Principiante com problemas

Recommended Posts

Publicado

Há cerca de 1 mês comprei os primeiros peixes para o meu aquário de 60x30x30.

Desde aí, tenho tido o cuidado de testar periodicamente o ph e os no2, estando os resultados normais.

No dia 9/11 comprei mais 5 peixes, de entre os quais um guppy que me morreu no dia seguinte.

Achei que fosse uma morte "normal", talvez devida ao stress de mudança de ambiente..

Mas o facto é que a 14/11 e hoje 15/11, me morreram mais dois peixes: ontem foi um molly prata que já tinha há um mês (tinha dois, e o companheiro dele está muuuuito triste... :) ) e hoje um botia palhaço que até agora me tinha parecido muito vivo e que se tinha tornado no meu peixe favorito.

Como detectei umas bolinhas brancas nas barbatanas de um dos meus escalares, fui à loja de animais e comprei o medicamento apropriado da sera. Também aumentei a temperatura do aquário para 28º a ver o que acontece nos próximos dias.

Mas a verdade é que não estou convencida.. Porque, apesar de ter 2 limpa-vidros, tenho pintinhas verdes no vidro do aquário. Será que tenho algas em excesso e que isso me prejudica os peixes? Por outro lado, também nasceram 3 caracóis no aquário, que não tirei porque lhes acho piada. Devo tirá-los?

A aquarofilia sempre foi uma actividade que me fascinou e agora que comecei realmente a tratar de peixes acontece-me isto e estou baralhada..

Se me pudessem dar uma mãozinha quanto ao que me pode estar a matar os peixes...

Obrigada e desculpem isto ser tão longo..

Publicado:

oi Scully,

vamos lá por partes... :)

quanto tempo deixaste o aquario a ciclar antes de por os primeiros peixes? Que manutenção é que fazes ao aquario?

testar periodicamente o ph e os no2, estando os resultados normais
o que entendes por "normais"? :)

detectei umas bolinhas brancas nas barbatanas de um dos meus escalares

parece que tens ictio no aquario, em principio o aumento de temperatura para 30º durante uma semana acaba com isso, mas como já usaste quimicos deixa como está.

Será que tenho algas em excesso e que isso me prejudica os peixes? Por outro lado, também nasceram 3 caracóis no aquário, que não tirei porque lhes acho piada. Devo tirá-los?  
as algas não prejudicam os peixes, pelo contrário são a alimentação dos teus limpa vidros, o problema é mais a estética do aquario que outra coisa... esses caracois que te nasceram no aquario são absolutamente normais, há por aí um tópico sobre deixa-los ou não no aquario, pelo que me lembro a opnião geral é que sim!

A aquarofilia sempre foi uma actividade que me fascinou

:D :D :D

Não desistas!! Vais ver com o tempo que os problemas com os peixes vão diminuir e muito, e o hobby passa a ser muito mais agradavel e realizador!! :D

Publicado:

Bem..

Comprei o aquário 15 dias antes de comprar os peixes. Pus biostarter da sera e biotopol da JBL. Passado 1 semana comprei 2 plantas com tronco e adicionei também Plantamin. Acertei a temperatura para 25ºC (só hoje aumentei 1º e vou aumentar até aos 28º nos próximos dias) e o filtro está a "bombar" desde o 1º minuto.

Desde que comprei o aquário, limpei o filtro 2 vezes em água corrente da torneira, que foi o q m recomendaram na altura (hoje disseram-me para o fazer com água do próprio aquário :) ). Também mudei parcialmente a água por 2 vezes (cerca de 1/3 da água do aquário).

O teste de ph q tenho é da sera (não é dos mais exactos), e tenho obtido resultados entre os 7 e os 7.5 (ou seja, mais ou menos neutros). Há 2 semanas pedi a 1 amigo q também tem 1 aquario para me fazer o teste dos NO2, e ele disse que "estavam normais".

Hoje fui comprar o medicamento à loja da Ornimundo no Norteshopping, que é onde tenho comprado todo o material e os peixes, e o empregado disse-me para lhe levar uma amostra da água do aquário amanhã, que ele me faz os testes todos. Por isso amanhã já sei ao certo se há algo de errado com a água.

Publicado:

Oi

o motivo pelo qual n deves lavar o flitro com água da torneira é mt simples, esta tem cloro que mata as bactérias que fazem filtragem!! Com agua do aquario isto n acontece :)

Deves fazer trocas de agua regulares do género 20% por semana.

teste de ph q tenho é da sera (não é dos mais exactos), e tenho obtido resultados entre os 7 e os 7.5 (ou seja, mais ou menos neutros).  
a escala do Ph é logaritima, ou seja, de 7 a 7.5 vai um mundo de diferença!!! Conheço esse teste da sera e realmente é pouco preciso, o da JBL e o da Hagen são mt mais precisos.

Há 2 semanas pedi a 1 amigo q também tem 1 aquario para me fazer o teste dos NO2, e ele disse que "estavam normais".

suponho que normais seja dentro de valores aceitaveis para os peixes... :)

Publicado:

Hoje testaram-me a água lá na loja e disseram-me que convinha baixar o ph, porque já passava dos 8.. Realmente concluo que o teste do ph da sera é muuuuito bom :) .

Recomendaram-me um produto da JBL para baixar o ph e já o apliquei. Fiz novamente um teste (ainda com aquele medidor de ph, a ver se amanhã compro um novo..) e tenho resultados na casa dos 6,5 e 7..

Entretanto, as pintinhas brancas começaram a desaparecer dos meus escalares, acho que o íctio está a dar corda aos sapatos e a fugir dali. Vou continuar o tratamento até ao fim e hoje aumentei mais 1ºC à temperatura.

Só uma perguntinha: o carvão activado não fica sempre no filtro, pois nao? eu tive Carvao activado durante a ciclagem, mas quando introduzi os 1os peixes tirei-o, porque assim me disse para fazer a moça que me atendeu na loja dos animais. Mas como já vi aqui muita gente a falar do carvão activado, não sei se terei feito o melhor..

Publicado:

Olá Scully!

Desde já quero-te dizer: Força ai com o aquario!! E n desanimes pois acho que n econtras ng com este "bichinho" a que nunca tenha morrido peixes! :)

Quanto a:

Só uma perguntinha: o carvão activado não fica sempre no filtro, pois nao? eu tive Carvao activado durante a ciclagem, mas quando introduzi os 1os peixes tirei-o, porque assim me disse para fazer a moça que me atendeu na loja dos animais. Mas como já vi aqui muita gente a falar do carvão activado, não sei se terei feito o melhor..

Quanto a este assunto há muitas opiniões. Há quem defenda que se deve ter sempre carvão no filtro e há quem defenda que não, que apenas devemos utilizar depois de tratamentos de forma a retirar o mesmo.

Eu durante muitos anos utilizei sempre carvão activo no filtro e nunca vi nenhum inconviniente nisso. Mas desde a um tempo para cá, também por questoes economicas, deixei de o utilizar sempre no filtro e passei apenas a utilizar a seguir aos tratamento. Posso-te dizer que n notei nenhuma diferença na qualidade dá água por isso nunca voltei a fazer como no inicio.

Acho que é uma opção propria e depende do que adicionas à água e com que objectivo. N te esqueças eu o carvão activo serve para retirar moleculas que andam soltas na água.

Espero ter ajudado!!

Nuno Carvalho

Publicado:

oi Scully,

quanto ao teste da sera, quando eu quiz dizer que era pouco preciso, referia-me ao facto de que entre 7.0 e 7.5 vai uma diferença muito grande e os outros testes dão "saltos" menores com uma escala de 0.2. Se o teste deu entre 7.0 e 7.5 duvido muito que a agua esteja com ph superior a 8... a não ser o que o teste esteja estragado, fora de validade!! :)

Nunca usei carvão activado, mas também nunca achei que precisasse, porque uso anti cloro na agua de reposição e tenho um aquario hospital onde trato os peixes doentes, se não é o teu caso acho que deves fazer como o Nuno disse!

Publicado:

Hoje os peixes já estão com melhor aspecto e com mais vivacidade.

As pintas brancas estão quase "extintas" dos meus escalares. Nos outros peixes é mais difícil de ver, porque são quase todos brancos :)

Hoje passei a temperatura de 28 para 29ºC e vai ficar assim durante uns dias. Os peixes aguentam... ou nao??

Publicado:

Saudações

Scully o meu primeiro aqua era também de 60*30*30 mas como o bichinho aperta neste momento tenho um de 120*60*40. Não desesperes... isto no inicio parece sempre um pouco complicado mas ao fim de algum tempo torna-se um autentico vicio.

Relativamente ao PH

Tens peixes como as Mollys e os Guppyes que preferem águas neutras a ligeiramente alcalinas... tens escalares que preferem águas ácidas (decididamente abaixo dos 7). No entanto se manteres os parametros dentro dos 7ph não terás problemas.

Atenção... uma alteração de PH de 7 para 7.1 por exemplo significa um aumento da alcainedade de 10x, logo de 7 para 8 de 100x. É por isso que nunca se deve reduzir ou aumentar bruscamente o PH. O ideal seria aí uns 0.2 por dia.

Íctio

As pontinhas brancas que os teus peixes têm são uma doença chamada de Íctio que surge por vezes quando existem alterações bruscas da temperatura, mesmo que fora do aqua. Acontece por vezes quando estamos naqueles dias de intenso calor e no dia seguinte um frio de rachar. A solução ideal é o aumento de temperatura e de oxigenação. Um produto próprio também é desejável.

Carvão Activado

O carvão activado serve para retirar da água os metais pesados nocivos aos peixes. Já tive no filtro, de momento não tenho, mas também tenho Ciclideos Africanos que são peixes um pouco mais resistentes que aqueles que tu tens.

Atenção porque se tens no filtro carvão activado ele irá reter produtos quimicos logo o produto contra o íctio que pões e o produto para baixar o PH têm tendencia a não ter o efeito optimo porque parte dos seus compostos fica retido no carvão.

A melhor solução: quando mudares a água do aqua (aí uns 20% de 2 em 2 semanas) faz o seguinte: 3 dias antes da mudança da água arranja uma vazilha e enche-a de água da torneira. Mede-lhe o PH e durante esses 3 dias tenta pô-lo ao mesmo nivel do aqua. Não te preocupes muito com o cloro.... com a água repousada durante esses 3 dias ele desapareçe.

Sugestão

Se a tua água da torneira é muito alcalina uma boa opção seria pores troncos no aquário porque ajudam a acidificar a água.

Turfa especial no filtro é do melhor para acidificar a água mas ao fim de algum tempo ela vai parecer um pouco cor tipo chá. Tem outro bom fim... torna a água mole.

Conchas de praia e tudo aquilo que recolhas numa praia e que tenha estado em contacto com o mar tem tendencia a por a água mais alcalina.

Boa sorte!

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Publicado:

Quero agradecer a todos os que me ajudaram e dizer que os meus peixitos melhorarame que o íctio, pelo menos a parte visível, já foi para outras bandas.

Vou continuar com a temperatura mais elevada (29º) por mais algum tempo (alguém disse um mês?)

Eu tenho troncos no aquário, que vieram com as plantas. Se isso ajuda, é muito bom... Não percebia a utilidade dos troncos, além da parte decorativa...

Quanto à água, eu tenho água do poço, não sei até que ponto ela pode prejudicar os peixes, talvez seja mais dura.. Se calhar a turfa no filtro não seria má ideia...

Mais uma vez obrigada e um destes dias ponho aqui no fórum fotos do meu pequenito aquário!

Publicado:
Será que tenho algas em excesso e que isso me prejudica os peixes? Por outro lado, também nasceram 3 caracóis no aquário, que não tirei porque lhes acho piada. Devo tirá-los?  

as algas não prejudicam os peixes, pelo contrário são a alimentação dos teus limpa vidros, o problema é mais a estética do aquario que outra coisa... esses caracois que te nasceram no aquario são absolutamente normais, há por aí um tópico sobre deixa-los ou não no aquario, pelo que me lembro a opnião geral é que sim!

Bem, agora que o pior já passou (ou está a passar), posso fazer uns comentários mais de longo prazo:

O que o JP disse pode levar a pensar que as algas são benéficas para o aquário, o que não é bem verdade. Em primeiro lugar, as algas competem directamente com as plantas por nutrientes. Se as plantas saírem prejudicadas pelas algas, podem morrer (totalmente ou em parte) e libertar matéria orgância que vai apodrecer e acabar por poluir o aquário mais depressa do que as bactérias nitrificantes conseguem dar conta. No mínimo, ficarão menos bonitas e viçosas. Estou a falar, é claro, de algas em excesso... Penso que elas podem também aumentar a carga orgâncica do aquário por si mesmas (produzir resíduos mesmo sem afectarem as outras plantas. Por outro lado as algas serem "a alimentação dos teus limpa vidros" é algo exagerado. É conveniente dar-lhes também alguma alimentação, no mínimo como apoio. Alguns comem mesmo da ração. Uma boa ideia é dar com alguma regularidade (talvez não precise ser diariamente) pastilhas de spirulina ou flocos para peixes fitófagos (principalmente vegetarianos).

Os caracóis podem tornar-se verdadeiras pragas. Já houve alturas em que quase não conseguia ver os meus peixes de tanto caracol no vidro! :lol: A dada altura, o pH baixou de 7,2 para 6,3 (em cerca de 3-4 semanas) e uma grande parte morreu. Ou então, o aquário deixou de fornecer alimento suficiente ou as condições essenciais, os caracóis morreram e as suas conchas acidificaram a água :!: Isso pode acontecer. O metabolismo dos caracóis costuma também produzir grande quantidade de dejectos. Mas há espécies até interessantes. Veja este site com informações sobre várias espécies de caracóis aquáticos. Mais umas coisa: eles não nascem por si só, claro. Normalmente vêm com o areão e mais frequentemente com as plantas. Quando introduzir novas plantas, lave-as com água corrente (retirando manualmente os caracóis que encontrar), mergulhe-as em água com sal por meia hora (para eliminar os ovos agarrados às folhas) e volte a lavá-las para retirar o sal.

Felicidades,

Jean-Dominique Ackle

Veja o setup do meu aquário neste tópico e introduza também o seu!

Publicado:

jeanackle,

tens toda a razão devia ter sido mais explicito na resposta! Algas em excesso é extremamente prejudicial, mas em condições adequadas para as plantas, sendo seres superiores, ganham a "luta" pelos nutrientes com as algas e embora estas existam sempre, mesmo com as condições correctas para as plantas, elas n conseguem atingir valores que prejudiquem o aquario.

Tenho dois plecos há já uns meses e nunca tive o cuidado de os alimentar, mas tb estou ciente que tenho plantas e algas de sobra para eles se alimentarem!...

Publicado:

Concordo JP. Aliás, quando o único peixe que tinha no aquário era o meu Comedor de Algas Chinês (foi o primeiro), muitas vezes só lhe dava de comer a cada dois dias, ou até três - na altura as algas castanhas abundavam - o que ele resolveu em dois-três dias! :wink: E alimentava-o mais porque ele ainda estava em fase de crescimento (4cm +-)... bem, ainda está, mas mais lento agora (8-9cm)...

Além de que, agora, os guppys e os ramirezi têm que ser alimentados, né?... :lol: O que me obriga a, por vezes, fazer uma dieta a todos, porque o CAC já não se interessa tanto por algas... É da maneira que ele «trabalha» mais :lol: E os ramirezi também, com os caracóis... 8) Os guppys, de qualquer maneira, estão sempre com fome! :lol:

E aqui está outro cuidado importante para os iniciantes: não alimentar em excesso! Além do consequente aumento de dejectos que poderia vir daí (logo, mais poluição), podem surgir caso de hidropsia, que, em casos extremos, podem ser fatais (v. aqui - este tópico também se encontra neste fórum (em "Doenças"), mas no citado segue-se uma pequena discussão sobre a hidropsia nos comentários)...

Abraços,

Jean-Dominique Ackle

Veja o setup do meu aquário neste tópico e introduza também o seu!

Publicado:

Ah pois... comida em excesso.. eu tenho esse problema por causa da minha mãe, que gosta de ver os peixes comer e dá-lhes comida na minha ausência :D

Eu normalmente dou-lhes um pouco de mixpur da sera de manhã cedo (um cubinho e mais meia duzia daqueles "bichinhos" que não sei o nome) e ao fim da tarde salpico uns 10 flocos da sera. Suponho que não seja comida a mais, para 10 peixes pequenos, mas aceito opiniões/sugestões/críticas.

Obrigada por tudo

(respondam-me a uma pergunta, se faz favor... neste fórum não há mulheres?? Se há, tenho uma certa dificuldade em encontrá-las? Será que as mulheres não se interessam muito pela aquariofilia? Será que sou uma aberração?)

Publicado:

Olá

em pricipio a quantidade de comida parece bem, embora seja dificil de dizer, o que não convem nada é teres a tua mãe a alimentar os peixes!! :wink: Acho melhor esconderes a comida dos peixes, senão torna-se complicado saberes quanta comida é que os peixes estão a receber!

Conheço algumas raparigas que tem aquarios, não tem é mania de andar pela net! :D