marcortiga Publicado Maio 19, 2013 Share Publicado Maio 19, 2013 Boas! Ontem à noite quando cheguei a casa e o aquário estava já com a iluminação apagada, reparei num "ser" estranhíssimo que estava no vidro junto ao fundo do aquário e que depois se passou para a areia e continuou a andar. Tirei as seguintes fotos: Gostaria que me ajudassem a identificar isto, pois não sei se é nocivo ou não! GratoMarco Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Silvestre Publicado: Maio 19, 2013 Share Publicado: Maio 19, 2013 Olá Marco, É nocivo sim, muito. Trata-se de uma planária pertencente à ordem Policladida e alimenta-se sobretudo de invertebrados como turbos, cerithes, strombus e preda inclusivamente Tridacnas. São muito agressivas e têm um comportamento mais activo no período nocturno. Já apanhei duas no meu aquário e vi uma terceira a perseguir um Stomatella, na rocha. São muito rápidas! Brutal e horrífico ao mesmo tempo. Para as apanhares, ou fazes uma armadilha com isco vivo à noite ( leia-se, caracóis) ou assim que a voltares a avistar, tentar sugá-la com uma mangueira ou pipeta. Qualquer tentativa de a apanhar com pinça e afins vai desfazê-la. Podes pesquisar no google por "Polyclad flatworm". Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
marcortiga Publicado: Maio 19, 2013 Autor Share Publicado: Maio 19, 2013 (editado) Muito obrigado André! Vou estar esta noite atento para ver se a consigo ver e capturar. É possível que seja a única no aqua ou elas reproduzem-se com facilidade? Como consigo fazer uma armadilha para ela? Obrigado Marco Editado Maio 19, 2013 por marcortiga Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Trovador_Glg Publicado: Fevereiro 1, 2014 Share Publicado: Fevereiro 1, 2014 Esta noite vi uma também a andar no meio de uma rocha, mal viu a luz, foi-se meter nuns buracos de uma rocha e por lá ficou. A armadilha não pode levar aqueles camarões congelados? Que tipo de Caracois são esses que falas? Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
goncalo.zamith Publicado: Fevereiro 3, 2014 Share Publicado: Fevereiro 3, 2014 Boas. Também já apanhei duas no meu aquário. Por acaso sabes como se comporta a nível de reprodução? Isto é, se existe uma grande é muito provável que existam mais, certo? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Trovador_Glg Publicado: Fevereiro 3, 2014 Share Publicado: Fevereiro 3, 2014 Fizeste alguma armadilha, ou conseguiste apanhar no areão? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
goncalo.zamith Publicado: Fevereiro 3, 2014 Share Publicado: Fevereiro 3, 2014 Uma estava numa rocha quando alterava o layout do aquário. A outra penso que tirei com uma pinça sem problema... Passei a rocha em água doce e ela soltou-se... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
NGiesta Publicado: Fevereiro 3, 2014 Share Publicado: Fevereiro 3, 2014 Todas as espécies de planária são hermafroditas. Tens de ficar atento, para não aparecerem mais... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
goncalo.zamith Publicado: Fevereiro 3, 2014 Share Publicado: Fevereiro 3, 2014 Há uns 3 meses atrás tinha cerca de 30 / 40 turbos no meu aquário e foram-se todos. Desde essa altura não vi nenhum menino destes mas irei de certeza fazer buscas exaustivas no aquário... Lupa e lanterna na mão!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Trovador_Glg Publicado: Fevereiro 3, 2014 Share Publicado: Fevereiro 3, 2014 estava a pensar meter uma garrafa de agua apenas com um furo e uns camarões congelados lá dentro, será que ela gosta disso para comer e lá entrar? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Sadik Ali Publicado: Março 15, 2014 Share Publicado: Março 15, 2014 Já agora novidades? Conseguiu com a garrafa e camarão? Encontrei um igual no meu, muito grande e outra mais pequena. Sent from my iPhone using Tapatalk Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts