Como limpar esta faixa de algas (com foto)


pcdrg

Recommended Posts

Algas a praga

 

praga que nao atacou o meu aqua em força, ainda!

 

 

o meu aqua esta amontado ha menos de dois meses e esta tudo a correr bem, a equipa de limpeza de algas é constituida por uma siames (na foto) um otto e alguns caracois

 

nao tenho tido algas mas a semana passada comecei a ter green spots nos vidros, ate aqui tudo normal

 

diminui a horas de luz

 

o aqua não esta num sitio completamente escuro mas nao apanha luz directa

 

apareceu por baixo do areao uma faixa de 1 cm de algas verdes, e nem eu consigo limpa-las nem a minha equipa :cry:

 

o que posso fazer?

 

devo afastar o areao para limpar?

 

normalmente nao limpo a totalidade das green spot para dar algo que fazer ao meu otto

 

esta faixa nao se estende a todo o comprimento, apanha so 2/3 do lado direito

 

Pic_4311_13.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pcdrg,

 

não te preocupes com essas algas.

Além de não conseguires removê-las de forma alguma (a não ser que removas o areão nesse local), elas não provocam nenhum tipo de problema. É mesmo só o aspecto visual.

E ainda que as removas, ao fim de algum tempo reaparecem.

Diminuir as horas de luz não vai ajudar nada. Lembra-te que tens que ter, no minimo, umas 8-9h de luz, senão as plantas ressentem-se.

Penso que todos devem ter essas algas no areão dos aquários.

É a minha opinião, vamos ver se aparecem mais.

Saudações aquariófilas.

 

Nuno reis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Essa faixa é de dificil limpeza mas se eu fosse a ti também não me preocupava muito com ela. Deixa-a estar, desde que não se espalhe pelo aquario tudo bem.

 

Mais tarde ela desaparecerá e os restos serão uteis para a absorção das plantas. Se mesmo assim estiveres decidido a retira isso então basta retirar o areão nessa zona e passar os dedos que isso sai logo.

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok obrigado!

 

eu tenho neste momento 9h de luz, qt a outras algas ate ver nao tenho nada de especial, apesar de estar a dar nutrientes as plantas

 

julgo que a velocidade que uns pes de bacopa que eu tenho estao a crescer nao sobra nada par as algas. alias eu nao sei se tem a ver ou nao mas é perto das raizes das bacopas numa das pontas do aquario que nao tenho esta faixa de algas.

 

so tenho um otto e um siames para tratar das algas, aconselham-me a comprar pelo menso mais um otto?

 

ouvi falar que podiam ser agressivos? ou estou enganada?

 

como o aqua nao é grande e os ottos nao crescem muito se clahar é boa opçao comprar mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas tem cuidado com a agua oxigenada (H2O2). É ciosa forte e mata tudo que é vivo se não tens muito cuidado com a dozágem e com a aplicação. Na última Aquario Magazine até aparece um Artigo sobre isso e tenho a certeza que isso já se discutiu aqui no Forum.

 

Eu ca desaconselho. Ou decides que as Algas no Areão até são fixes porque significam que o Areão esta bem oxigenado logo está saudável (seria apenas uma desculpa) ou então não gostas e colas uma faxa de fita isoladora preta por cima.

 

Cumprimentos, Marc

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acho q nao vou fazer nada

 

nao quero correr o risco de perder algum peixe com agua oxigenada so por uma questao estetica

 

o que me preocupou foi que fosse mau sinal as algas

e que se fossem desenvolver muito mais

 

mas se ate nao é mau sinal

e significa que o areao esta bem oxigendo

acho q vou ver como evolui

 

qt a ter mais ottos num aqua de 60 l,

pq eu so tenho um

 

o que acham?

 

acho q o meu otto nao esta a dar conta das green spots todas

 

devo comprar mais um ou mais dois?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

eu tambem tinha esse problema. Essa deve ser a zona por onde colocas a agua nova no aqua (troca parcial). No meu era nessa zona. Comecou a ser bastente e nessa altura não fazia aspirações do fundo. Comecei a aspirar comprei um anti-algas que só utilizei uma vez e com a escova de imãn limpei esse bocado. Até agora nunca mais apareceu. Acho que n deves comprar outro otto. Se por acaso comecares a ter mto compra antes um SAE (barbo do Sião) que é um comedor nato de algas,mas atenção pq ele atinge os 12 cm.

Um abraço :)

Quem vai á pesca....

Peixaxa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado

 

e sim é mesmo na zona onde introduzo a aqua das TPAs

 

a que se deve? remexer os detritos?

 

aspiro o areao uma vez por semana, mas é preciso tanta paciencia

 

a minha equipa de limpeza é um SAE e um otto

 

eu fiquei com medo que nao tivessem alimento suficiente mas o SAE tb tenta comer bolinhas de comida em suspensao na agua e as pastilhas de fundo. :)

 

tento nao sobre alimentar os peixes mas qd lhe da a vontade a todos ao mesmo tempo, realmente fica muitos detritos no fundo ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais