Ajuda! Peixe dourado "deitado" no fundo


joaopedr0

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Tenho um peixe dourado desde Maio num aquário tipo Globo (bem sei que não é o ideal), sem qualquer tipo de filtragem.

 

Desde o final da semana passada que reparei que o peixe está sempre deitado no fundo do aquário, por vezes de lado. Também ja o encontrei por diversas vezes a fazer movimentos tipo pirueta, como se não se conseguisse equilibrar. No entanto, por vezes, o peixe consegue nadar normalmente, como se não tivesse nenhum problema.

 

Tenho estado a fazer diversas pesquisas em fóruns e pensei que pudesse ser da bexiga natatória, mas tenho medo de fazer um tratamento que não seja o adequado.

 

O peixe não aparenta ter qualquer lesão nas barbatanas ou no corpo e, quando consegue vir a tona, alimenta-se normalmente.

 

Sabem-me dizer o que será e o que posso fazer?

Muito obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ve se tem pintas brancas, ou vermelhidao nas barbatanas ou cauda. os movimentos tipo pirueta, é problema de bexiga natatoria...nao ha grande volta a dar penso eu

 

se forem pintas brancas mete o aquario numa zona quente (mas nao demais) em casa, e mete uma colher de cha de sal grosso (Deves dissolver previamente) no aqua por cada 15L (se o globo é de 5L metes um terço da colher obvio).

 

anw, mete fotos...se ele morrer, faz o seguinte: dá o globo aos teus pais para fazerem daquilo vaso para bambus, e não voltes a meter peixes nele...os globos sao um crime para os bichos, pois devido à sua forma, eles ficam stressados e adoecem facilmente. se queres um peixe facil de tratar para la meteres entretanto, apanha no rio uma (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]. Senao, investe um guito num aquario serio com filtro, cascalho, termoestato, etcc, e estuda aquariofilia (deves estudar primeiro!). procura saber o que é o ciclo do azoto e etc. e depois, nao voltes a meter peixes de agua fria. sao tudo aldrabices geneticas. mete de agua quente por uma simples razao: nos de agua quente vês-te obrigado a manter a temperatura fixa. durante o inverno tens o termostato, e durante o verao a agua ta quente de qualquer maneira. recomendo-te platis para começar

nos peixes de agua fria nao podes nem ter a agua muito fria, nem muito quente. sao por isso sensiveis a qualquer alteraçao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João Pedro.

Não me leves a mal, mas fiquei triste com a tua afirmação. Disseste: ''Tenho um peixe dourado desde Maio num aquário tipo Globo (bem sei que não é o ideal)''.

 

Ora se sabias de antemão que não era ideal porque o fizeste? E a questão não é não ser ideal, pôr um peixe dourado num globo é crueldade, ainda para mais quando sabias isso.

 

Os comuns Peixes Dourados são os animais mais marginalizados que existem, e os mais maltratados. As pessoas simplesmente pensam que se o animal morrer compram outro. Muitas pessoas cedem à vontade dos filhos em ter um peixinho, e ''inocentemente'' matam um ser vivo.

 

Para a Natureza, cada Peixe Dourado não é mais nem menos que um cão, um gato, um cágado, um canário. E este animal em particular NÃO pode viver de maneira nenhuma em globos. É um peixe sociável que tem de estar com companheiros num espaço grande de água. 4 destes peixes devem viver em lagos com muitos litros de água, não em prisões de 3 litros.

 

Esse teu peixe muito provavelmente morrerá, e que a morte dele seja o exemplo para nunca mais repetires e, se possível alertares de futuro quem queira fazer o mesmo: colocar um ser vivo preso, a viver na própria urina e fezes, e morrer inevitavelmente intoxicado.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais