Duvida: que parasita ou que raio era aquilo no espada?


Cain Callaway

Recommended Posts

Eu hoje acordei com um pequeno alerta. Fui dar de comer aos meus espadas, e um deles, o macho, à frente da barbatana dorsal tinha ali um pequeno filamento branco (perpendicular ao dorso) que não percebi bem o que era, mas passado uma hora reparei que tinha crescido um pouco. Era mesmo uma coisa pequena e fininha.

Fiquei desconfiado. Depois percebi que o termostato estava mal ligado, desde que montei o aquário (há semana e meia, e os peixes estão aqui há 3/4 dias). A ficha era chinesa, e o adaptador estava lasso e não fazia contacto e fui logo trocar por uma que tinha a mais, e comecei a pensar que se calhar devido à baixa de temperatura apanhou alguma coisa.

Entretanto, pelo sim pelo não, decidi fazer o que se faz com o ictio (embora não fosse ictio nitidamente), que foi aumentar de manhã a temperatura do aquário para 30-32 graus, e colocar um pouco de sal no aquário (de qualquer maneira, um aquário de espadas tem de levar sal grosso). Hoje cheguei a casa às 18h, e o bicho ainda estava lá, mas encolhido, além de ter ficado transparente (digamos que secou), e agora, só tem lá uma coisita de nada.

Não notei diferença na actividade do espada. Continua um brincalhão e um tarado sexual, e não o vi a coçar-se contra as pedras do aquário (típico quando os peixes ficam doentes com algo a nivel cutâneo) nem de manha, nem agora de tarde, nem notei perda de cor, nem nada. Aliás, já meti o termostato a 27º.

Espero que tenha sido uma situação pontual de algum verme que se tenha desenvolvido nalguma zona sensível. Se alguém me souber dizer o que é...o que me pareceu mais plausível era ser a doença do algodão e aquilo ser apenas o primeiro filamento, mas que eu saiba isso não se cura com sal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Isso são parasitas externos, nunca doença do algodão (fungos).os fungos não são de todo filamentos, e o sal actua como um desinfectante apenas.

 

Se o problema persistir, terás de aplicar um desparasitante para parasitas externos. Muito cuidado com as condições do aquário, basta a mínima deterioração da água para teres um problema grave.

 

Nem todos os peixes se coçam quando teem problemas de pele, muito cuidado com a generalização dos sintomas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho mantido o aqua com o sal estes dias. Depois faço umas TPA's esta 6ª feira. Vamos ver como corre. Mas penso ser um caso pontual. Ocorreu pq houve mesmo uma baixa de temperatura, e penso que isso nao volte a acontecer. neste momento nao voltou a acontecer nada

Editado por Cain Callaway
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for um parasita externo, não é a temperatura que vai fazer com que ele apareça.

 

Aliás, podias descer a temperatura do aquário para os 25-26ºC, é o mais ideal para os peixes e, caso tenhas um problema de ictio ou fungos, deves aumentar a temperatura para os 28-29ºC. Tudo o que passa acima dos 30ºC não é benéfico para os peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais