Dave Publicado Abril 17, 2005 Publicado Abril 17, 2005 Olá pessoal. Desde que me deparei com o problema da água leitosa no meu aquário, devido à morte súbita de bactérias, tenho sido forçado a fazer TPA's com alguma frequência. O aquário é plantado (cerca de 300 litros) e a minha dúvida é, visto não ter possibilidade de armazenar muita quantidade de água para as TPA's, por forma a que ela repouse antes da muda, será que usar água directamente do cano pode prejudicar de alguma forma as plantas devido ao cloro ou outros metais pesados? Pode também afectar a colónia de bacterias que ainda se deve estar a restabelecer? É que em termos práticos facilita bastante usar uma mangueira directamente do WC para o aquário.. Aguardo a vossa opinião. Obrigado. Abraço, David
Oinq Publicado: Abril 17, 2005 Publicado: Abril 17, 2005 quanto tempo fazes de repouso? Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Francisco Mendes Publicado: Abril 17, 2005 Publicado: Abril 17, 2005 Eu deixo a água repousar cerca de 24 h. , ás vezes até mais "Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi." |==|================ ================|==|
Oinq Publicado: Abril 17, 2005 Publicado: Abril 17, 2005 chega bem ... se for destapada entao maravilha... Tenta arranjar o maximo de agua "repousada" nas TPA's... à falta de melhor ... mistura da torneira... Tambem estamos a falar de que quantidades? Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Vlad Publicado: Abril 17, 2005 Publicado: Abril 17, 2005 Boas Eu não repouso a água e uso anti-cloro. No entanto, já vi muitos e bons aquários em que os donos me disseram "directamente do cano!" por sinal dos mais bonitos que vi até hoje. Um abraço Vlad! Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
Dave Publicado: Abril 17, 2005 Autor Publicado: Abril 17, 2005 Boas. obrigado pelas respostas, mas a minha dúvida era um bocado mais específica: Em que medida a água directa da torneira pode afectar um aquário (densamente) plantado? Se é ou não prejudicial para as plantas e, nesta situação específica, para as bactérias que se estão ainda a restabelecer.. O pH da torneira sei que não difere muito do pH do aquário mas outras condições como o cloro podem ser prejudiciais para as plantas e bactérias? quanto tempo fazes de repouso? Como referi anteriormente, não tenho possibilidade de armazenar muita água pelo que tem sido directamente da torneira.. Abraço, David
Oinq Publicado: Abril 17, 2005 Publicado: Abril 17, 2005 se n podes armazenar agua de um dia para o outro, tens de usar um anti-cloro... Se não me engano na semana passada ou na outra discutimos essa questão onde chegamos a boas conclusoes acerca do cloro e metais pesados... e consequencias nas aguas dos aquas Vou procurar ja ca ponho o link Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Oinq Publicado: Abril 17, 2005 Publicado: Abril 17, 2005 Seria interessante passares os olhos por estes posts: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21516 http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21201 Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Dave Publicado: Abril 18, 2005 Autor Publicado: Abril 18, 2005 se n podes armazenar agua de um dia para o outro, tens de usar um anti-cloro... Mas achas que essa obrigatoriedade se aplica a um aquário só com plantas? Obrigado pelos links, já dei uma vista de olhos
Vlad Publicado: Abril 18, 2005 Publicado: Abril 18, 2005 Eu penso que a questão do cloro tem a haver com a mucosa dos peixes, não com as plantas. Vlad! Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
Paulo Adler Publicado: Abril 18, 2005 Publicado: Abril 18, 2005 Até um certo ponto o cloro é nutriente para as plantas.. ja para os peixesja é um pouco mais nocivo! eu faço tpas do meu aqua cerca de 20% do volume total duas vzs por semana uso agua diretamente do cano e não tenho tido nenhum problema! meu aqua tem aproximadamente 300 lts... depende da porcentagem de agua das tpa's
Recommended Posts