://imageshack.us...12/303/9aop.jpg

.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aconselho fazeres alguma pesquisa no forum, porque um aquário dificilmente fica apto para ter peixes numa semana. Muito provavelmente é isso que está mal. Não acredites na maior parte das coisas que te dizem numa loja de animais porque eles só querem vender (há excepções).

 

Tens aqui um link com doenças comuns e tratamento:

http://www.fishnet.org/sick-fish-chart.htm

 

Alguns Pontos importantes:

- Tens peixes com parâmetros de água completamente diferentes

- Tens peixes que são de cardume (10+)

- Um escalar não vive sozinho, nem em 60L

- Não sei o que são limpa vidros, mas há uns que crescem bastantes

- O aquário precisa de filtro e este tem de estar ciclado

- Etc

 

É normal que tenhas doenças e mortes porque basicamente está tudo mal.

Se perderes tempo e pesquisares consegues fazer um aquário muito melhor para ti e para os peixes. Boa sorte.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

.1 Escalar Marmore

.4 Mollys brancas (2 casais)

.2 Mollys pretas (1 casal)

.2 Espadas

.4 Neons Cardinal

.3 Limpa vidros

meu, estes peixes são incompativeis. qual o setup do teu áqua? qual o pH da água? os neons sao de aguas acidas, e os espadas de aguas alcalinas. metes que tipo de agua ai? torneira, garrafao, qual?

depois, a senhora da loja enganoute. os peixes nao engordam assim, pois se comem demais morrem antes disso penso eu. está gravida, e nao ta devia vender assim.

se nao ciclaste o aquario, compra pelo menos um frasco de bacterias, sempre ajuda

Editado por Cain Callaway
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho tido problemas com nenhuns deles... parecem todos estar ás mil maravilhas... tambem só cá estão há pouco mais de uma semana... a água foi de garrafão... o aquario é de 60L vem com filtros internos MINI BIOBOX 2... e bomba EasyFlux 200 que tenho no máximo!

Não ciclei o aquário porque sinceramente não sei o que é... ejá tive a ler bastantes coisas, mas parece que muitas coisas vamos aprendendo com o tempo e ajudar de quem já tem outra experiencia...!

 

Mas em relação á Molly... maternidade certo? meti a foto para verem se já está pronta para isso...!

Em relação ao espada? está deitado nas pedras, mexe-se ás xs... o que faço com ele?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não metas a molly na maternidade. Preocupa-te em cuidar dos peixes que tens, não em reproduzi-los para já. Vais ter de decidir que peixes queres ter, para teres parâmetros de água (Ph, GH, KH, Amónia, nitratos, nitritos - informa-te sobre estes) de água aceitáveis para os peixes.

 

Tens de ter atenção ao tamanho do aquário, alimentação e parte social do aquário (cardumes, etc). O ambiente, troncos, pedros, plantas também é importante. Plantas ajudam à manutenção de níveis estáveis no aquário (não metas plantas à toa senão vai ser pior - tem de ser pensado).

 

De imediato: Aconselhava a dares os peixes de Ph mais baixo, e manteres as mollys e assim (que são peixes mas fáceis para iniciar). Testes de todos os parâmetros que indiquei à bocado. Bactérias para fertilizar o filtro. TPA's diárias de 20% com água tratada porque como o filtro não está ciclado, nao vai limpar o que é preciso. Quem limpa são as bactérias que vão se desenvolvendo no filtro. Decompôe a amónia em substâncias menos tóxicas. Como tu nao deste tempo para as bacterias se desemvolverem, os peixes estão a nadar em água tóxica. Dá o escalar também porque é muito grande para o aquário e é de cardume. Dá pouca comida.

 

Relembro: Esquece a maternidade. Faz os testes á agua, e mete peixes próprios para a água que tens. O platy há de melhorar se as condições melhorarem. Areão flurescente provavelmente não ajuda, mas são gostos..

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, agradeço bastante a resposta.. será complicado dar o escalar, porque na minha zona não conheço ninguem que tenha aquários :((( vou tentar saber de alguem, mas até lá vou ter de o manter no aquário....

vou então fazendo todos os dias renova de água 20%...

 

podes dar-me mais informação em relação a isso do filtro não estar ciclado? o que quer isso dizer? peço desculpa :/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quer dizer que não deste tempo para aparecerem bactérias que decompôe os resíduos mais tóxicos (amónia, nitritos) noutros menos tóxicos.

 

Regra geral demora 1-1.5 meses a estar feito e é necessário alguma carga biológica. Tu criaste a carga biológica quando puseste os peixes, as bactérias começaram a aparecer agora (em quantidades mínimas), vais ter um pico de Amónia (mortifero para os peixes), depois desse pico as coisas começam a estabilizar e as substancias tóxicas vão sendo tratadas pelas bactérias. Quanto mais bactérias tiveres, mais carga biológica consegues ter. Por isso é que se usam materias filtrante com uma grande área de superfície, para poderes ter uma grande área de colonização. Isto tudo muito resumido.

 

Podes oferecer o peixe na zona das ofertas aqui no forum.

 

Mas isto que eu estou a dizer está cá tudo escrito neste forum e na net. E nao leves a mal, mas custa um bocado repetir a conversa todas as semanas.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que não levo a mal... só tenho de agradecer... já mudei 20% agua, meti o Bio Nitrivec da Sera que me aconcelharam na loja... no teste de PH, KH, GH, NO2 e NO3, só mesmo o NO3 é que estava elevado, e o PH perto do limite 7.5...

Agora só fico mesmo com uma duvida grande.... tenho medo que a Molly gorda como está tenha alvelinos e que o Escalar os coma antes de o conseguir dar a alguem... não aconselhas mesmo meter na maternidade? Obrigado e muito muito obrigado joão!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As maternidades só stressam mais os peixes, e regra geral têm má circulação de água.

 

Tens duas hipoteses: Ou montas um aquário à parte (pode ser uma caixa até), ou deixas a natureza seguir o seu rumo. Se tiveres esconderijos no aquário (musgos, etc), alguns safam-se, e dos que se safarem, provavelmente não terás nenhum atrofiado, o que é um bocado chato porque podem nascer peixes muito tortos. Um amigo meu uma vez nasceu um platy que tinha a cabeça ao contrário..

 

Acho que não te devias preocupar com reprodução por agora.. Imagina que tens os peixes, sabes o que lhes dar de comer?

 

O escalar se os encontrar vai comer os alevinos, assim como todos os outros peixes, incluindo os país.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que vais num bom caminho.. Eu gosto do site seriosly fish porque tem uma ficha da maior parte dos peixes bastante descritiva, dá para tirares ideias das suas necessidades.

 

Tens também o aqua advisor (acho que é este o nome) que indica se tens espécies em conflito, falta de espaço, problemas de filtragem e percentagem de TPA que deves fazer.

Editado por jacjac

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais