Cianeto - ja nao é preciso matar peixes para o encontrar.


Recommended Posts

http://www.ionline.pt/artigos/portugal-iciencia/cianeto-ja-nao-preciso-matar-peixes-encontrar-este-veneno
0a1687de4f183f72994d0c63dc3ca0eb.jpg

A Universidade de Aveiro desenvolveu a primeira técnica que permite detectar a presença de cianeto em peixes, sem implicar a sua morte

 

O dicionário científico identifica-o como peixe-palhaço.
Um filme de animação da Disney reforçou a sua reputação e até lhe colou a alcunha de "Nemo". Esta espécie, colorida a laranja e branco, é talvez o exemplo mais comum de peixe exótico que hoje mergulha em aquários domésticos ou privados. Se tiver um, não se admire caso o encontre morto, a boiar à tona da água. É provável que o culpado seja o cianeto, um químico usado por pescadores para os atordoar e assim facilitar a sua captura. Mas, graças à Universidade de Aveiro, a substância pode ter os dias contados - uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detectar a presença deste veneno nos peixes. E sem implicar a sua morte.

E aqui está um ponto importante. Descobrir este químico venenoso - utilizado sobretudo em recifes de coral do Sudeste Asiático - no organismo dos peixes implicava recorrer a um teste que se resumia a dissecar o animal e retirar-lhe um pedaço de músculo ou amostra de sangue. Ou seja, a morte seria sempre inevitável. Agora já é possível poupar a vida aos peixes. A técnica desenvolvida pela Universidade de Aveiro centra-se antes na água "onde o peixe foi transportado ou mantido durante um período de cerca de 24 horas", começou por explicar Ricardo Calado.

O objectivo, explicou o coordenador do projecto, é detectar a presença na água de um ião chamado tiocianato, substância resultante da "degradação do cianeto através de uma enzima chamada rodanase, que actua sobretudo ao nível do fígado do peixe". Descodificando: o truque está no tal tiocianato. Esta substância é expulsa "na urina do peixe, que pode então provocar "níveis anormais" de tiocianato nas amostras de água. "O que constitui uma prova da exposição ao cianeto", prosseguiu Ricardo Calado. O de- senvolvimento do método implicou um investimento a rondar os 60 mil euros, financiados, em conjunto, pelo Departamento de Biologia e pelo Centro de Estudos do Mar e do Ambiente, ambos da Universidade de Aveiro.

CIANETO
Mas porquê tanto alarido à custa de uma substância? Numa palavra - veneno. Em linguagem científica, o cianeto é um sal inorgânico que bloqueia a passagem de oxigénio para o sangue caso entre em contacto com o organismo. "Sem qualquer dúvida, é altamente destrutivo e reconhecido como uma das maiores ameaças à conservação da fauna marinha e de recifes de coral", afirmou, convicto, Ricardo Calado.

O alarme é evidente no tom das palavras que o investigador da Universidade de Aveiro escolheu para continuar a retratar ao i o problema. "Este tóxico" funciona "como anestésico para permitir mais facilmente a captura dos peixes", explicou. Mas "as concentrações usadas são tão elevadas que, invariavelmente, acabam por induzir mortalidade quer nas espécies à qual a pesca é dirigida, quer noutras sem valor comercial que se encontram na proximidade", concluiu.

Nos corais, de resto, o alarme parece soar cada vez mais alto. "O cianeto pode perturbar a simbiose que estes organismos têm com as suas microalgas e promover o branqueamento dos corais", lamentou o investigador. Actualmente calcula-se que "cerca de 20% dos recifes do mundo já foram perdidos" e "outros 25% estão em perigo iminente de seguir o mesmo caminho". Estima-se até que, por ano, "pelo menos 150 toneladas de cianeto" sejam "pulverizadas sobre os recifes de coral" localizados nas águas de países como as Filipinas, a Indonésia ou Taiwan. Quem o diz é Rui Ferreira, director-geral do SEA Life Porto, único aquário existente em Portugal de um dos maiores grupos do mundo no sector.

INDÚSTRIA COMO OBSTÁCULO?
O parceiro da Universidade de Aveiro no projecto já não aceita qualquer peixe no qual tenha sido detectado cianeto. A intenção é clara - "acabar com essa prática de pesca destrutiva que ameaça gravemente a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas marinhos".

E a rejeição é apenas possível graças ao método da Universidade de Aveiro, que permitiu igualmente atirar a bola para o lado da indústria e dos fornecedores de peixe. Embora reconhecendo ser "impossível intervir em cada barco de pesca e centro de recolha" e "garantir" que os peixes "não sejam capturados com recurso a cianeto", Rui Ferreira acredita que "se está a dar o primeiro passo, muito importante, a partir do qual se vai poder aumentar a consciência de todos deste problema".

A esperança, prosseguiu, assenta em fazer com que este novo teste congeminado por investigadores portugueses "não fique no laboratório e possa ter uma utilidade prática". Em Julho, a SEA Life e a Universidade de Aveiro iniciaram uma parceria, que se prolongará durante o ano, que permitirá aos investigadores terem acesso a uma amostra "de todos os peixes que entram no grupo, a nível global" - a empresa dispõe de mais de 40 aquários, espalhados pela Europa e pelos EUA. A missão a "longo prazo" é "desenvolver um teste que possa ser utilizado nos países de origem das espécies marinhas". Logo, a estratégia passará por cativar a adesão dos fornecedores e dos empresas do sector.

Ricardo Calado, de resto, está optimista. "Estamos seguros de que as empresas verdadeiramente empenhadas na sustentabilidade e na preservação dos recifes de coral estão bastante receptivas." Caso contrário, "acabam também por ver o seu negócio afectado pela pesca com cianeto", já que "os peixes poderão morrer alguns dias após a sua venda, afectando negativamente a percepção dos compradores". Quanto a consequências para a saúde humana, o investigador assegurou que "até à data" os efeitos "associados à ingestão de peixe capturado com cianeto são ainda largamente desconhecidos". Já Rui Ferreira afirmou desconhecer os custos envolvidos no sector aquariófilo português.

Editado por almodovar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais