Recommended Posts

Publicado

Boa tarde,

Sou novato e montei um aquário de aproximadamente 30 litros à cerca de um mês. No meu aquário tenho 2 guppys, 2 plattys e 5 neons. Não coloquei substrato mas pretendia fazê-lo para iniciar a introdução de plantas. Como poderei fazê-lo sem prejudicar a minha fauna?

Desde já obrigado.

Publicado:

Pretendes substrato fertil ou inter?

Como tens poucos peixes, se calhar o mais facil e rapido, é retirar alguma agua para baldes para apanhar os peixes, e po-los nessa agua; retirar o resto da agua para baldes, colocar o substrato, voltar a encher e a colocar os peixes.

ass_zps2c377341.jpg

Feedback

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Publicado:

Retirar para baldes e voltar a colocar novamente os peixes quase de imediato não pode em parte reverter o ciclo da amónia?

Provavelmente será importante deixar o filtro limpar a água após a colocação da água e do substrato antes de pôr os peixes certo?

Publicado:

Retirar para baldes e voltar a colocar novamente os peixes quase de imediato não pode em parte reverter o ciclo da amónia?

Provavelmente será importante deixar o filtro limpar a água após a colocação da água e do substrato antes de pôr os peixes certo?

Não é necessário.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

Publicado:

Com substrato fertil terás mesmo que tirar tudo. Não reverte desde que uses o mesmo filtro e agua. Podes colocar o filtro na agua dos baldes para não matar tantas bacterias

ass_zps2c377341.jpg

Feedback

Publicado:

O substrato necessita de substituição periódica ou os nutrientes ficam presentes de forma crónica?

Obrigado pelos vossos esclarecimentos.

Publicado:

Cada substrato tem uma duração 6meses ou mais, podes substituir mas num aquario plantado é complicado, e penso não haver necessidade

Estás a falar de substratos férteis, certo?

Aquário 60l

Feedback

Publicado:

Se for substrato inerte comvêm sempre dar uma lavadela antes de colocar no aqua!!!

Depende do substrato. No meu caso não foi uma mas várias até ficar aceitável.

Aquário 60l

Feedback

Publicado:

Estás a falar de substratos férteis, certo?

Sim.

Se for substrato inerte pintado basta uma vez, se for natural mesmo da especialidade convem ser varias vezes.

ass_zps2c377341.jpg

Feedback

Publicado:

Sim.

Se for substrato inerte pintado basta uma vez, se for natural mesmo da especialidade convem ser varias vezes.

Não estava a referir-me às lavagens e sim à troca do substrato de 6 em 6 meses. Isso só se aplica aos ferteis?

Aquário 60l

Feedback

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!