Desparazitação com Flagyl!!!


HugoFerreira

Recommended Posts

Li numa revista espanhola, que aconselham a desparazitar os discos de 3 em 3 meses com Flagyl, na proporção de 1 comprimido para 100 gr de comida, durante 3 dias.

 

Que acham é aconselhavel?

1 comprimido para 100 Gr de comida, é a dose recomendada?

Cumprimentos,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Hugo

Pessoalmente nao aconselho o FLAGYL como desparazitante de 3 a 3 meses. Normalmente utilizo este remedio para esse efeito desparazitante ou quando entendo que estao com parazitas. Penso que nao devemos de esquecer que se trata de um remedio e como tal so usado quando necessario. Eu penso assim. Mas sei de uma loja que por sistema deita esse remedio na comida pelo menos duas vezes por semana. Quando tive comhecimento disso deixei de comprar discus nessa loja. Fico na espectativa de que surja uma troca de ideias, pois ja dei conta neste forum de pessoas muito preocupadas em usar este medicamento sem sequer terem discus. Posso estar aqui a dar sentenças, mas se estou a escrever esta mensagem sera que penso que nao devemos abusar dos medicamentos porque esse abuso podera provocar outros males por exemplo: os discus tornarem-se estereis, tornarem-se imunes a eese medicamento e quando na verdade queremos tratar dessa doença teremos de ir para antibioticos fortissimos. Estou sujeito a opinioes contrarias e ate agradeço a controversia. Ate sempre. Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Amigos!

Depois de muitos anos com escalares, no principio do ano passado decidi tambem criar discus!

Faz 3 dias que me morreu o ultimo discu, foi ficando magro, mais tarde deixou de comer e por fim morreu, este não foi o meu primeiro disco a morrer, a unica diferença entre uns e outros é que alguns ficavam escuros e outros não, segundo o que tenho lido devem ter morrido devido a parasitas externos :!:

Fiz varias vezes o tratamento com flagyl, com praziquantel e uma vez com o octozin, e nenhum deu resultado :!: pelo menos aparentemente, pois nunca curei nenhum, e quase todos os discus que tenho, têm uns pequenos buracos proximo da cabeça e até de volta da boca :!:

Nos humanos o tratamento para a desparazitação deve fazer-se regularmente, nos animais tambem se deve fazer a desparazitação regular, quanto aos peixes na minha opinião tambem se deveria fazer, mas, é claro ,isto depende de cada um e só um Veterinario é que poderá dizer com mais certeza se estamos ou não a fazer asneiras.

Voltando aos tratamentos, é com muita pena minha que digo, mas 80 % dos peixes que tentei tratar, acabaram por morrer :):)

Fica o meu contributo, um abraço e até sempre.

Anibal Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

 

Eu apenas faço o tratamento de FLAGYL quando acho necessário. E para mim é necessário n só quando reparo que o peixe esta doente mas também quando reparo que o ritmo de crescimento do peixe diminui.

 

Mas sei que muitos de nós fazem periodicamente e não vejo inconveniente nisso. Eu também desparasito os meus cães e o gato periodicamente: P. Só n faço com os peixes pois isso implicaria trabalho adicional.

 

Quanto ao tratamento por comida faço-o a olho por isso n posso dar a certeza das quantidades mas penso que as que referiste são as utilizados pela maioria.

Quanto ao tratamento pela água utilizo um comprimido com cada 50Lts durante 3 dias com a água a 34ºC. Como o componente activo do Flagyl, Metronidazol, só fica activo +- 10 horas mudo 50% da água todos os dias adicionando sempre a respectiva quantidade de flagyl.

 

Posso dizer que a 1ª vez que utilizei o Flagyl utilizei porque tinha um Discu bastante mal: magro, preto e cheio de buracos na cabeça, e com 2 ou 3 tratamentos consegui recupera-lo completamente.

 

Espero ter ajudado!

 

Abraços!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas opinioes.

O meu possivel problema é o seguite:

Teno um disco recente (marlboro red) com cerca de 5 cm. A sua adaptação foi espectacular, entrou a comer desde o 1º dia, chegando mesmo a tirar a comida quase da boca dos neons e de um escalar. O problema e que nunca o vi a defecar. Ja fiz uma visturia ao fundo do aqua e nao encontro nada de fezes brancas, e sua aparencia e comportamento normal. Será normal? podera apenas ser "azar" de nunca ter visto as fezes dele?

Cumprimentos,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo!!

 

 

Normalmente os Discus (pelo menos os meus) defecão a seguir a refeições. Nem sempre é logo, logo mas no maximo 5 a 10 minutos. (não sei se é sempre assim, mas com os meus é). Penso que nunca teres encontrado fezes é apenas um mero acaso.

 

Se o discu esta a comer bem não indica que n tenha parasitas externos. Tens de ver se o que ele come corresponde ao que cresce. Se ele come e não cresce isso é um grande indicador de parasitas.

 

Como o Discu é novo acho que é aconselhavel fazeres o tratamento.

 

Abraço!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente!

 

Esta aqui a resposta:

Quanto ao tratamento pela água utilizo um comprimido com cada 50Lts durante 3 dias com a água a 34ºC. Como o componente activo do Flagyl, Metronidazol, só fica activo +- 10 horas mudo 50% da água todos os dias adicionando sempre a respectiva quantidade de flagyl.

Quanto a comida n sei por faço a olho. Mas penso que um comprimido para a quantidade de comida que das em 3 dias será adquado. (Se estiver errado alguem me corrija.)

 

 

No caso que descreves um tratamento será suficiente. Ainda mais n sabes se o peixe esta contaminado ou n.

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Nuno

 

Desculpa não te ter respondido antes ( tenho andado muito ocupado ) mas aproveito agora para fazê-lo quanto à tripla e quato à dose de metronidazol na comida.

 

Tripla segumdo Bassler : 1 lt de Formalina (formol a 37- 40% )+ 3,7 gr de Verde malaquite ( oxalato ) + 3,7 gr de azul de metileno

 

Metronidazol na comida : 1% , isto é um gr ( 4 comp de flagyl ) por 100gr de comida ( parece muito mas eu já usei 2 gr , porque depende do que os peixes estão a comer , e não vamos encharcar o aquário de comida ) . Na água uso 1 comp de flagyl ( 250mg ) por 40 lt .

 

A desparasitação de 3em 3 meses não prejudica os peixes , não cria resistências e é especialmente aconselhavel em Discus em crescimento e para quem tem sobrepopulação de peixes.

 

Mais uma vez alerto para o facto de quem tiver problemas crónicos com os peixes deve procurar a causa ,isto é os factores predisponentes que provocam stress nos peixes e consequentemente quebras na imunidade ( ver CAUSA E TRATAMENTO DAS DOÊNÇAS )

 

Vou apresentar uma palestra sobre doenças no sábado na Aquadecor a convite do Eduardo da Redfish e gostaria que apresentassem sugestões sobre o que gostariam mais de ouvir falar e também que me colocassem questões para tranformar a palestra numa conversa o mais informal e interactiva possível .

 

 

Cumprimentos

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui

 

Desde já muito abrigado pela resposta quanto a tripla!!

 

Quanto ao que eu gostaria de o ouvir falara na palestra a minha resposta é: TUDO!!! :lol: É que há tantas doenças, tantas causas, tanto medicamentos....é dificil dizer-lhe alguam coisa em concreto!!

 

Ah! Lembrei-me agora de uma: Na Aquamania 4 há um artigo sobre a doença dos pontos pretos e eu fiquei na duvida se os pontos pretos de que falam são aqueles que muitos dos nosso discus, principalmente o pigeon começam apresentar a media que começam a ganhar coloração!

 

Mais uma vez obrigado!

 

Abraço!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que está é uma dúvida que todos gostaríamos de ver respondida.

 

Na Aquamania 4 há um artigo sobre a doença dos pontos pretos e eu fiquei na duvida se os pontos pretos de que falam são aqueles que muitos dos nosso discus, principalmente o pigeon começam apresentar a media que começama a ganhar coloração!

 

Porque é que estes inestéticos pontos pretos existem? Existe alguma forma de nos livrar-mos deles?

 

É que já me disseram de tudo: que eram sinónimo de peixes de má qualidade; que passavam com a idade; que era uma doença incurável e até mesmo que era uma reacção cutânea à iluminação intensa.

 

Alguém têm uma ideia?

 

Abraços

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Estou a achar estranho ninguém ter uma resposta para esta questão. Já a coloquei nos foruns que costumo frequentar (clube discus; CPA e aqui mesmo) e ninguém me sabe responder.

 

Com tantos criadores e experts em discus que por aí andam, ninguém sabe ao certo do que se trata?

 

Sei que alguém há de saber, por isso não vou desistir. :x

 

Boa peixaria!

 

Miguel Morato

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já li em algum lado que esses pontos poderão ter haver com a decoração, se tivermos os Discus num aquário com fundo ou decoração escura ele ganha as pintas, se a decoração for clara não ganha ou não ganha tanto.

Não sei até que ponto isto é verdadeiro, JÁ LI

Um Abraço

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não deixa de ter a sua lógica.

 

Um sistema de camuflagem desenvolvido por peixes tão indefesos como estes faz, concerteza, todo o sentido...

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

A mi já me disseram que essas manchas pretas aparecem pois na falta de pignetos coloridos eles usam pretos! :?:shock:

Disseram-me tb que os vendidos nas lojas não aprecentam esses pigmentos pois os criadores da-lhe uma alimentação rica em pigemtos vermelhos, amarelos.... eu lembrei-me logo dos canarios.

 

 

Abraço!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A doença dos pontos negros é parasitária, provocada por um verme enquistado e os pontos pretos são salientes ( é exactamente como o ictio ,mas numa versão africana , LOL).Não tem nada a ver com a evoluçaõ da pigmentação nos Discus que resulta duma redistribuiçaõ da pigmentação que no caso é preta ,mas que por exemplo ,nos peixes de água salgada ,quando evoluem de juvenis para adultos tem outras cores e é pré-determinda geneticamente ,embora possa ser influenciada ,na intensidade da cor ( nomeadamente o vermelho ) pela presença de carotenos na alimentação.

Cumprimentos

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Mas essa hipótese levanta a questão de que porque é que apenas os meus Discus da variedade pigeon é que os têm. Os diamond blue e os turquesa nunca os tiveram...

 

Será que são geneticamente imunes ao parasita?

 

Para além disso, os meus peixes que apresentam este sintoma, têm um comportamento em tudo idêntico aos que estão "normais", pelo que posso depreender que esse parasita não os incomoda?

 

Já agora, conhece algum tratamento para isto? É que dei-lhes um "banho de Flagil" na semana passada e, caso exista cura para isto, estou disposto a agendar um banho de outra coisa qualquer lá para o final do ano. :shock:

 

Cumprimentos,

 

Miguel Xavier Morato

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não , a explicação é que os seus peixes não têm nenhuns parasitas e que é apenas uma redistribuição de pigmentação pré-determinada geneticamente ,associada à côr vermelha ,provavelmente devido a ser uma variedade que foi desenvolvida em cativeiro .Estes peixes dificilmente poderiam ter esta doênça porque não são selvagens e só no estado servagem é que existem os hospedeiros intermediários ( aves e caracois ) necessários para o ciclo do parasita se completar.De qualquer forma eu so vi esta doênça ( semelhante ) em peixes de água salgada ( zebrassomas amarelos )e geralmente sem quaisquer consequências assinaláveis para os peixes.

Cumprimentos

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

A "pimenta" nos pigeons é de origem genética (não uma doença) e, portanto, impossível de remover.

Como diz o maiato, os fundos claros, como o branco, escondem-na mais, assim como a intensidade luminosa (as daylight funcionam bem).

Penso, também, poderem considerar-se as barras de stress destes peixes, pelo que, quanto melhor cuidados, menos elas se notarão.

Os pigeons são os peixes que as têm, precisamente porque qualquer peixe que as tenha "passar a ser um pigeon": um malboro com estas pintas será um marlboro pigeon, ou um pigeon marlboro...

 

Abrçs

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na mesma revista que li em relação ao flagyl e que deu origem a este topico, tambem aconselham a efectuar desparatização contra problemas intestinais, com telmin?!? nunca tinha ouvido falar deste medicamento para aquas. Eles aconselham o flagyl para parasitas nas gueltas e telmim pra os intestinos, na dose de 1comp. para 100gr de comida.

 

Alguem conhece este metodo?

Cumprimentos,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Com respeito à utilização deste medicamento continuo com o parecer de que só deve utilizar-se como tratamento e não como desparasitante somente.

Aliáz a utlização deste medicamento dá azo a muitas controversas.

Se se trata de um medicamento que nos seres humanos serve para tratar certas doenças, também deve ser assim utilizado nos peixes.

Desculpem a minha franqueza, e como comprovar cito uma afirmação de um moderador de um forum francês e que afirma:

De plus le Flagyl est surement à l'origine de stérilité chez le discus

 

Até sempre,

Rui

_________________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Voltando à questão dos pontos negros nos discus pigeon, "penso eu de que" sera devidos a dois factores:

- O facto de ser uma especie híbrida e como tal proveniente de cruzamentos.

- O facto de que como afirmam alguns criadores que os discus que são mantidos a temperaturas mais elevadas são prepensos a ficarem com essas marcas.

Infelizmente tenho cerca de 6 pigeons 3 de origem asiaticas que são enormes mas têm essas marcas e outros 3 provinientes da Alemanha que não as têm. Todos eles cresceram na mesma agua e como tal nos mesmos parametros.

No entanto tenho lido que a causa mais certa sera o que já descrevi.

Até empre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 anos depois...

Boas,

sempre que os meus peixes tem problemas de parasitas a minha primeira opção é sal no aquário para poderem respirar e flagyl tal como o Nuno Carvalho disse:

 

"Quanto ao tratamento pela água utilizo um comprimido com cada 50Lts durante 3 dias com a água a 34ºC. Como o componente activo do Flagyl, Metronidazol, só fica activo +- 10 horas mudo 50% da água todos os dias adicionando sempre a respectiva quantidade de flagyl."

Agora para discus não percebo muito.

 

 

Cumprimentos

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais