Postura de Ramirezis


Recommended Posts

Boas, os meus ramirezis tiveram uma postura e a minha duvida é quanto à alimentação, que alimentação devo dar aos alevins?

Eles têm cerca de uma semana e andam sempre à volta dos pais.

Tirei 6 neons que estavam no aquário, pois são mini-piranhas e sempre que os pais se distraiam lá ia 1 alevim, apenas mantenho uma segunda fêmea que não liga aos alevins, um ancistru e 2 corys, mais uns ottos e red cherrys com caridinas japónicas.

Disseram-me que o ancistru é um grande predador mas como na 1ª postura os alevins desapareceram na 2ªnoite desta vez as luzes estão sempre ligadas para eles estarem sempre à viva.

São cerca de 50...por alto.

 

Umas fotos para os curiosos.

 

uma com a mãe

qxu8.jpg

 

e outra com o pai

okzz.jpg

 

então que comida costumam dar aos alevins?

 

cumps.

 

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parabéns pela postura. E os pais são um espetáculo! Nunca tive alevins de ramirezi mas creio que lhes podes dar Nobil Fluid da JBL.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago, parabéns pela postura!! Realmente os pais são um espétaculo.

Se puderes alimenta com comida viva. Artémia recém eclodida ou microvermes.

 

Ah e para que conste, não tens aí só 50 nem por alto nem por baixo, apostava em cerca de 100.

 

Abraço e boa sorte com eles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parabéns pela postura. E os pais são um espetáculo! Nunca tive alevins de ramirezi mas creio que lhes podes dar Nobil Fluid da JBL.

Esta é a segunda vez num mês que fazem posturas, mas da 1ª vez foi com a outra fêmea, é que tenho um trio no aquário e faço uma troca de água e lá vem postura biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> , mas isto só acontece quando juntei uma segunda fêmea à cerca de 1 mês atrás, porque estiveram mais de 1 ano sem criarem.

 

Boas Tiago, parabéns pela postura!! Realmente os pais são um espétaculo.

Se puderes alimenta com comida viva. Artémia recém eclodida ou microvermes.

 

Ah e para que conste, não tens aí só 50 nem por alto nem por baixo, apostava em cerca de 100.

 

Abraço e boa sorte com eles.

O macho é um long fin, mas na foto não se nota, mas quando está no seu auge é lindíssimo, uma foto dele novinho.

hq83.jpg

 

Infelizmente não tenho comida viva para eles, mas vou tentar arranjar comida própria para os alevins.

 

Obrigado pelos comentários e pela ajuda :doofywave::doofywave::doofywave:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago,

 

acho que a malta já tem respondido mas o melhor é a artemia viva eclodida por ti.

Também podes usa microvermes de aveia, tenho a venda se estiveras interessado.

 

O novofluid, acho que tem que funcionar más há malta que tem queixas porque "contamina" muito a agua e os alevinos comem melhor a comida que esta a mover-se.

 

muita sorte e concordo com o Fábio no número de peixes que tens lá!!!

 

cmps

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, antes de mais muito obrigado pela ajuda nas duvidas que tenho colocado.

Infelizmente trago más noticias, pois os alevins aos 8-10 dias desapareceram todos.

Não sei o que se passou, mas aparentemente a outra fêmea estava com vontade e o macho abandonou a prole e provavelmente também a comeu...esta

é a minha ideia, pois ele começou a passear com a outra fêmea e eles começaram a desaparecer.

Hoje foi dia de TPA e lá para o final da semana deve haver nova postura, pois elas têm sido constantes nestas ultimas semanas...será que devo separar os alevins dos pais quando eles começarem a nadar?

 

cumprimentos e muito obrigado,

 

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago,

 

acho que deves separar a fêmea que nao tem feito a postura.

Nao tenho experiência com Mikrogeophagus (ramirezzi ou altispinosa), mas acho que o conselho de ter o pai e a mae num aquário sem outros peixes é muito importante para ter sucesso.

Normalmente estos peixes tem um carácter protector com os alevinos, o conselho (do Fábio Silba e o Ricardo Gomes) que eu sigo nos Apistogramma é separar o pai depois de confirmar a postura e deixar a mâe com os alevinos 3-4 semanas.

Mas acho que nos Mikrogeophagus podes deixar o pai e a mâe com os filhotes, vás ter que confirmar isso e se nao funciona, deixas unicamente a mâe.

O caso que estas a explicar é muito comum na natureza, com peixes e com outros animais: os machos de leão matam as crias de outros pais para que as fêmeas estejam prontas para reproduzir com eles, acho que a fêmea que tens lá está a fazer o mesmo para ter crias com o teu macho. Pensa que se tens alevinos, o casal reprodutor vá fazer a vida impossível na outra fêmea e ela sabe isso, pelo que a melhor opção que ela tem é matar os alevinos

 

Há muitas pessoas neste foro que tem reproduzido ramirezzis ou altispinosa, podes falar com o "jacjac" que tem tido posturas e alevinos de altispinosa:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showuser=60088

 

ou ainda melhor com o "ricardinhorl": que tem tido sucesso com ramirezzis:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showuser=34912

 

Sao dois casos que eu conheço e seguro respondem com ajudas muito úteis mas acho que há muitos mais no foro,

 

muita boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas Tiago!

 

Para teres o melhor sucesso é separar a pequenada para um aquário com 30 lts no mínimo, com a mesma agua do principal aquário e depois é manter a mesma temperatura e para fazeres tpa´s em poucas quantidades inicialmente. em relação a alimentação das microvermes de aveia e artemia.

 

boa sorte!

 

cp´s

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais