o que eu posso por num aquario de 5l?


Tiago99

Recommended Posts

Num aquario tao pequeno nao ha grande escolha. Essa bomba de ar nao deves precisar, o filtro deve circular suficientemente a agua.

 

Iluminação tem? se tiver opta por plantas de facil manutençao.

 

Quanto a Fauna aposta em camarões. Red cherry pra começar por exemplo.

 

Deves ler no entanto primeiro sobre o ciclo do azoto e os principios da aquariofilia.

 

Cumprimentos,

 

Bruno Fernandes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Se gostas dos betta podes colocar um macho (e aconselho apenas um num aquário desse tamanho) e umas quantas femeas betta.

São peixes "fáceis", resistentes e bonitos.

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Ve nos tópicos de vendas aqui do forum... fica mais barato e o pessoal tem sempre reds para venda... pode haver alguém ai da zona que tenha ou podem fazer envio por correio dos reds (sem grandes perdas)... se vais à loja... bem... pagas preço de loja.... (os patrocinadores do forum que me perdoem...)

Cumps

Editado por Limafish
  • Votar + 1

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse volume só um macho e varias femeas (2 a 3 no máximo). Porquê só um macho?.. bem investiga um bocado sobre a espécie mas o betta splendens também é apelidado de peixe lutador por alguma razão... se juntares dois machos a reação natural deles é grande agressividade um para com o outro e para além das demonstrações agressivas gostam de andar à bulha (inclusive até provocando lesões graves e/ou morte de um deles).

Com varias femeas e muitos espaços de esconderijo e muitas plantas os bichos já ficam calminhos e distraídos mas o espaço que tens é demasiado pequeno para sequer experimentares dois machos...

Seriam bons para essa litragem pequena e filtragem de fraca capacidade porque:

"Bettas são "anabantoides", o que significa que podem respirar o ar atmosférico através de um órgão chamado labirinto, o que lhes permite viver em água pobre em oxigénio dissolvido, como plantações de arroz, riachos de corrente lenta, valas de drenagem e poças de chuva, onde outros peixes não poderiam viver."

Cumps

  • Votar - 1

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre apostar numa combinação de Guppys (por exemplo Endler, 3 ou 4) e camarões red Cherry (como o Bruno já tinha sugerido, uns 5 ou 6).

Dá alguma protecção aos reds com umas quantas rochas com musgo de java (além de ajudar a manter a qualidade da agua os reds adoram musgo) e para não teres um boom de guppys (que depois não vais ter espaço para manter) metes só guppys machos...

(é provável que mais tarde tenhas um boom de reds mas isso é muito mais fácil de gerir do que um boom de guppys)

Cumprimentos

  • Votar + 1
  • Votar - 1

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção, não ponhas bettas fêmeas, com machos...

 

Os bettas machos apenas estão juntos com as fêmeas, durante o acasalamento.

 

Realmente pode acontecer agressividade por parte do macho para as fêmeas num volume tão pequeno... mesmo após a desova (caso ocorra) ele vai querer expulsar a fêmea do território...

Eu apostaria mais nos guppys+reds... tens mais margem de manobra... vais ter mais desafio na montagem do pequeno aquario e mais vida nos pequenos habitantes...

 

Cumps

  • Votar + 1
  • Votar - 1

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem guppys :girlhitboy: , eu já estive a pensar fazer um de 7 litros, mas a única coisa que lá vive melhor é mesmo o betta, ou camarões.

 

Guppys apenas se fossem os alevins para crescimento, pois precisas de 2 femeas para 1 macho logo, não dará para lá pores nada.

 

Tu decides, dentro desses parâmetros ou punhas um betta, ou uns red's com musgo. biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem guppys :girlhitboy: , eu já estive a pensar fazer um de 7 litros, mas a única coisa que lá vive melhor é mesmo o betta, ou camarões.

 

Guppys apenas se fossem os alevins para crescimento, pois precisas de 2 femeas para 1 macho logo, não dará para lá pores nada.

 

Tu decides, dentro desses parâmetros ou punhas um betta, ou uns red's com musgo. biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Bem pensado e com musgo à mistura guppys endler também dá... :coffee: (3 ou 4 no máximo, de preferência só machos para não haver acasalamentos, como já tinha referido...).

Mas cada um sabe de si...

Abraço e não te esqueças de depois mostrar a montagem e resultados ao pessoal do forum...

Boa aquariofilia

  • Votar + 1
  • Votar - 1

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez, não se pode por guppys (sejam quais forem(apenas se forem muito pequenos)) num aquário desta litragem, quer dizer PODES PÔR MAS MORREM temos também de nos lembrar deles, não é por ficarem bonitos que se podem pôr, temos de pensar bem no que fazemos.

 

Assim sendo, acabo com o off/on topic.

 

Cumprimentos a todos. :doofywave:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é que num aqua de 5l cabem um filtro, um termo e uma bomba de ar???

 

Um aqua de 5l é um "copo", não um aquario...

 

Atenção às TPA's, nesse aqua a sujidade vai acumular rapidamente.

 

Se não tens hipotese de ter outro aqua, então sim, "UM" Betta é a melhor opção. Camarões, talvez...mas sozinhos, sem o Betta!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado ThunderDrum e sim cabe um filtro, um termo e a bomba de ar e exterior. As medidas do meu aquario sao:24x13x13 acho que e assim mas nao tenho a certeza.

Boas

Há ai pessoal a ficar violento... devo ter entrado num "fight club" e não no forum certo...

O espaço é pequenito mas... "tudo vale a pena desde que a alma não seja pequena"...

Caso tenhas hipotese tenta arranjar um filtro cascata (5 aérios no china) para não perderes espaço dentro do aquario...

Em relação aos guppys... já uma vez montei um mini lago para a minha filha com algo parecido e até tive crias dos guppys que la tinha... se tiver hipotese monto um cubo vodafone (que acaba por ser ainda mais pequeno ou de volume semelhante) lá no fim do dia para poderes ver o que tinha em mente... mas o Betta é o mais facil, menos manutenção, menos preocupação e ganhas um amigo na mesma..

 

Os meus melhores cumprimentos

  • Votar + 1
  • Votar - 1

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há nem houve intenção violenta da minha parte, apenas comentei honestamente, sabendo de antemão que o Tiago99 tencionava pôr dois Bettas (conforme a 1ª msg dele neste forum).
Tento ajudá-lo, mas não esqueço que os peixes merecem melhores condições do que as que ele estava a pensar oferecer.

 

Seria uma melhoria em relação ao que vi este fim de semana na loja Quatro Patas, onde têm os Bettas dentro de copos de plástico, praí com 0.1l, mas...

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há nem houve intenção violenta da minha parte, apenas comentei honestamente, sabendo de antemão que o Tiago99 tencionava pôr dois Bettas (conforme a 1ª msg dele neste forum).

Tento ajudá-lo, mas não esqueço que os peixes merecem melhores condições do que as que ele estava a pensar oferecer.

 

Seria uma melhoria em relação ao que vi este fim de semana na loja Quatro Patas, onde têm os Bettas dentro de copos de plástico, praí com 0.1l, mas...

 

Os bettas são sempre maltratados... infelizmente.

A violencia não veio da tua parte ThunderDrum... não te preocupes... :cool2:

Não sei se o "drum" vêm daí mas não poderia de deixar de dizer... "RocK RuLes!"

Abraço

  • Votar + 1
  • Votar - 1

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não sei se o "drum" vêm daí mas não poderia de deixar de dizer... "RocK RuLes!"

 

Sim, estás certo, o "Drum" refere-se a bateria, o instrumento musical! \m/

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.