Fungos no meu betta?


argoma

Recommended Posts

Boa noite,

há menos de uma semana "resgatei" um betta, Casper, de uma loja de animais. É o meu primeiro betta e eu sei que eles não podem estar juntos a menos qe sejam femeas ou para acasalar e que precisam de um aquario com água aquecida. Na loja de animais disseram-me que os bettas toleram a água à temperatura ambiente e é assim que o tenho mantido. Juntamente com o peixe, comprei Nutrafin Betta Plus para que a água fosse mais apropriada para ele e dou-lhe Nutrafin Max Flocos para Betta como alimentação.

No dia seguinte a o colocar no aquário e já depois de lhe dar a sua primeira refeição, reparei que a água tinha ficado turva da noite para o dia, então, após mais dois dias, mudei-lhe a água e adicionei algumas decorações ao aquario para que o Casper se pudesse esconder e divertir.

No dia seguinte reparei que a água estava turva de novo e havia como que uma "teia" de alguma substancia pendurada nas decorações e nas plantas (falsas). Além disso, o Casper tinha um pouco dessa "teia" na barbatana superior.

Quando voltei a examina-lo no dia seguinte, já não havia nada pendurado ou agarrado à barbatana.

Procurei em alguns sites e cheguei à conclusão que poderia ser fungos, portanto comprei Esha 2000 juntamente com Nutrafin Max Granulado para Betta.

Hoje, quando mudei a água, adicionei a dosagem apropriada de Esha 2000 assim como Nutrafin Betta Plus e dei-lhe Nutrafin Max Granulado para Betta.

Ele parece estar satisfeito e feliz mas gostava de saber qual a origem dessa "teia" que estava pendurada nas decorações do aguario e tambem a razão pela qual a água tem ficado turva tão rapidamente.

Será fungos ou bactérias? É apropriado colocar Esha 2000 mesmo que seja só como uma medida preventiva?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente algum fungo que estava nas decorações, apesar de falsas...sem fotos será dificil dizer algo mais acertado.

Se já não tens teias não há necessidade de aplicar Esha.

 

Tens filtro? Quais as dimensoes do aqua?

 

Arranja um termostato, vais precisar quando vier o inverno, o Betta agradece.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente algum fungo que estava nas decorações, apesar de falsas...sem fotos será dificil dizer algo mais acertado.

 

Se já não tens teias não há necessidade de aplicar Esha.

 

Tens filtro? Quais as dimensoes do aqua?

 

Arranja um termostato, vais precisar quando vier o inverno, o Betta agradece.

 

Agora tem uma pintinha branca na barbatana de trás. Parece ser feita da mesma substancia que a das "teias" mas não me parece ser Ictio. Posso estar enganada. Ele é um veiltail vermelho.

 

De momento não tenho qualquer filtro ou termostato e ele está num aquario pequeno de 2 litros temporariamente. Tenciono comprar um aquario de 8 litros este mês ou no proximo.

 

Se for necessario uma foto, eu posso colocar uma mais logo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A foto ajudava.

 

Se puderes, arranja um aqua maior, filtro e termostato, 8l continua a ser muito pouco, mas sempre é melhor que os 2l.

 

O meu Betta está num de 15l, juntamente com um Planorbis Corneus (agora que desovou, muitos mais) e está muito feliz!

 

Podes ver fotos aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=217486&p=1250568

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele parece estar feliz, fez muitas bolhas. Mas acho que ainda tem aqela pintinha na barbatana. Ele como bem e hoje a água já não estava turva. Poderá ser por ter dado uma comida diferente ou por ter colocado Esha 2000 na água ontem ?

Editado por argoma
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A foto ajudava.

 

Se puderes, arranja um aqua maior, filtro e termostato, 8l continua a ser muito pouco, mas sempre é melhor que os 2l.

 

O meu Betta está num de 15l, juntamente com um Planorbis Corneus (agora que desovou, muitos mais) e está muito feliz!

 

Podes ver fotos aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=217486&p=1250568

 

Aqui está a melhor foto que consegui tirar com o telemovel.

 

http://25.media.tumb...6l7zpo1_500.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa, mas aqui no trabalho não consigo aceder a essa foto, o Tumblr está bloqueado... :(

 

A foto tambem não é muito explicita. A água ainda está limpida desde 2ª feira, o que já é bom pois das outras vezes ficava logo turva no dia seguinte.

 

Encomendei uma bola de musgo (marimo) do ebay, posso coloca-la com o betta? Alguma recomendação?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Primeiro, a loja dizer-te que aguentam a temperatura ambiente assim dessa maneira, deve ser sinónimo de nem lá voltares. Depois, seguiste as regras do ciclo de azoto?

Anw, tu trataste dos fungos, já é bom. Na verdade ainda bem que intervieste depressa. Penso isso ser a doença do algodão. A pinta branca, tem aspecto de pequena borbulha? Sim deve ser ictio. Há maneiras de tratar sem usar medicamentos.

 

1º TPA's pequenas todos os dias (se não me engano)

2º Mete um termostato a sério

3º Não se dá com os betas, mas existe o tratamento do sal grosso, que resulta com alguns peixes, mas com o beta não sei se assim será. Confirma

 

 

Para prevenir que surjam, muito importante (e deves fazer isto já!):

-Coloca num local da casa distante de WC's, Cozinha e etc.

-Quando fizeres limpezas em casa, isola o mais hermeticamente possível o Aqua. Os produtos de limpeza contém produtos que facilmente evaporam e são absorvidos pela água, principalmente a amónia, que é normalmente a grande causa da fragilização dos peixes o que leva a todas as doenças possíveis

-Compra frascos de bactérias. Ajudam a decompor a amónia, nitritos, e nitratos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)Para prevenir que surjam, muito importante (e deves fazer isto já!):

-Coloca num local da casa distante de WC's, Cozinha e etc.

-Quando fizeres limpezas em casa, isola o mais hermeticamente possível o Aqua. Os produtos de limpeza contém produtos que facilmente evaporam e são absorvidos pela água, principalmente a amónia, que é normalmente a grande causa da fragilização dos peixes o que leva a todas as doenças possíveis

-Compra frascos de bactérias. Ajudam a decompor a amónia, nitritos, e nitratos.

 

Epá, não me parece que sejam maneiras de prevenir o ictio...

 

-Porquê longe dessas divisões? O meu aqua está na entrada, mesmo junto à porta da cozinha e não há problemas de ictio.

-Isso das limpezas é óbvio, mas não vejo necessidade de isolar hermeticamente o aqua, desde que a limpeza que for feita perto dele seja feita com cuidado.

-Desde que o ciclo do azoto se tenha completado e não for interrompido não vejo necessidade de "frascos" desses.

 

O melhor modo de prevenir o aparecimento de ictio é manteres o aqua por volta dos 26ºC

 

Pesquisa sobre o assunto, tens aqui um exemplo:

http://www.bettabrasil.com.br/artigo_139.asp

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Epá, não me parece que sejam maneiras de prevenir o ictio...

 

-Porquê longe dessas divisões? O meu aqua está na entrada, mesmo junto à porta da cozinha e não há problemas de ictio.

-Isso das limpezas é óbvio, mas não vejo necessidade de isolar hermeticamente o aqua, desde que a limpeza que for feita perto dele seja feita com cuidado.

-Desde que o ciclo do azoto se tenha completado e não for interrompido não vejo necessidade de "frascos" desses.

 

O melhor modo de prevenir o aparecimento de ictio é manteres o aqua por volta dos 26ºC

 

Pesquisa sobre o assunto, tens aqui um exemplo:

http://www.bettabrasil.com.br/artigo_139.asp

 

 

26ºC isso não referi pois é implicito teres sempre um termoestato para peixes de água quente.

 

Eu quando faço limpezas fecho o aqua, e meto alguma coisa a tapar os buracos da tampa para as fichas do filtro e do termoestato. Porquê longe dessas divisoes? Por causa dos sabões, dos produtos, das gorduras, e etc. É só uma sugestão. Eu cheguei a ler num livro que até os vapores libertados por algumas anti aderentes eram toxicos para os bichos. Pah, eu vou metendo bacterias. Não estava caro, e não nem corrido mal, por isso é naquela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma, o unico perigo dos detergentes é quando os usamos e não temos o cuidado de lavar as mãos antes de ir mexer no aquário.

 

Não sei o que andaram a ler, mas isso é um exagero.

 

A amónia nos aquários é um produto do ciclo do azoto, que quando maior for o pH mais amónia se irá formar... ela não aparece por reabsorção da amónia dos detergentes. Para ser tóxica desta forma, os seres hmanos que estivessem na mesma divisão já tinham ido desta para melhor há muito tempo.

 

Uma coisa que às vezes acontece é quando se teima em limpar os vidros exteriores com limpa-vidros.... asneira! Usem um pan de microfibras molhado e bem torcido que resulta lindamente.

 

atenção a uma coisa, o sal não é solução para tudo. Não deve ser nunca recomendado a iniciantes, porque é apenas um desinfectante não um medicamento. Não cura ictios, nem fungos nem parasitas. Não pode ser sal purificado, deve ser sal marinho sem tratamento ou sal para aquários. Na aquariofilia não existem soluções milagrosas, um bocado de sal num aquário que tenha algumas corydoras e é uma desgraça.

 

Quanto ao beta, vê como evolui. Se a pequena mancha se mantiver, é um fungo, se se multiplicar em pequenos pontos no corpo do peixe, é ictio. Nada mais simples. Depois de saberes isto, é mais fácil escolher o medicamento.

 

Quanto às bactérias, e num aquário desses, não aconselho. É preferível aumentar o número de tpas do que recorrer a bactérias.

 

E não por uma coisa ainda não ter corrido mal até agora que não possa vir a acontecer... não arrisquem a vida dos vossos animais desta forma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma, o unico perigo dos detergentes é quando os usamos e não temos o cuidado de lavar as mãos antes de ir mexer no aquário(...)

Daí o meu comentário...fechar hermeticamente o aqua parece-me extremo! E não tem nada a ver com o ictio...

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais