Conselhos precisa-se...(Areão!!!)


Recommended Posts

Olá

 

O meu nome é Marta. Comprei há relativamente pouco tempo um aquário com 1,20 m de comprimento 0,40 m de largura e 0,50 m de altura em segunda mão ao meu vizinho, foi uma boa compra já que com o aquário vinha um escumador Prizm, não é dos melhores mas é o que arranja, e dei apenas 150€, foi preço de vizinho =)

Já andei a ler algumas (muitas) coisas sorbre aquariofilia, nomeadamente sobre aquários de recife, pois é meu objectivo ter um (é o mais bonito).

Gostaria de ter nesse aquário o seguinte:

 

2 - Pterapogon kauderni

1 - Nemateleotris magnifica

1 - Paracanthurus hepatus

1 - Zebrasoma flavescens

2 - Amphiprion ocellaris

 

Sarcophyton sp.

Plerogyra sp.

Xenia sp.

Zoanthus sp.

 

Tenho já alguma rocha morta (15 Kg) e aragonite (9 Kg), claro que me falta muita rocha viva...

Ainda falta algumas coisitas, mas isto vai com o tempo porque o "tempo" ($) também não é muito.

Queria pedir a vossa ajuda para me dizerem, face às minhas pretenções, alguns concelhos quanto ao resto do material e quanto às minhas próprias pretenções.

Li muito sobre iluminação e notei que também é muito cara (HQI's), mas pelo que percebi posso colocar umas power-compact certo? Com que potência? Não posso construir eu mesma? =)

Já vou muito longa neste post...

 

Grata pela vossa ajuda.

 

Marta G.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marta.

 

Antes de mais bem vinda!

 

Quanto às escolhas dos habitantes, parecem-me bem feitas e equilibradas. Os corais é que me parece que estás a ser modesta ehehehhe, vais ter esses e querer muitos mais. O que me leva desde já à iluminação.

 

Se quiseres apenas manter corais moles ou LPS como os da lista não terás qualquer problema com um sistema de PC. Se te quiseres mais tarde aventurar nos duros (SPS) em principio ficarias melhor servida com um sistema HQI. É perfeitamente possível construires uma calha de PC's.

 

Deixo-te aqui uns links para que possas ir tendo umas ideias

 

http://www.thekrib.com/Lights/Lobos/

http://www.geocities.com/ptimlin/55hood/55hood.html

 

No entanto dada a relação qualidade/preço/estética das calhas powercompact fabricadas pela Lifetech de 4x36W PC penso que deverias comparar preços.

 

De resto faltam-te ainda pelo que li as bombas de circulação. Deverás apontar para um turnover total de 20x o volume do teu aquário distribuído por 2 bombas.

 

Para finalizar tenta adquirir a maior quantidade possível de Rocha Viva para ajudar na colonização a rocha morta que já tens. Se possível e uma vez que não referes se vais ter sump ou não, consagra já um cantinho no aquário para a colocação macro-algas (caulerpa p.ex.) que serão úteis na exportação de fosfatos e outros nutrientes.

 

Boa sorte para o teu projecto.

 

Qualquer coisa apita

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Queria agradecer ao Duarte pelas dicas.

Começo pelos corais, li algures que os SPS são mais exigentes não só em termos de iluminação. Daí optar apenas pelos LPS, que já são bem giros (mas não digo "desta água não beberei" :D )

 

Assim acho que vou investir no sistema de PC's, agora não sei se DIY ou se realmente compro. (Não encontrei marca Lifetech em nenhum site, ou será que é sinónimo de Jebo??)

 

Quanto às bombas de circulação tenho 2 Hagen de 950 l/h cada, mais uma bomba exterior que ficou do meu velho aquário de 1500 l/h, não chega a fazer as 20x (+/- 14x) mas penso que não haverá problema :roll:

O aquecimento é feito por um termoestato de 200W.

 

Não estou a pensar numa sump, por agora =).

 

A RV vai-se adicionando pouco a pouco...(onde posso comprar-la?)

 

Qualquer coisa apita

 

Vou provocar um buzinão... :?

 

Marta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te esqueças de utilizar àgua de osmose! Podes comprar um aparelho que a produza ou então comprá-la nas lojas de aquariofilia que a vendam.

 

Sobre a iluminação acho que se puderes deves comprar as HQI. Não há qualquer comparação com as PC. Já tive uma dessas calhas de Lifetech e agora tenho HQI... não há qualquer comparação nos corais é como da noite pró dia.

 

A circulação na minha opinião deves pôr 20X o volume ou seja aposta em 4800 litros de circulação. Deve ser distribuída por mais de uma bomba pois não deves ter qualquer ponto do aquário sem circulação.

 

Sobre o escumador... pelo que tenho lido/falado é um "bocadinho curto" para essa aquário, mas se fores rigorosa nas TPA e não colocares muitos peixes acho que te aguentas.

 

Boa sorte !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

De facto não mencionei a osmose, mas também é bastante importante especialmente se a água da torneira da tua zona for rica em minerais.

 

Quanto às lifetech, de facto na caixa diz mesmo Lifetech mas normalmente são conhecidas por Jebo e aqui discordo com o aderito quando ele diz que

 

não há qualquer comparação nos corais é como da noite pró dia.

 

Se estivermos a falar de SPS estou de acordo, mas a Marta segundo diz quer arrancar com LPS e corais moles e aí permitam-me que coloque uma fotografia do meu antigo aquário ... para este tipo de corais na minha opinião chega e sobra.

 

geral.jpg

 

A maioria eram corais moles e tinha também 2 LPS.

 

Quanto à Rocha Viva podes comprar em qualquer loja de aquariofilia, tem em atenção 2 ou 3 aspectos

 

1 - Origem (quanto a mim é de evitar a do Brasil e das Caraíbas, a Indonésia é muito boa e a das Fidji ou Marshal Islands ainda melhor)

2 - Cheiro (deverá cheirar a mar e não a podre)

3 - Porosidade e Leveza (uma RV em condições deve ser bastante leve e porosa)

 

Buzina à vontade e vai metendo umas fotos

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos de novo...

 

Tal como prometi cá estou eu com mais umas perguntitas =)

Desta vez é sobre o areão, com um aquário de 120 cm estava a pensar em fazer um "layout" (é assim que se escreve??) com 2 montes de rocha nas estremidades e deixar uma clareira no centro. Que tipo de arão devo colocar, CORALIT (extra fino, fino ou médio) ou SEACHEM MERIDIAN?(desculpem estar a dizer as marcas :) ) E quantos quilos, de maneira a tapar o fundo aí com 1 cm?

 

:wink: OBRIGADO :wink:

Marta

 

PS - eu até colocava umas imagens e uns esquemas do que pretendo mas não faço a minima como o fazer, se alguem me puder ajudar também nesta vertente agradecia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com 1 cm 15 kg devem ser suficientes.

 

Quanto ao Areao a marca pouco Importa. A granumetria aconselho-te entre os 0.1 - 1 mm.

 

Normalmente é indicado nas embalagens :lol: È aragamax. (È mais fina, que por exemplo a areia da nossa praia)

 

Se optares pelo coralit é claro coloca o extra fino :)

 

Quanto as fotos tens que as alojar em sites proprios para o efeito (por exemplo www.megagaleria.com e depois colocares o endereço na mensagem que estás a escrever , sublinhas com o rato e carregas no botao que diz IMG.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais