O que poderá ter acontecido ás crias?


Vmonteiro88

Recommended Posts

Boas, o título é mesmo a minha dúvida.

O meu aquário é de 120l com "meia dúzia" de CRS/CBS/Snow white.(ao todo são menos de 20)

Já tive fêmeas ovadas e já as vi depois de terem largado os ovos, mas não vi qualquer cria.

Poderão eles estar mais escondidos durante as primeiras semanas?

É que o aquário é bastante plantado com várias plantas e musgos, tenho vários troncos e duas Dragon Stone, ou seja, bastante espaço para se esconderem.

A verdade é que por vezes até os adultos eu tenho dificuldades em ver e não os vejo sequer mortos (os adultos).

Mas sei que andam lá pq todos os dias lá aparece uma "casca" perdida num canto qualquer e de semana a semana aparece uma nova fêmea ovada.

Posso assumir que tudo deverá ter corrido bem ou é melhor pensar na possibilidade de não ter sobrevivido nenhum?

 

atenção que não sou nenhum "Pro" mas os parâmetros, que consigo medir, estão bons e não tenho tido baixas nos últimos tempos mesmo com os aumentos da temperatura da última semana (o aquário chegou aos 27º)

Tenho lá umas folhas de catappa e pinhas de amieiro.

 

O que pode fazer com que as crias não sobrevivam (se for esse o caso)?

Vou continuar a tentar observar a ver se vejo alguma coisa.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tive essa duvida e só esta semana ficou desfeita... nada no meu aquário alterou e finalmente lá vejo uns camarões minúsculos no meio das plantas, já com cerca de 2mm... entretanto antes de ver os primeiros no aquário... decidi comprar uma maternidade da Marina Hang On, para saber o que acontecia aos ovos... e realmente já tenho camarões minúsculos na maternidade e têm 1mm, mais pequenos ainda do que os primeiros que vi no aquário, ou seja possivelmente num aquário plantado, eles anda muito escondidos, e se for um comunitário como o meu, acredito que sirvam de alimento para os peixes...

 

quanto tempo tem o teu aquário?

 

Já me disseram que as primeiras vezes que as fêmeas estão ovadas, pode não dar em nada até elas aprenderem.

 

Mete aí umas fotos do teu aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, o meu aquário é um pouco grande para a quantidade de camarões que tem e com tanto sitio por onde se esconderem, fica difícil ver seja o que for.

O meu aquário está a fazer agora 2 meses (mais coisa menos coisa)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Só agora dei com este tópico, não sei se já começaste a ver crias, mas acredito que sim...

 

Se não tiveste sorte e elas morreram ou nunca chegaram a nascer pode ter várias causas possíveis, TPA's mal feitas (água com ph muito diferente, grande quantidade de água mudada, temperaturas diferentes), Podes não ter as condições ideais para eles prosperarem, podes não ter a filtragem mais adequada para eles e pode até ter sido por falta de maturação do aquário. Tantas coisas são as que podemos fazer mal... Felizmente ainda assim os camarões têm alguma capacidade de adaptação, por isso tenta manter as condições estáveis, fazer TPA's semanais de 5 a 10% da litragem do aquário, não alimentes quase nada os camarões pois com tão poucos camarões em tantos litros comida não deve faltar...

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha lá, tens a entrada do filtro protegida? Quando comecei com os camarões as crias desapareciam, ... quando fui limpar o filtro cheguei à conclusão que tinha mais camarões no filtro do que no aquário!!!

É outra possibilidade, que também acontece com alguma frequência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas vossas respostas... já comecei a ver alguns dos pequenotes... já com cerca de 4/5mm... parece que eles apenas deviam era ter demasiados lugares para se esconderem...

lol

 

Cumprimentos a todos os que ajudaram..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha lá, tens a entrada do filtro protegida? Quando comecei com os camarões as crias desapareciam, ... quando fui limpar o filtro cheguei à conclusão que tinha mais camarões no filtro do que no aquário!!!

Meia de vidro ou espuma na entrada do fiiltro. E resolve isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais