Escolha de peixinhos


Mariana e Hugo

Recommended Posts

As tpa's são boas, mas não deves retirar a água toda ou a maior parte dela. Só devemos retirar no máximo 50% por semana.

 

É normal no inicio estar a água amarela, até porque não tens plantas e o aqua ainda tem pouco tempo de vida...se comprasses alguns vasos de plantas fáceis de manter a água ficava cristalina em 3 tempos. As plantas são mesmo essenciais.

 

A SERA tem um material filtrante que se chama super Carbon para filtros externos, que pode deixar a água mais ''crystal clear''. Disse da SERA pois é mais fácil de achar nas lojas de animais.

Obrigada pelos conselhos. Mas se eu quiser manter o aquário não plantado por agora acha que demorará mto a voltar ao normal? E será prejudicial para os peixes?

A propósito dos vasos. Nesse caso, não será necessário substrato?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao se trata de ser tão prejudicial para os peixes, mas de nao ter tantos benefícios. As plantas com menores necessidades nao necessitarão de substrato, apenas luz e um bom tratamento. Podes sempre colocar um fertilizante liquido que as ajudara sem duvida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao se trata de ser tão prejudicial para os peixes, mas de nao ter tantos benefícios. As plantas com menores necessidades nao necessitarão de substrato, apenas luz e um bom tratamento. Podes sempre colocar um fertilizante liquido que as ajudara sem duvida.

Agradeço imenso os conselhos e provavelmente iremos segui-los.. . Tem ideia de alguma planta que se poderá enquadrar aqui?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende se for mais rasteira ou mais alta. tens anubias, musgo de Java, fetos de Java, chryptocorynes, echinodorus. O que podes precisar é de pastilhas fertilizantes para colocar no pé da planta. Estuda bem como fazer a decoração, porque as plantas tem diferentes maneiras de crescer, quer em largura quer em altura, e depois corre-se o risco de correr uma desadequada. Depois será o gosto pessoal a definir o que queres.

Editado por andrecalvario@gmail.com
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já coloquei substrato num aquário cheio de água, é possivel de ser feito desde que seja um substrato inerte que não turve a água ao entrar. Areia de rio ou mesmo o normal areão, por exemplo.

 

É retirar todo o hardscape e decorações, e despejar para dentro do aqua a areia ou o areão (previamente lavados). A água não ficará turva e tens substrato. Depois enterras uma pastilhas fertilizantes e arranjas as plantas que o AndreCalvário te recomendou.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As tpa's são boas, mas não deves retirar a água toda ou a maior parte dela. Só devemos retirar no máximo 50% por semana.

 

É normal no inicio estar a água amarela, até porque não tens plantas e o aqua ainda tem pouco tempo de vida...se comprasses alguns vasos de plantas fáceis de manter a água ficava cristalina em 3 tempos. As plantas são mesmo essenciais.

 

A SERA tem um material filtrante que se chama super Carbon para filtros externos, que pode deixar a água mais ''crystal clear''. Disse da SERA pois é mais fácil de achar nas lojas de animais.

Já fiz a tpa, já troquei a pastilha, já fiz a experiência para ver se o problema era da luz, tudo igual..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta colocar lã de vidro no filtro, este material filtrante agarra pequenas partículas que possam estar em suspensão e coloca a água mais clara.

 

Pelo facto da água estar turva ou amarela não quer dizer que esteja imprória ou com menos qualidade para a Fauna. Porém, um aquário quer tempo para estabilizar, eu percebo que queiramos as coisas mais rápidas, mas tudo tem o seu tempo...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Bom dia! Muito se passou desde outubro. Vou passar a mostrar-vos como está agora o aquário (que tinha 2 peixes e que não era plantado, lembram-se?) e aproveito também para partilhar convosco outro problema.

Primeiro as fotos:

http://imageshack.com/a/img163/617/7k7n.jpg (aquário)

 

 

https://imagizer.imageshack.us/v2/660x495q90/199/j0xi.jpg (este não consigo identificar. Como de costume na loja não dizem nada e na net não consegui identificar por isso solicito a vossa ajuda para isso também)

https://imagizer.imageshack.us/v2/529x397q90/38/5kl0.jpg (um cory aeneus. Eram dois. Um dia acordei e o outro estava no fundo do aquário de barriga para o ar. Mais uma ajudinha se possível..)

https://imagizer.imageshack.us/v2/2560x1920q90/585/nc2g.jpg (um ancistrus, julgo eu! Fruto de pesquisa, mais uma vez)

https://imagizer.imageshack.us/v2/709x532q90/191/hhul.jpg (mais um cuja espécie desconheço. Disseram-me na loja que era um tubarão mas não encontro nada de parecido na net.)

https://imagizer.imageshack.us/v2/660x495q90/819/lao2.jpg (e por fim 3 dos meus 4 neons negros - tinha um cardume de 5 mas infelizmente tive uma baixa - e o meu, suponho, otocinclus)

 

Tenho também duas plantas, como podem ver pela primeira fotografia. Gostaria que partilhassem comigo as vossas opiniões sobre o meu aquário e se possível darem-me então uma ajuda. Tive baixas de guppies mas como consegui tirar fotos dos peixes doentes vou publicá-las na secção apropriada. Mesmo assim, se acharem que me podem ajudar digam-me e eu publica-as aqui também.

 

Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia. :smile2:

 

De forma sucinta:

 

- É importante que te informes bem sobre as espécies que adquires e introduzes no aquário. Tens aqui no Forum o manual de iniciação que indica preciosas regras basicas que, para o bem estar dos teus peixes, deves seguir religiosamente, até teres mais experiência e conhecimentos que, naturalmente irás adquirir ao longo do tempo.

 

Lê e informa-te bem, caso contrário continuarás a ter peixes doentes, mortos e a sobreviverem de forma pouco saudável;

 

 

- Não deves ter apenas uma Corydora. Não sendo o ideal e recomendado pelos menos tem três individuos de uma mesma espécie.

 

- O mesmo é válido para o Tetras, sendo que deverás ter, se possível, um minimo de cinco individuos da mesma espécie.

 

- Talvez não tenha visto bem mas o peixe ilustrado na foto dos neons não é um Otocinclus...

 

- Na minha opinião tens poucas plantas no teu aquario. Quanto menos o volume de água mais relevante é a função das plantas no consumo de nitratos, na oxigenação da água e na redução do stress dos peixes. Existem plantas de baixa manutenção, que já foram referidas anteriormente, que te ajudaram a manter a agua com parametros de qualidade positivos.

 

 

No inicio desta actividade é natural que sejamos mal informados e, por desconhecimento, que façamos coisas menos correctas.

 

Segue as regras indicadas nos manuais de iniciação e vai aprendendo e experimentado o que faz mais sentido para ti.

 

Boa sorte!

 

Cumps.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação aos pontos que indicou de falta de peixes nos cardumes, eu tinha, como já referi, mais um cory e mais um neon que morreram por isso estou
à espera para ver se não tenho mais baixas antes de completar outra vez os cardumes...

Em relação às plantas, acabei de introduzir a da esquerda, estou a ver se se aguenta bem. Se assim for, compro outra. Tudo com muita calma!

 

Informar-me-ei como aconselhado :)

 

Obrigada

Editado por Mariana e Hugo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:smile2:

 

Fazes muito bem.

 

Estou certo que as coisas correram muito melhor.

 

Tens o Manual de Iniciação do João Branquinho aqui no Fórum. É muito bom e útil.

 

A informação é essencial quando se inicia esta actividade. Verás que existe um sentido em se fazerem as coisas de determinada forma. E ficarás alertada para eventuais erros que, naturalmente, no início, se cometem.

 

Boa sorte! Bons aquarios. :smile2:

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a toda a malta que por aqui anda. Bem, não vou dar opiniões, mas vou elucidar os peixes que tens no aquário conforme as fotos apresentadas.

 

Molly Velocifera, Corydora (Aeneus ou não, isso já me ultrapassa), o que chamas de ancistrus, é na realidade um plecostumus, a seguir vem um belo synodontys (lindíssimo exemplar) e finalmente claro, os neons e o cinzento com as barbatanas avermelhadas há quem chame de tubarão em certas lojas é uma bótia.

