Malditas filamentosas


SALADAdeFRUTA

Recommended Posts

Boas

 

Estou para aqui com um sério problema de algas filamentosas.

 

Tudo começou depois de eu ter estado umas boas semanas sem contacto com o aquário, e as algas cresceram que nem malucas do meu tapete relvado até à superfície quase 50 cm acima. E eu voltei e aparei, e ajustei os fertilizantes. E elas viltaram a crescer, e eu areumei metade do tapete, aquele que arrancou ao puxar, e replantei.

basicamente eliminei 99 % da alga.

e apesar de estar a limpar todos os dias, a malandra mostra sinais de voltar sempre ao ataque.

Também tenho os pontitos verdes no vidro. Quais são as condições que esta alga adora?

 

Cumprimentos

miniatura_f_rum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá SaladadeFruta!

 

Eliminar 100% das algas de um aquário é tarefa muito dificil, bem mais fácil é controlar o seu aparecimento.

 

Existem alguns factores que podem fazer com que as algas se descontrolem. Valores errados dos niveis de Macronutrientes é um deles. Os 3 Macronutrientes principais interagem entre si, ou seja, as plantas precisam de uns para assimilarem bem outros. Por exemplo, se os Fosfatos estão a zero na água, as plantas vão assimilar de forma deficiente os Nitratos, e excesso de Nitrato provoca algas.

 

Os valores devem estar mais coisa menos coisa neste patamar: Nitrato 5 a 10ppm, Fosfato 1ppm +-, e Potássio 30ppm.

 

Tens testes de Nitrato e Fosfato?

  • Votar + 1

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tenho os testes sim, e já tenho esta montagem desde fevereiro, e o aquário desde 2011. Quanto à flora diria que é complexa e algo difícil de manter, e tem tudo resultado muito bem. Inclui-se um tapete de cuba, um tapete de acicularis e parvula, rotala rotundifolia, green e wallichi, ludwigia cuba entre outras. Já fertilizo há muito tempo, embora não seja muito maricas com aquilo, por exemplo, quando preparei os fertilizantes, despejei água para a garrafa lol e diluí a quantidade que queria, sem me preocupar com fervuras e arrefecimentos e águas disto e daquilo. O sistema de co2 é caseiro e nem estou a pensar mudar.

Tento manter os nitratos nos 5-10, o potássio não tenho maneira de medir, mas deve andar pelos 15, e o fosfato andava nos 1.5, e baixei para 1. Os teste não são muito exactos para ser franco, e o potássio é ao calhas. Micros são a olho.

 

E vê bem que eu já tive pragas do piorio, desde uma coisa estranha que me tapou o relvado por inteiro, sem qualquer hipótese de remoção (assemelhava-se a uma alga conhecida, que só os cae comiam se não me engano, mas eram diferentes, caso estranho). Depois de muita tentativa e excel aquilo acabou por sair à mão. Já tive água verde, resolvi com uv, já tive ciano bactérias, foi fora com apagões e mais não sei o quê, já tive cladophora por duas montagens, que saiu à mão e com os meus compinchas amano, e ainda houve muito mais.

 

Qualquer dia posto aí o meu aquário, com um antes e depois, é cá um espetáculo.

 

Mesmo sabendo que a alga vai acabar por desaparecer, queria saber se por experiência sabem do que esta alga gosta.

Editado por SALADAdeFRUTA

miniatura_f_rum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens hipótese de meter fotos da alga? É mesmo filamentosa?

 

Tentas manter os nitratos e fosfatos nesse valor e até aí tudo bem. Mas eles estão mesmo nesses valores?

Que iluminação tens? As lâmpadas têm quanto tempo de uso?

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nas semanas que estiveste sem tocar no aqua, os valores de Nitrato e Fosfato muito provavelmente deviam estar diferentes...o que causou as algas.

 

O CO2 caseiro não ajuda...os valores de CO2 estão sempre a oscilar, e com muita luz e nutrientes à disposição, a concentração de CO2 na água deve ser o mais estável possivel.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que tens um belo pasto para caracois e ottos se divertirem a comer :)

manda um batalhao de ottos que eles papam tudo e ainda te pagam :P

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais