Recommended Posts

Publicado

Olá pessoal.

Desde que me deparei com o problema da água leitosa no meu aquário, devido à morte súbita de bactérias, tenho sido forçado a fazer TPA's com alguma frequência. O aquário é plantado (cerca de 300 litros) e a minha dúvida é, visto não ter possibilidade de armazenar muita quantidade de água para as TPA's, por forma a que ela repouse antes da muda, será que usar água directamente do cano pode prejudicar de alguma forma as plantas devido ao cloro ou outros metais pesados?

Pode também afectar a colónia de bacterias que ainda se deve estar a restabelecer?

É que em termos práticos facilita bastante usar uma mangueira directamente do WC para o aquário..

Aguardo a vossa opinião.

Obrigado.

Abraço,

David

Publicado:

Eu deixo a água repousar cerca de 24 h. , ás vezes até mais

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

|==|================ ================|==|

Publicado:

Boas

Eu não repouso a água e uso anti-cloro.

No entanto, já vi muitos e bons aquários em que os donos me disseram "directamente do cano!" :) por sinal dos mais bonitos que vi até hoje.

Um abraço

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Publicado:

Boas. obrigado pelas respostas, mas a minha dúvida era um bocado mais específica:

Em que medida a água directa da torneira pode afectar um aquário (densamente) plantado? Se é ou não prejudicial para as plantas e, nesta situação específica, para as bactérias que se estão ainda a restabelecer..

O pH da torneira sei que não difere muito do pH do aquário mas outras condições como o cloro podem ser prejudiciais para as plantas e bactérias?

quanto tempo fazes de repouso?

Como referi anteriormente, não tenho possibilidade de armazenar muita água pelo que tem sido directamente da torneira..

Abraço,

David

Publicado:

se n podes armazenar agua de um dia para o outro, tens de usar um anti-cloro...

Se não me engano na semana passada ou na outra discutimos essa questão onde chegamos a boas conclusoes acerca do cloro e metais pesados... e consequencias nas aguas dos aquas :)

Vou procurar ja ca ponho o link

Publicado:
se n podes armazenar agua de um dia para o outro, tens de usar um anti-cloro...

Mas achas que essa obrigatoriedade se aplica a um aquário só com plantas?

Obrigado pelos links, já dei uma vista de olhos :?

Publicado:

Eu penso que a questão do cloro tem a haver com a mucosa dos peixes, não com as plantas.

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Publicado:

Até um certo ponto o cloro é nutriente para as plantas.. ja para os peixesja é um pouco mais nocivo! eu faço tpas do meu aqua cerca de 20% do volume total duas vzs por semana uso agua diretamente do cano e não tenho tido nenhum problema! meu aqua tem aproximadamente 300 lts... depende da porcentagem de agua das tpa's