Algo errado no meu aquario


Recommended Posts

Boas

Adquiri recentemente um aqua de 80l, mas algo de errado se deve esta a a passar pois o meu aqua ao fim de uma semana jA tem a agua muito suja.

Tenho instalado uma bomba de ar, um termostato, e um filtro fil bioactive 130 da sera.

 

Os meus peixes sao:

> Coridora - 2

> Colisa - 1

> Cobra coli - 1

> Neons - 4

> Platies - 3 (1 femea e 2 machos)

> Tetra Viuva Rosa - 1

> Cabeça sangue - 1

> Gupies - 4 (2 casais)

>filhotes de platies na maternidade - 44

 

alguem me pode ajudar pois o meu aqua esta estranho. A agua de cristalina rapidamente ficou amarela e nao sei como resolver. Alguem pode ajudar?

 

Obg

Paula

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o recentemente é desde janeiro. Sim fiz tudo isso no inicio antes de ter os peixes.

O ph esta ok, mas deito o aquatan o nutrivec e mesmo assim uma semana e a agua fica logo amarela. Por iso acho que algo se passa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora explica como fizeste o ciclo a mim parece-me que há um ciclo imcompleto, e tens a i uma população de respeito para um aquário de 80l. Esses 80 litros são brutos ou reais?

Colocaste esses peixes todos em quanto tempo?

Para um filtro de 300litros hora (que não os faz) para 80 litros e essa população penso que deverias ter subido um pouco mais a parada no que toca a filtragem.

 

Coloca valores dos testes que tiveres, e diz que TPA de quanto em quanto tempo e que quantos litros fazes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens alguns troncos no aquario? Se sim, esse cor na agua é normal, pode dever-se à libertação dos taninos na agua.

Editado por Limeiras

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora explica como fizeste o ciclo a mim parece-me que há um ciclo imcompleto, e tens a i uma população de respeito para um aquário de 80l. Esses 80 litros são brutos ou reais?

Colocaste esses peixes todos em quanto tempo?

Para um filtro de 300litros hora (que não os faz) para 80 litros e essa população penso que deverias ter subido um pouco mais a parada no que toca a filtragem.

 

Coloca valores dos testes que tiveres, e diz que TPA de quanto em quanto tempo e que quantos litros fazes.

 

Entao quando montei o aquario, deixei tudo a trabalhar sozinho e 7 dias depois introduzi alguns peixes, a introducao foi gradual.

 

Conforme alguns peixes me morreram (sempre mollys e guppys) fui comprando outros. Ja salvei alguns peixes que vinham doentes da loja tenho omnipur e bactopur.

 

Os peixes que aqui estao foram colocados em 6 meses. Os bebes sao da platie k ja vinha gravida sem eu saber.

 

Os 80l sao brutos pois agua mesmo é 60l.

 

Mudo mais ou menos 40 l de 15 em 15 dias e uma vez por semana mudo mais ou menos 10 litros. Depois da mudanca coloco nutrivec e aquatan conforme o volume de agua que foi trocado.

O unico teste que faco é o do ph e como da sempre 7,5 na loja dos animais venderam-me o produto de baixar o ph.

 

Dscp a minha ignorancia mas nao sei o k é o TPA.

Outra coisa que me esqueci o filtro actual so tem dois dias. Pois foi o k me aconselharam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, a possibilidade de taninos na agua está posta de parte. Que tipo de areão tens no aquario? Quando fazes a mudas de agua, isto são as TPA´s (Trocas Parciais de Agua) a agua fica cristalina? E depois o que acontece? A bomba de ar tem uma pedra difusora, certo? Onde está colocada? Junto ao fundo?

Uma foto ajudava muito.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não deves trocar tanta agua 50% já é demasiado, tu trocar perto de 75%.

Mudaste o filtro, e as materias filltrantes são novas ou antigas?

 

O filtro faz ruido?

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora explica como fizeste o ciclo a mim parece-me que há um ciclo imcompleto, e tens a i uma população de respeito para um aquário de 80l. Esses 80 litros são brutos ou reais?

