Dúvidas sobre lampadas e cola quente


Nelson Matos

Recommended Posts

Primeira questão, apesar de já ter pesquisado e a maioria das opiniões apontarem para não haver qualquer tipo de problemas, gostava de saber se há reacção entre cola quente e a água se ficar completamente submersa no aqua.

 

Segunda é mais um conselho. A minha iluminação vai basear-se em 4 T5 que se vão ligar independentemente 2 a 2 e raramente deverão estar as 4 em funcionamento ao mesmo tempo.

A questão é qual será a melhor escolha de temperaturas e combinação 2 a 2.

O aqua vai ser plantado com plantas de pouca exigência e é de 250l.

As opções são 4200K, 6500K, 8500K, 10000K.

Eu tinha pensado 4200K+6500k - 6500K+8500K o que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já usei várias vezes cola quente em contacto com a água e não tive problemas aparentes. Mas não devem ser todas iguais em termos de composição, julgo eu...

Queres colar o quê? Não dá com silicone ou cola para pvc?

 

Essas combinações são boas. Mas para ficares com mais espetros mete também a de 10000k. Sendo que os espetros devem ser do mais pequeno atrás, para o mais alto à frente.

Nao sei qual é a ordem que acendem na calha, mas o ideal era acenderem 1º as duas do meio de 6500k+8500k e depois as de trás e da frente, 4200k+10000k.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas

Eu apenas mencionei a cola quente porque é o que tenho à mao mas se for preciso fazer com silicone é uma questão de o ir comprar.

A instalação vai ter dois balastros duplos pelo que posso sem dificuldade fazer isso. Posso ligar ao 1º as de 6500k+8500k e mais tarde a de 4200k+10000k

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não for uma coisa urgente e puderes usar silicone, é um pouco mais seguro.

Mas mesmo que uses a cola, não deves ter problemas...

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais