"Janela para as Caraíbas"


xman

Recommended Posts

Olá a todos!

A cerca de 2 meses criei um tópico de apresentação de um aquário que havia comprado, e nessa altura nem os litros do mesmo sabia descobrir. Aqui fui aprendendo isso e mais algumas coisas (muito poucas ainda, visto que a aquariofilia é um universo de coisas).

Aqui o primeiro aquario:

7xf8.jpg

Mas como eu queria muito mais e não estava satisfeito com a minha primeira montagem, e queria fazer muito melhor, após alguma leitura e de alguma pesquisa, decidi por as mãos e a carteira a trabalhar e daqui construí este meu novo menino.

Como não sabia como o haveria de apelidar e em virtude de o barco encalhado me ter feito relembrar uma praia da Republica Dominicana onde estive, decidi apelida-lo de "Janela para as Caraíbas"

Material

Aquário Ciano Emotions Nature 99 cm * 37 cm * 60 cm - +/-200 L
Filtro Tetratec EX 600 - 600 L/H
Termostato hydromatic 2 - 250 W
Iluminação - 1 T5 60 Leds 5w = 20W

Hardscape

Substrato não fértil - Areia de Silica 20 kg
Pedras várias

Parâmetros

pH - 7,5 / 8.0

Aqui esta ele:

sem água

swha.jpg

cheio de água

9xr3.jpg

de noite

jgw5.jpg

Espero que tenham gostado, e agradeço que comentem e façam as vossas criticas e dêem a vossa opinião.

Tenho ideia de colocar cá dentro talvez uns discus e uns escalares, o que acham??

fico a espera dos vossos comentários

Cumprimentos

Artur (xman)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que discos e escalares não são adequados para esse hardscape... material calcário ( ph 8 ) para discos não!

 

Acho que antes de montar o aquario deves saber os parametros que os peixes precisam! pesquisa melhor ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que discos e escalares não são adequados para esse hardscape... material calcário ( ph 8 ) para discos não!

 

Acho que antes de montar o aquario deves saber os parametros que os peixes precisam! pesquisa melhor ;)

ok obrigado, mas pelo que li existem produtos que fazem baixar o ph e que os discus aguentariam ph de 7, correcto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não te preocupes muito com o ph, desde que esteja estável e abaixo dos 8 não tens problemas. Acho na minha opinião que pores produtos no filtro para baixar o ph, ainda ia ser pior, o melhor é sempre ter o aquário com os parâmetros os mais estáveis possíveis sem variações.

Os discus aguentam às vezes mais do que pensa.

 

Em relação ao aquário este ultimo setup é bem melhor. Ficou com um aspeto bem mais moderno.

 

 

Cumprimentos

Jorge

Cumprimentos

 

Jorge

 

 

http://jgdiscus.blogspot.pt/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao aquário este ultimo setup é bem melhor. Ficou com um aspeto bem mais moderno.

 

 

obrigado Jorge,

agora só falta colocar umas flores para dar mais alguma cor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, com esses valores não te aconselho nem escalares nem discos, e o uso de produtos químicos para baixar os valores além de provocar diferenças que são prejudiciais à fauna torna-se além do mais numa solução dispendiosa.

Mas vamos por partes, o ph que tens à saída da torneira é igual ao da agua dentro do aquário?

Esse filtro é muito fraco para tanta litragem, deves arranjar mais um ou substituir esse por um mais potente, no mínimo deves ter 1000L/H, o ideal seria o dobro.

Olhando para o que tens ia talvez para um aqua de ciclideos africanos mas ressalvando a necessidade de mais filtragem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Artur, quando me referi ao ph dos discus, estava-me a referir aos criados em cativeiro, não aos discus selvagens.

Os primeiros aguentam bem até esses valores, um dos maiores criadores de discus europeu, que exporta discus para todo o mundo cria discus entre intervalos de PH de (7 a 7,8).

Eu próprio tenho discus desde 2002 com valores de pH entre (7 e 7,5). Sem o mínimo de problema.

 

De qualquer maneira se o poderes baixar para valores mais próximo de 7 melhor.

Confirma se não são as pedras ou a areia que estão a subir o Ph.

Cumprimentos

 

Jorge

 

 

http://jgdiscus.blogspot.pt/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o problema não é o ph de 7 ou de 7,5.

o problema são as oscilações de ph.

 

cumps

 

Boas e obrigado a todos pelas informações.

Eu já voltei a medir o ph e ele encontra-se entre 7 / 7,5, e já na altura que postei aqui na apresentação era esse o ph do aquario, eu é que tinha visto mal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

gostaria de saber umas opiniões vossas acerca das minhas escolhas.

 

Já comecei a povoar aqui o meu aquário e neste momento tenho como residentes:

 

5- DISCUS:

 

1 - kobalto

1- Brilhante Turquesa

1- Alemquer

1- Solid Red Fire

1 Penang Eruption

 

2- Escalares

1- Corydora (ainda vou colocar pelo menos mais 1)

1- Crossocheilus siamês (ainda vou colocar pelo menos mais 1)

1- Labeo Bicolor

 

Gostaria de saber qual a vossa opinião acerca desta fauna toda?

 

pois ainda estava a pensar colocar um botia palhaço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

De a uns dias para cá tenho reparado que os meus discus bem como os escalares têm ido muitas vezes ao cimo do aquário como se fossem apanhar ar, e depois voltam para baixo novamente. O que poderá estar a acontecer, ou e normal?

Ainda agora começaste e já tens esta fauna toda, estavas à espera de que? A amónia gerada pela entrada da fauna e tendo em conta o ph alcalino vai criar problemas.

 

Boa tarde,

 

gostaria de saber umas opiniões vossas acerca das minhas escolhas.

 

Já comecei a povoar aqui o meu aquário e neste momento tenho como residentes:

 

5- DISCUS:

 

1 - kobalto

1- Brilhante Turquesa

1- Alemquer

1- Solid Red Fire

1 Penang Eruption

 

2- Escalares

1- Corydora (ainda vou colocar pelo menos mais 1)

1- Crossocheilus siamês (ainda vou colocar pelo menos mais 1)

1- Labeo Bicolor

 

Gostaria de saber qual a vossa opinião acerca desta fauna toda?

 

pois ainda estava a pensar colocar um botia palhaço

 

 

Já te tinha avisado para a fraca filtragem que tinhas, convém urgentemente aumentar a sua capacidade pois discos, escalares, labeos e sae são bichinhos que fazem muita porcaria.

 

A que temperatura está a agua? O filtro faz remexer a superfície de agua? Para aumentar a oxigenação podes colocar uma bomba de ar ou uma bomba de agua para aumentar a circulação? E plantas? Porque não colocar umas poucas valisnérias ou uns fetos/anúbias presos às pedras? Plantas flutuantes também ajuda no consumo de nitratos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A amônia estive a fazer ontem os testes e encontra-se a 0, os nitritos estão abaixo dos 0,3 mg, os nitratos estão a 0,5mg.

 

 

A agua esta a 29g

O filtro faz remexer um pouco a superfície agua.

 

Para aumentar a oxigenação eu tenho aqui um filtro interno de 300l/h será ideal colocá-lo no aquário ou e melhor a bombar de ar com difusor?plantas já tenho algumas, n sei e os nomes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, mas acho que assim já seria uma população exagerada para o Aqua.

 

Exacto, e com esses discus todos e escalares não? Clica no link e vês que só com estas 2 especies ultrapassaste o recomendado...

 

http://www.aqadvisor.com/AquStockImage.php?N=&L=35.4330708661&D=14.562992126&H=23.6220472441&J=&UV=L&UL=cm&F=5:200909300058:0,2:200909300009:0

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o filtro interno tiver a possibilidade de criar oxigenação é preferível usa-lo. Ou optas pela bomba de ar com difusor. Que plantas tens?

 

Os peixes entraram todos de uma vez ou faseadamente? O ph continua alto? Tens feito tpa com regularidade?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente qual a razão para dar opiniões como pedes para depois fazeres o que queres e não o que pessoas mais experientes recomendam?... Para isso não precisas da opinião de ninguém...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o filtro interno tiver a possibilidade de criar oxigenação é preferível usa-lo. Ou optas pela bomba de ar com difusor. Que plantas tens?

 

Os peixes entraram todos de uma vez ou faseadamente? O ph continua alto? Tens feito tpa com regularidade?

Os peixes hoje já voltaram a normalidade, o PH já está mais mais baixo e estabilizado a algum tempo.

Os peixes entraram com um intervalo de 45m entre eles. Tenho feito tpa 1 vez por semana 20% da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente qual a razão para dar opiniões como pedes para depois fazeres o que queres e não o que pessoas mais experientes recomendam?... Para isso não precisas da opinião de ninguém...

Wildweasel, eu por acaso tenho seguido os concelhos que me têm dado, por isso nao entender as suas palavras.

Mas mesmo que isso tivesse sucedido, por isso e que existem estes sítios onde podemos tirar as dúvidas e pedir ajudas mesmo que sejamos um pouco cabeças duras, correcto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Wildweasel, eu por acaso tenho seguido os concelhos que me têm dado, por isso nao entender as suas palavras.

Mas mesmo que isso tivesse sucedido, por isso e que existem estes sítios onde podemos tirar as dúvidas e pedir ajudas mesmo que sejamos um pouco cabeças duras, correcto?

 

Boa tarde,

 

gostaria de saber umas opiniões vossas acerca das minhas escolhas.

 

Já comecei a povoar aqui o meu aquário e neste momento tenho como residentes:

 

5- DISCUS:

 

1 - kobalto

1- Brilhante Turquesa

1- Alemquer

1- Solid Red Fire

1 Penang Eruption

 

2- Escalares

1- Corydora (ainda vou colocar pelo menos mais 1)

1- Crossocheilus siamês (ainda vou colocar pelo menos mais 1)

1- Labeo Bicolor

 

Gostaria de saber qual a vossa opinião acerca desta fauna toda?

 

pois ainda estava a pensar colocar um botia palhaço

 

Várias pessoas te desaconselharam os discus e especialmente os discus e escalares, mesmo assim acabaste por os inserir no aqua. Outra questão, apesar de este ser um comunitário não devias colocar um Labeo com SAE e discus, são muito territoriais e vai andar à porrada com todos e Corydoras, pelo menos 4 de cada espécie, este é o trabalho de casa que devias ter feito ou pelo menos perguntado se tivesses preguiça de procurar antes de teres ido às compras... Os discus são peixes de uma exigência acima da média e requerem cuidados especiais portanto não devem ser eleitos para peixes iniciais senão vai correr mal, a não ser que te tenhas dicumentado extremamente bem, o que eu duvido lendo as tuas questões (não haveria lugar a elas se assim fosse). Isto é como andar de mota, ninguém compra uma goldwing após tirar a carta aos 18 anos, é um processo de aprendizagem e experiência empírica. De toda a maneira desejo-te a melhor sorte a ti e aos teus peixes. Eu sei que a malta quando está a começar fica hipnotizado pela panóplia dos peixes no mercado, mas apesar de serem criados em cativeiro (a maior parte) têm exigências caracteristicas de cada espécie e é imperativo que as conheçamos antes de cometer o erro de os adquirir e depois correr mal em ultimo plano corre pior para os peixes pois o dinheiro que gastas volta a aparecer mais tarde ou mais cedo

Editado por wildweasel_pt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Várias pessoas te desaconselharam os discus e especialmente os discus e escalares, mesmo assim acabaste por os inserir no aqua. Outra questão, apesar de este ser um comunitário não devias colocar um Labeo com SAE e discus, são muito territoriais e vai andar à porrada com todos e Corydoras, pelo menos 4 de cada espécie, este é o trabalho de casa que devias ter feito ou pelo menos perguntado se tivesses preguiça de procurar antes de teres ido às compras... Os discus são peixes de uma exigência acima da média e requerem cuidados especiais portanto não devem ser eleitos para peixes iniciais senão vai correr mal, a não ser que te tenhas dicumentado extremamente bem, o que eu duvido lendo as tuas questões (não haveria lugar a elas se assim fosse). Isto é como andar de mota, ninguém compra uma goldwing após tirar a carta aos 18 anos, é um processo de aprendizagem e experiência empírica. De toda a maneira desejo-te a melhor sorte a ti e aos teus peixes. Eu sei que a malta quando está a começar fica hipnotizado pela panóplia dos peixes no mercado, mas apesar de serem criados em cativeiro (a maior parte) têm exigências caracteristicas de cada espécie e é imperativo que as conheçamos antes de cometer o erro de os adquirir e depois correr mal em ultimo plano corre pior para os peixes pois o dinheiro que gastas volta a aparecer mais tarde ou mais cedo

 

Obrigado, pelo teu esclarecimento.

Mas na altura que coloquei o setup as pessoas simplesmente me disseram que não era adequado colocar discus nem escalares por causa do ph, mas talvez eu tenha entendido mal.

Mas já estou a ver local para deixar os meus dois escalares o que vai libertar um pouco mais o aqua.

Relativamente ao labeo, eu antes de o colocar pesquisei bastante pela net, e vi vários vídeos onde haviam discus, escalares, labeo e ate botias palhaços juntos, por isso ter optado por estes peixes pois eram os que mais gostava, mas pelos vistos enganei-me.

O meu labeo foi o ultimo a entrar, mas já se encontra a uma semana juntamente com os outros todos e ate agora não se meteu com ninguém e esta sempre na sua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.