 

Vê os teus valores na água, e boa sorte.

H. Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiveste bastantes baixas. Fazes testes à agua? Se sim, coloca aqui os valores se faz favor

E que filtro utilizas?

 

É verdade, muitas mesmo. Nunca fiz porque nunca tive essa necessidade, mas há uma primeira vez para tudo!

Utilizo um filtro biológico que veio já com o próprio aquário, de esponja e pastilha.

Boas a toda a malta que por aqui anda. Bem, não vou dar opiniões, mas vou elucidar os peixes que tens no aquário conforme as fotos apresentadas.

 

Molly Velocifera, Corydora (Aeneus ou não, isso já me ultrapassa), o que chamas de ancistrus, é na realidade um plecostumus, a seguir vem um belo synodontys (lindíssimo exemplar) e finalmente claro, os neons e o cinzento com as barbatanas avermelhadas há quem chame de tubarão em certas lojas é uma bótia.

 

Vê os teus valores na água, e boa sorte.

 

Muito obrigada pela identificação :) já me deu jeito e tudo!

 

Sim, mal possa vou testar os níveis da água e irei disponibilizá-los para que me possam ajudar ainda mais.

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual o teu sistema de tpa's?

Devias ter os testes, ainda para mais segundo o que li realizaste o ciclo do azoto já com peixes (eu sou contra, mas isso sou eu) , devias ter medido os níveis para saberes a que quantidades de amonia/nitritos os peixes estavam sujeitos e tentares contornar isso, mas isso ja la vai. Agora tenta medir para termos um ponto de partida para as tuas baixas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual o teu sistema de tpa's?

Devias ter os testes, ainda para mais segundo o que li realizaste o ciclo do azoto já com peixes (eu sou contra, mas isso sou eu) , devias ter medido os níveis para saberes a que quantidades de amonia/nitritos os peixes estavam sujeitos e tentares contornar isso, mas isso ja la vai. Agora tenta medir para termos um ponto de partida para as tuas baixas

 

30% de 2 em 2 semanas.

 

Eu perguntava nas lojas de aquários o que era preciso, disseram-me que não tinha manutenção nenhuma (nem sequer tpas), perguntei mais que uma vez e sempre a mesma resposta.. "Ah, isso é normal...", é o que dizem sempre!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No início todos erramos, a grande maioria das pessoas que trabalham em lojas de animais não dao os melhores conselhos, infelizmente. Cada vez vais perceber mais isso, à medida que vais entendendo mais deste mundo :)

 

Vou pesquisando aqui no fórum e expondo as minhas dúvidas :P mto obrigada pelo apoio :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mariana, desde já benvinda!

 

Vim aqui só para te avisar para te desfazeres do plecostumus e do synodontis, são peixes que crescem de forma algo descontrolada e atingem grandes proporções, devias devolve los antes de te afeiçoares a eles.

 

Só mais um reparo, não sei a que loja foste, no entanto recomendo que não voltes lá, lojas que vendem peixes mal identificados e que aconselham mal os clientes são de evitar, aqui no fórum tens uma grande lista de loja fiáveis e de confiança, recomendo que comeces por lá!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mariana, desde já benvinda!

 

Vim aqui só para te avisar para te desfazeres do plecostumus e do synodontis, são peixes que crescem de forma algo descontrolada e atingem grandes proporções, devias devolve los antes de te afeiçoares a eles.

 

Só mais um reparo, não sei a que loja foste, no entanto recomendo que não voltes lá, lojas que vendem peixes mal identificados e que aconselham mal os clientes são de evitar, aqui no fórum tens uma grande lista de loja fiáveis e de confiança, recomendo que comeces por lá!

 

Afeiçoada já eu estou.. Queria ver se de facto se vai tornar impossível tê-los. Claro que não vou chegar ao ponto de estarem desconfortáveis, longe de mim, mas pelo menos até ter a certeza de que não cabem neste aqua. Já tenho o pleco há cerca de meio ano e não notei que tenha crescido, por isso ainda tenho esperanças..

 

Já estive a ver, mas eu sou de Guimarães e não vi nenhuma loja listada de cá.. É um problema.

 

Obrigada pelos conselhos por muito que tragam más notícias!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.