1º aquário a sério 100 cms


CJTSilva

Recommended Posts

Boas noites.

 

Antes de mais nada, vamos ás apresentações.

Sou o Carlos Silva,moro no Porto , tenho 28 anos e já tenho tentado ter peixes desde os 7.

Claro que com 7 anos e sem ajuda só se pode tentar ter peixes,ainda por cima quando não havia internet... biggrin.png' alt=':biggn:'>

no inicio era o tradicional aquario de um ou 2 litros com 2 peixitos,um vermelho (de certo Carassius arautus) e um preto de olhos telescopicos. claro que aquilo não tinha um final feliz e os desgraçados acabaabm com um funeral no quintal cá de casa com direito a marcha funebre e flores :priere: .

Entretanto a coisa foi evoluindo, passou por um 5 lts e chegou aos 45 lts (tinha eu os meus 13anitos) termostato e filtro.

Só que nem só de termostatos e filtros vivem os peixes e mais uma vez estes é que pagaram pela minha ignorancia. era mortes atras de mortes( se ouvesse alguem que soubesse ao certo quantas , nunca mais me vendiam peixes desde aqui até á china :busted_red: )

Mesmo assim ainda consegui umas criações de guppis. Deve ser o peixe mais resistente que já conheci a seguir as tainhas do rio douro.

 

Agora vamos ao que realmente interessa: há cerca de 4 anos presentearam-me com um novo aquario.

-Ah, esqueci-me de dizer que entretanto a minha cadela hiperativa partiu o meu aqua 45 lts,a sorte era estar desactivado...

-agora, depois de uma mudança de casa e algumas obras na mesma,estou finalmente em condições de montar algo que possa manter vida lá dentro. O processo está a demorar bastante mais do que eu esperei,mas aproveito e vou tentando aprender o maximo possivel sobre aquarios.

pena ter comprado primeiro e informado depois,erro grave,pois comprei um kit da aquapor:

 

Aqua 100 x 30 x 40

aquecedor 200 w biopro

filtro aquapor 1000 lts/h anunciados...

calha de iluminação 30w mas a luz é roxa ,nem sei o espectro daquilo.

 

ora,o aquario é alto que chegue (para mim) mas peca por ter pouca largura,agoratenho dificuldades no layout. Ajuda,precisa-se!!!

o filtro,nem o vou ligar. Estou a pensar num jbl cristalprofi 701e.

E é claro que vou ter que trocar a lampada. Já agora para que serve uma lampada roxa?

 

quero ir montando e vendo o que vou fazer a seguir. pra já estou a tratar do hard scape. Vou fazer um substrato fertil home made mas não sei onde encontro laterita aqui no porto e a um preço razoavel pois o objectivo é reduzir os gastos.

Será que posso juntar perlite para arear o humos de minhoca? senão, as esferas de argila expandida fazem esse efeito?

Já agora,li num tópico sobre alguem que usou uma rede muito fina para separar o substrato fértil do inerte. que tipo de rede posso usar atendendo que a maior parte é em plastico que tem quimicos nocivos?

 

Comprei um tronco,mas fui meio iludido pois agora acho que não fica muito bem no meu aqua.

Quanto as pedras,já comprei umas vulcanicas castanhas,fui ao rio Sousa buscar o que penso ser ardosias e xistos e amanhã,como vou para montalegre,vejo se encontro algo que realmente me satisfaça.

Enquanto não comprar o filtro não estou com pressa nenhuma e as plantas nesta altura do ano tambem não se encontram com facilidade.

em relação a estas quero valisnerias de certeza para plantar atras e algo que faça tapete e que seja resistente as coridoras que quero ter( pensei em 6). Isso existe?

outras plantas, umas anubias barteri e nana como centro e algo mais alto para os lados. a flora a seu tempo e, com testes á agua, decidirei.

Os meus parabens a este forum que já me ensinou mais num mês e já me fez ver a minha azelhice do que as experiencias que tive em toda a vida com aquarios. e os leus parabens a quem conseguiu ler este testamento até ao fim :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação á lampada parece ser actinia não é muito bom para as plantas o melhor era teres mais que uma entre os 6500 k e os 8400

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já li aqui no fórum sobre o espectro das lampadas. No entanto,ontem na jardiland vi umas de 18000 k que diziam ser indicadas para o crescimento das plantas. Apenas publicidade? isto é um aparte,pois estou convencido em comprar algo na ordem dessa gama que indicaste

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que acima dos 10.000k só para aquas marinhos, segundo os mais especializados na materia é variar entre os 6500 e os 8000 ou caso colocásses 3 uma de 4500k

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah. Obrigado pela explicação. Sendo assim acho k vou ter que fazer umas modificações na calha. Apesar de querer plantas menos exigentes,tirando a de tapete digo eu,se calhar é melhor pensar mesmo nessa hipotese.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui, o testamento esta excelente :D Aprendi mais da tua vida do que sobre o aquario xD E para mim para começar bem tem sempre de se conhecer a pessoa ^^ Quanto ao aquario, luz roxa -.-? Esse aquario foi um kit ou compraste em separado? Medidas :D? E tira ai umas fotos pa acalmar xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehe. Pois é. A luz é roxa ou pelo menos lilás. tipo a que se usa nos aquas das lojas,pelo menos por aqui no Porto. isto é um kit da aquapor. Se conheces as calhas da aquapor,estas sao as lampadas de origem. Já é a 2ª que tenho e as lampadas sao sempre roxas. Mais grave: lembro-me de ter ido uma vez comprar uma lampada de substituição e venderam-me igualzinha.

As medidas : 100 x 30 x 40.

Pra já,fotos só se for do aqua sem nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazes bem trocar de filtro, e se trocasses de iluminação ainda era melhor.

Faz as coisas com calma para teres sucesso.

 

Plantas arranjas aqui no forum com facilidade

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites. A lampada vai ser mudada antes de fazer a montagem,mas pra já tenho algumas coisas mais urgentes a fazer. Alguem me pode indicar uma rede que eu possa usar para separar o substrato fertil(humus tratado) do inerte? Pelo que já li aqui no forum,não pode ser qualquer material,visto poder conter substancias nocivas para os peixes. Alguem que já tenha usado alguma coisa assim? Eu sei que se usasse uma boa camada de areão,não ia ter problemas,mas a rede dá mais segurança para plantar e alterar o layout. Já arranjei umas pedras pro hardscape e já tive a fazer uns ensaios no aqua. Mal possa,meto umas fotos que tirei. Já testei com vinagre e não houve efervescencia.

Já agora,pra postar fotos só hospedando num servidor,certo?

Desculpem a pergunta que ddve ser um bocado parva,mas isto dos foruns pra mim é chinês! :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelos vistos o pessoal usa rede convencional de plastico pra fazer tapetes de musgo e não tem problemas. Se não aparecer uma ideia melhor,acho que vai ser isso que vou usar.

 

Acho que não são de plástico mas sim de inox ou algo parecido. Já vi para separar substratos de rede, meias de vidro, etc, mas se vais meter uma bela camada de areão acho desnecessário separares. Só se mas tarde queiras alterar mesmo tudo e desejes trocar de areão ou aquário mas mesmo assim se tiver tudo bem estratificado conseguias fazer a separação na mesma.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A camada de areão vai ter pelo menos os 5 cms. Mas,mesmo assim,se me apetecer mexer no layout,não me apetece ter uma nuvem pelo aquario. Se calhar opto pela meia de vidro. Sempre estou mais a vontade se quiser alterar alguma coisa.

Agora,há uma coisa que me preocupa. O areão que comprei tem uma granulometria de +/- 0.5 cms. Será o indicado,visto que tenciono ter corydoras? Ou deveria optar por areia de obra,a chamada meia areia? Esta já mede 2 mm em media. Não quero ter que desfazer tudo porque os peixinhos estão a ficar sem bigodes,mas tambem não quero as plantas a morrer abafadas pelo substrato.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,jsg1992.

Eu sei que estão a faltar fotos que mostrem o que descrevo mas tou a escrever no telemovel. Mal possa vou postar as fotos. O areão é,muito provavel que seja quartzo ou algo parecido. Com a minha sorte ainda me sai qualquer coisa calcarea.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noite.

 

 

Vou agora postar uma duvida que se calhar devia estar noutro sitio,mas acho que não vale a pena criar topicos por tão pouco :sorry:

O que eu queria saber é a maneira correcta de medir o caudal de um filtro externo. Não encontrei por aqui nenhuma referencia a isso.

O obvio é usar um recipiente graduado;quanto maior melhor, e encher com o tubo de saida do filtro. Conometrar o tempo que leva a atingir a marca pretendida e depois multiplicar essa graduação em litros por 3600 segundos(1 hora) e dividir pelo tempo cronometrado. Uma regra de tres simples :alberteinstein: .

O problema é que com estes cálculos o filtro debita muito menos do que devia.

Qual é a forma correcta de calcular isto?

 

Cumps.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.