Novo membro a persisar de alguma ajuda


Mr.Nc

Recommended Posts

Boas a todos

Desde já apresento-me chamo-me Nelson e sou da zona sul do pais.
Estou a pensar em entrar neste mundo da aquariofilia, mas como é obvio necessito de alguma ajuda de todos, apesar de já ter lido alguns artigos sobre aquariofilia, mas nada melhor do que poder conviver com quem já tem algum sucesso na matéria.

Neste momento não tenho material nenhum, quero comprar tudo e depois montar.
e estava a pensar num aquário 100x50x50 para 250lts.

E acho que o meu primeiro passo começa aqui, e o meu primeiro pedido de ajuda também, gostava de saber a quem eu poderia mandar fazer o aquário.
Não faz de que zona do pais é, desde que vocês aconselhem.

A segunda parte depois vem a do móvel, mas para o móvel já tenho a pessoa indicada para isso.

A terceira parte depois é a compra do material(filtro, termostato, Co2, iluminação, termómetro, bomba de ar de oxigenação, areão, pedras, troncos, etc.),


A Quarta parte vem a montagem de tudo,

Mas antes de tudo muito calma e aprender com vocês, e fazer um paço de cada vez, para que nada corra mal

 

Aguardo as vossas respostas.



Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

para começar o conselho que te daria seria antes apostares num aquário de 100x40x50, porque são medidas mais comuns. Pesquisando encontras facilmente um aquário dessas dimensões em segunda mão. Se o dinheiro não é problema e preferes mandar fazer, na minha opinião mais vale dares mais comprimento ao aquário do que largura.

Editado por PST

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas,

 

Desde já bem vindo a este pequeno grande mundo eheh,

 

Quanto ás respostas, o aquário acho que será mais fácil alguém aí de baixo te aconselhar, pois deve ficar bem caro mandar um aqua daqui de cima aí para baixo.

Quanto ao material, podes sempre tentar junto dos patrocinadores aqui do fórum, vê o feedback dos mesmos e dá uma olhadela no material e quanto queres gastar.

 

O resto o pessoal está aqui para ajudar ;)

 

Cumps

 

EDIT:

 

Respondemos quase ao mesmo tempo eheh,

 

 

 

Boas,

 

para começar o conselho que te daria seria antes apostares num aquário de 100x40x50, porque são medidas mais comuns. Pesquisando encontras facilmente um aquário dessas dimensões em segunda mão. Se o dinheiro não é problema e preferes mandar fazer, na minha opinião mais vale dares mais comprimento ao aquário do que largura.

 

Acho que quanto á largura vs comprimento vai depender do que o Mr. vai querer fazer com ele, eu pessoalmente gosto de aquários largos, e para plantados principalmente é importante.

Editado por João Azevedo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondendo ao PST, muito obrigado pela tua resposta, as medidas escolhi essas por querer mete-lo num sitio especifico e as medidas que tenho são essas, não sou muito de comprar este tipo de coisas em segunda mão, prefiro que seja novo.

Respondendo ao João Azevedo, muito obrigado pela resposta, pois aqui por baixo já dei uma olhadela, mas preços um pouco abusadores, do tipo 980€ o ultimo quanto existe um site aqui na internet um aquário com 120x40x60 não chega a 190€ só que este não é a minha medida, mas também estou a espera de mais orçamentos.

E também tenho muita facilidade de levantar um aquário em qualquer ponto do pais, por isso vou dar uma olhadela nos patrocinadores.

Respondendo ao Jixj, muito obrigada pela tua resposta , estou a estudar, eu gosto muito de Discos, mas também sei que é um peixe muito sensível, depois dos Discos também gosto muito dos escalares e por aquilo que me informei são menos sensíveis que os Discos, logo acho que vou optar pelos Escalares, a flora quero estudar os diferentes tipos de habitat da fauna irei escolher, mas essa parte é mais para a frente, quando tiver tudo já encaminhado.

 


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal depois de ter andado a pesquisar aonde iria fazer o aquário, já escolhi o sitio, ira ser feito pela VidroMoldura, pelo o feedback e também pelo o profissionalismo que demonstram ter.
Mas este só vai ser iniciado a construir daqui uma semana e meia, e até la tenho de decidir a cor do silicone, se preto ou transparente, gostava que me dessem uma ajuda nisso, eu estou inclinado para o preto, pois la a senhor disse-me que o transparente tem tendência para ficar amarelado, aguardo a vossa opinião.

O segundo passo irá ser o móvel, irei começar a fazer o projecto para mandar um amigo meu fazer o móvel, sendo a estrutura em ferro,tubo quadrado de 3, e depois todo forrado a madeira.

Terceiro passo será a escolha do filtro, apesar de me terem oferecido um eheim 2213, para aquários de 250lt, apesar do que eu tenho lido aqui, esse eheim e muito fraquinho para o aquário que quero sendo o caudal de agua 440 lt/H, mas sempre posso usar dois filtros, pois uma boa filtragem nunca é demais.
Por enquanto ando apenas a pesquisar, e depois estou a pensar se escolho um com lâmpada UV por ajudar a evitar as algas, e também ando a ver as marcas gostei muito dos filtros JBL, são de muito baixo consume e isso é bom para a factura da luz..

De resto agora é só aguardar para começar a chegar o material e ir lendo aqui as boas informações do Forum

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu pessoalmente gosto mais com silicone transparente, e uma colagem bem feita, pouco silicone passa para além da junção dos vidros, logo não há muito para sujar.

 

Móvel parece-me bem.

 

Filtro, eu só uso fluval, por isso pessoalmente não te posso falar dos JBL, embora ouça falar muito bem deles.

Filtro com UV, não compensa, pois geralmente os UV são fracos para a potencia do filtro e não vai fazer nada.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mr. NC e bem-vindo ao ''bichinho'' da aquariofilia! (Nem imaginas onde te foste meter) :tongue:

 

Quanto às medidas do aquário, acho que tens as ideais. Podes fazer um plantado fabuloso com essas medidas. A largura do aquário é muito importante, e 50cm, com o ''hardscape'' certo, dá para criar um aquário cheio de profundidade.

 

Concordo com o João, silicone transparente é muito melhor, silicone preto já não se usa... também há alguns aquários que nem silicone levam, levam apenas cola, mas em altas litragens tem mesmo de levar. Também há um tipo de vidro extra-claro que é muito bonito, apesar de ficar bem mais caro.

 

Agora é pensares bem no que queres fazer, qual o tipo de aquário que pretendes e a Fauna. Estuda bem o assunto, lê bastante, pesquisa acerca das necessidades de cada peixe e de cada planta. Boa sorte e vai mostrando a evolução do futuro aquário!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, obrigado pelas vossas respostas ;)

Pois eu tive a pesquisar bem, e tive a ver aquários já com alguns anos com silicone transparente, e decidi por silicone transparente.
Em relação ao filtro, como disse ainda ando a pesquisar, e realmente já me tinha passado pela cabeça que poderia as lâmpadas de UV serem bastante fracas, mas como disse, quero estudar tudo muito bem antes de agir.

O vidro foi pedido para ser em extra claro ja tinha lido aqui sobre isso, e deduzi que aqueles aquário todos XPTO e com o vidro bastante brilhante, deveria ser um vidro diferente e depois li aqui no forum aquário em vidro extra claro, e antes de mandar fazer mandei fazer em extra claro.

Como disse desde o principio isto vai ser um projecto novo, no qual eu não tenho experiência nenhuma portante vai demorar algum tempo, talvez 1,2 ou mesmo 3 meses até montar o aquário.

A verdade é que estou em pulgas, mas perfiro fazer as coisas com cabeça, ler bem, discutir qual será a maneira mais vantajosa, e que tudo pelo menos corra bem, não tenho pressa nenhuma, pois não tenho ninguém a correr a traz de mim, agradeço é a todos que neste momento estão me ajudar. E agradeço a este forum que tem muita boa informação aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao fórum,

Como vais estar bem devido de aquário e móvel falta te o filtro e a iluminação que depende muito da flora que queiras. Em relação ao filtro na minha opinião os JBL são uma excelente opção em relação qualidade preço. Os eheim são bons mas mais caros e o mesmo se passa com os fluval.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Em relação á filtragem tens 3 tipos:

 

- Filtragem mecânica, que se traduz nas esponjas a ''agarrar'' os detritos.

 

- Filtragem biológica, que consiste nas matérias porosas que vão albergar a colónia de bactérias que vai transformar a Amónia em Nitrito e posteriormente o Nitrito em Nitrato. A Amónia é extremamente nociva, Nitrito também, e o Nitrato é menos nocivo e as plantas assimilam-no, daó a importãncia de plantas.

 

- Filtragem química, que consiste em carvão activado ou similares. Esta eu nunca uso, acho que só se justifica depois de um qualquer tratamento de choque feito no aquário, pois vai remover o excesso de remédio. Mas se ciclares bem o aquário, sem pressas, colocares muitas plantas e fizeres tpa's regulares os peixes não adoecerão, pois ficarão calmos e contentes. É o stress da água de pouca qualidade que faz com que as doenças ataquem.

 

Portanto e resumindo, deves ter uma área com esponjas de diferentes densidades e outra área com as matérias porosas.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado das vossas respostas.
ok então devo por uma parte com esponjas e talvez aquele tipo de algodão que algum pessoal fala, e noutra parte devo ter matérias porosas...
Então mas aquilo tem três gavetas para por as matérias filtrantes e depois ainda tem um pre-filtro que é de esponja, aqui fica a minha duvida meto uma gaveta com esponja e duas com matérias porosas?
outra situação a filtragem química eu vou usar purigen, pois como vou por um tronco e o tronco vai libertar o taninos e deixar a agua amarelada e como não quero que isso aconteça vou usar essa filtragem química que sei que não liberta nada para a agua.
Estou um bocado a deriva como deverei meter as matérias filtrantes e depois em ultimo quais sao as melhores em termos preço/qualidade.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas eu colocava exactamente o que eles enviam

por baixo as bolas pretas plasticas mech pro, depois as cerâmicas biomech, e no terceiro o substract pro, gosto muito destas excelentes para a colonização das bactérias, ou tens também as siporax da Sera que são excelentes e nem precisas de outras coisas para manteres a água cristalina eu usava no filtro exterior tinha troncos e a água estava sempre cristalina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bem vindo à aquariofilia, se quiseres ajuda em algo ou quiseres ver como tenho a minha fishroom com discus e tirares alguma duvidas estas a vontade de passar aqui por casa...

 

No filtros por norma uso biobolas no fundo depois cerâmicas ou leka, esponjas e por fim esponja branca para filtragem das partículas mais finas.

 

Cumprimentos,

Daniel

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.