Colocaste esses peixes todos em quanto tempo?

Para um filtro de 300litros hora (que não os faz) para 80 litros e essa população penso que deverias ter subido um pouco mais a parada no que toca a filtragem.

 

Coloca valores dos testes que tiveres, e diz que TPA de quanto em quanto tempo e que quantos litros fazes.

 

Entao quando montei o aquario, deixei tudo a trabalhar sozinho e 7 dias depois introduzi alguns peixes, a introducao foi gradual.

 

Conforme alguns peixes me morreram (sempre mollys e guppys) fui comprando outros. Ja salvei alguns peixes que vinham doentes da loja tenho omnipur e bactopur.

 

Os peixes que aqui estao foram colocados em 6 meses. Os bebes sao da platie k ja vinha gravida sem eu saber.

 

Os 80l sao brutos pois agua mesmo é 60l.

 

Mudo mais ou menos 40 l de 15 em 15 dias e uma vez por semana mudo mais ou menos 10 litros. Depois da mudanca coloco nutrivec e aquatan conforme o volume de agua que foi trocado.

O unico teste que faco é o do ph e como da sempre 7,5 na loja dos animais venderam-me o produto de baixar o ph.

 

Dscp a minha ignorancia mas nao sei o k é o TPA.

Outra coisa que me esqueci o filtro actual so tem dois dias. Pois foi o k me aconselharam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ciclo em 7 dias??? com comida e bactérias ou deixado sozinho sem nada. A ser o caso, nem o ciclo começou. Se bem que 6 meses depois, já deve estar feito.

 

Os peixes foram tratados no aquário ou num á parte??

Podem ter alterado as bactérias do aquário.

 

TPA- mudanças de água. Devem ser feitas também.

O mais certo é sem limpeza de fundo\substrato. Podem ser particulas a sair do substrato.

 

Filtro tem bom débito?? Pode estar meio entupido

 

Mais testes??? Nitritos, nitratos..por ex.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... a meu ver há aí imensos factores que jogam a teu favor.

 

Vou mandar para o ar pode ser que acerte,

 

Quanto ao ciclo uma grande ajuda para a criação de colónias de bactérias benéficas é a existência de um substrato. de preferência poroso. se só tiveres areão, visto não teres plantas, devias fazer limpeza do areão com alguma regularidade, para a quantidade de fauna que tens.

 

O outflow do filtro, ou pode estar muito forte ou apontado de forma a fazer levantar os detritos presentes no areão. se tiveres slots vazios no filtro aposta em esponja fina ou mesmo lã filtrante.são óptimos para apanhar as partículas maiores.

 

Sugiro a colocação de camarões, red cherry, alguns caracois talvez seja um boa aposta também.

 

Quanto ao ph, tens um grande factor que o faz manter alto. O facto de não teres troncos nem substratos nem plantas verdadeiras, tudo isso ajuda a baixar o ph da água. Para baixar o ph da água sem recurso a químicos, existe vários tipos de folhas à venda que servem como antifungicos (bons para peixes sensíveis como os guppies) e amaciam a água baixando também o PH.

 

Nas trocas parciais da agua é preferível que faças todas as semanas 25% do que esse volume todo que fazes, mesmo estando completo o ciclo, ao renovares um volume de água tão grande, estás a atrasar ou a desequilibrar a balança na filtragem biológica.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora a minha teoria é muito simples, isto apesar de não estar a ver o aquário nem a cor da água

 

Muitos peixes para um aquário sem ciclo feito/mal ciclado

TPA (troca parcial de água) exageradas que possivelmente matarás as poucas bactérias boas que tens

 

O que eu faria:

 

Comprar teste de nitritos; nitratos; kh; amonia para começar

TPA apenas 10 a 20 % semanal

Comprava bactérias para acelarar o ciclo

Verificava o fluxo do filtro

 

Quanto ao ph se está estavel não adiciones quimicos, 7.5 é o menor de todos os teus problemas, existem outras meneiras de descer o ph sem recorrer a quimicos (se bem que os neons podem resentir-se mas eu já tive neons a 7.5 sem problemas mas sem nenhuma oscilação)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, a possibilidade de taninos na agua está posta de parte. Que tipo de areão tens no aquario? Quando fazes a mudas de agua, isto são as TPA´s (Trocas Parciais de Agua) a agua fica cristalina? E depois o que acontece? A bomba de ar tem uma pedra difusora, certo? Onde está colocada? Junto ao fundo?

Uma foto ajudava muito.

 

O areao é composto por pedra vulcanica e normal.

Quando é feita a TPA adiciono o aquatan e nutrivec e depois disso a água fica completamente cristalina, acontece que 4/5 dias depois já esta muito amarela.

Actualmente a bomba de ar não tem pedra difusora, pois comprei para substutuir um tubo preto perfurado que é colocado por baixo da areia.

 

Adicionei algumas fotos do aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... a meu ver há aí imensos factores que jogam a teu favor.

 

Vou mandar para o ar pode ser que acerte,

 

Quanto ao ciclo uma grande ajuda para a criação de colónias de bactérias benéficas é a existência de um substrato. de preferência poroso. se só tiveres areão, visto não teres plantas, devias fazer limpeza do areão com alguma regularidade, para a quantidade de fauna que tens.

 

O outflow do filtro, ou pode estar muito forte ou apontado de forma a fazer levantar os detritos presentes no areão. se tiveres slots vazios no filtro aposta em esponja fina ou mesmo lã filtrante.são óptimos para apanhar as partículas maiores.

 

Sugiro a colocação de camarões, red cherry, alguns caracois talvez seja um boa aposta também.

 

Quanto ao ph, tens um grande factor que o faz manter alto. O facto de não teres troncos nem substratos nem plantas verdadeiras, tudo isso ajuda a baixar o ph da água. Para baixar o ph da água sem recurso a químicos, existe vários tipos de folhas à venda que servem como antifungicos (bons para peixes sensíveis como os guppies) e amaciam a água baixando também o PH.

 

Nas trocas parciais da agua é preferível que faças todas as semanas 25% do que esse volume todo que fazes, mesmo estando completo o ciclo, ao renovares um volume de água tão grande, estás a atrasar ou a desequilibrar a balança na filtragem biológica.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço

 

Pois eu tb tenho limpo o areao com alguma frequencia por causa dos detritos que ficam depositados. o que está a apontar para o levantamento dos detritos é o ar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora a minha teoria é muito simples, isto apesar de não estar a ver o aquário nem a cor da água

 

Muitos peixes para um aquário sem ciclo feito/mal ciclado

TPA (troca parcial de água) exageradas que possivelmente matarás as poucas bactérias boas que tens

 

O que eu faria:

 

Comprar teste de nitritos; nitratos; kh; amonia para começar

TPA apenas 10 a 20 % semanal

Comprava bactérias para acelarar o ciclo

Verificava o fluxo do filtro

 

Quanto ao ph se está estavel não adiciones quimicos, 7.5 é o menor de todos os teus problemas, existem outras meneiras de descer o ph sem recorrer a quimicos (se bem que os neons podem resentir-se mas eu já tive neons a 7.5 sem problemas mas sem nenhuma oscilação)

Obg vou começar por esta etapa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que é um investimento algo grande esta compra dos testes mas compensa logo de imediato! e são sem duvida alguma o material minimo para quem anda nestas andanças e não quer ver peixes a morrer.

 

Os testes são otimos para despistar problemas e apontar para o problema correcto sem que tenhamos de recorrer aos poderes de adivinhação da Maya.

 

Referes que a coloração é amarela, ainda tens algum do areão? experimenta pegar nesse areão enfiar numa bacia e lava-lo e ve se sai essa tal coloração amarela.

Onde arranjaste esse areão? é de compra?

 

Já agora que metérias filtrantes tens dentro do filtro?

Editado por nelson graça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.