El daily dosing


Manuel Resende

Recommended Posts

Boas,

Estou a entrar neste mundo dos plantados e após breves pesquisas ( breves...10 horas) sinto-me perdido.

Já li aqui no fórum os tópicos principais, macro-micros, etc.

 

Como ainda não sei e não arrisco a fazer fertilização Diy, uso de momento o easy life profito.

 

Cheguei até este site que já devem conhecer "http://calc.petalphile.com" onde introduzo os 120 litros do meu aquário, escolhi apenas por preferencia própria a dose diária, escolhi o premixed profito e qual é o meu espanto quando verifico uma dose aconselhada diária de 10ml de profito!!!

 

"...To reach your target of 0.2 ppm Fe you will need to add 10 mL Easy Life ProFito to your 120.0 L aquarium to yield...."

 

Não acham isto um absurdo ou é mesmo assim?

 

Por outro lado fiquei com a sensação de que o objectivo da calculadora é atingir os 0.2 ppm de ferro apenas....então e se eu adicionar os 0.2 ppm de ferro "easy life ferro, por ex", qual passa a ser a minha dose de profito diária?

 

Alguém me pode dar uma ajuda neste sentido ou indicar mais literatura para o efeito?

 

Obrigado

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu não li o link... não tenho tempo, lamento... mas chamo-te a atenção para uma coisa. Se tu queres partir de uma situação inicial de nenhum ferro no aquário (0 ppm) para 0.2 ppm, utilizando esse fertilizante, então terás de dosear 10 mL.

Mas isso não significa que o tenhas de adicionar todos os dias... Sem saberes/estimares o consumo de nutrientes por parte das plantas, não podes inferir que tenhas de fertilizar 10 mL de Profito todos os dias. Imagina que esses 0,2 ppm de Fe te chegam para uma semana... então só tens de dosear 10 mL por semana. Agora podes é perguntar, então é os outros nutrientes? Pois bem, esse é um dos problemas de usar um fertilizante todo em um... se quiseres aumentar apenas um dos nutrientes, não o podes fazer... tens de adicionar todos. Sem contar que para "meteres todos" no mesmo frasco, vais ter de baixar as concentrações dos mesmos... logo, usar mais volume de fertilizante.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu não li o link... não tenho tempo, lamento... mas chamo-te a atenção para uma coisa. Se tu queres partir de uma situação inicial de nenhum ferro no aquário (0 ppm) para 0.2 ppm, utilizando esse fertilizante, então terás de dosear 10 mL.

Mas isso não significa que o tenhas de adicionar todos os dias... Sem saberes/estimares o consumo de nutrientes por parte das plantas, não podes inferir que tenhas de fertilizar 10 mL de Profito todos os dias. Imagina que esses 0,2 ppm de Fe te chegam para uma semana... então só tens de dosear 10 mL por semana. Agora podes é perguntar, então é os outros nutrientes? Pois bem, esse é um dos problemas de usar um fertilizante todo em um... se quiseres aumentar apenas um dos nutrientes, não o podes fazer... tens de adicionar todos. Sem contar que para "meteres todos" no mesmo frasco, vais ter de baixar as concentrações dos mesmos... logo, usar mais volume de fertilizante.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Entendi perfeitamente.

Obrigado Luís pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais