Ajuda Platy doente


vmike

Recommended Posts

Boas,, tenho uma femea platy doente ja há mais de 1 mes. Tem a parte de cima toda branca, como se tivesse sem escamas. Inicialmente pensei que fosse um problema bacteriano. Fiz o tratamento durante varias semanas e nada.. Praticamente nao come, ta bastante magra e quase sempre parada.. O que pensam que possa ser? obrigada!!

 

Deixo aqui uma foto: http://img560.imageshack.us/img560/4306/m8pl.jpg

 

Parâmetros da água -

 

ph - 7.2

Amonia - 0

Nitritos - 0

Nitratos - 30

T - 26ºC

Editado por vmike
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.peixebom.com.br/Artigos/doenca.htm

 

Mancha Branca

Sinais: Mancha esbranquiçada por despigmentação, no dorso do peixe, como uma faixa. Peixe quieto, repousando no fundo.

Causa: protozoário ciliado Tetrahymena. É altamente contagiosa.

Tratamento: Não se conhece tratamento efetivo. Carlos Beserra fez uma pesquisa internacional a respeito. O peixe vai morrer, sendo melhor sacrificá-lo.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isola o bicho do resto do aquário a sério! faz TPA's, limpa o filtro, e aumenta a temperatura temporariamente para 30º. depois, podes sempre tentar tratar à parte a platy com um desparazitante (não te garanto sucesso). mas se é isto, o melhor é mesmo matares o bicho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eish... eu tenho o peixe no mesmo aquário que os outros (apesar de estar na maternidade) , ainda o tive uns tempos à parte num outro recipiente, mas não tinha condições...

Obrigada!! Sendo assim vou ter mesmo de sacrificá-lo... :/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Que medicamentos estás a utilizar? Muitas vezes os peixes veem com uma certa imunidade a alguns medicamentos, porque as lojas de animais fazem tratamentos "preventivos" quando recebem os animais...

 

Já me aconteceu estar a tratar fungos com o medicamento da Esha, sem melhoras, e bastou mudar de marca e resolveu-se em menos de nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde. Usei vários medicamentos da marca Sera (bacterias, parasitas, ...)

Infelizmente todas as características da "mancha branca" que o Cain Callaway publicou aqui coincidiam com o estado da minha platy e aqui em casa já decidiram sacrificá-la, para grande pena minha, mas também não queria que ela estivesse para aqui a sofrer....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que por muitos dos sintomas coinciderem, não significa que tenha a doença.

 

Em aquariofilia, nem sempre é fácil o diagnóstico.

 

Por norma, tenho detectado mais casos de imunidade a medicamentos com os produtos da sera e da esha, talvez por serem os mais comuns no mercado.

 

Mas voltando ao que escreveste, usaste vários produtos, para combater doenças diferentes?... é que só isso pode justificar o estado debilitado do peixe, com tanto medicamento que levou...

 

O problema aqui não me parece ser só da doença. E cuidado com as pesquisas que fazem, há muita literatura desactualizada na rede, hoje em dia já se deram passos de gigante no combate a doenças que até há bem pouco tempo eram consideradas sem tratamento

 

A mim parece que o peixe está com um fungo persistente por fragilidade da mucosa, e essa pastilha de comida no fundo da maternidade só potencia o fungo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Na minha opinião tambem ia para um fungo. Basicamente sou da mesma opinião da ana. Os fungos são das coisas mais dificeis de combater. Se um medicamento não funciona exprimenta-se outro mas com um principio activo diferente do que estas a usar. Por outro lado pensa que tens um peixe doente que te pode contaminar os outros.

Se o separares para outro aquario podes exprimentar o que quiseres porque enquanto ha vida a esperança. Se o mantiveres no mesmo aquario podes dar cabo do resto dos peixes. Ja perdi aquarios inteiros para fungos.

Agora tu é que sabes o que é melhor para ti.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.