marcortiga Posted May 19, 2013 Share Posted May 19, 2013 Boas! Ontem à noite quando cheguei a casa e o aquário estava já com a iluminação apagada, reparei num "ser" estranhíssimo que estava no vidro junto ao fundo do aquário e que depois se passou para a areia e continuou a andar. Tirei as seguintes fotos: Gostaria que me ajudassem a identificar isto, pois não sei se é nocivo ou não! GratoMarco Link to comment Share on other sites More sharing options...
André Silvestre Posted May 19, 2013 Share Posted May 19, 2013 Olá Marco, É nocivo sim, muito. Trata-se de uma planária pertencente à ordem Policladida e alimenta-se sobretudo de invertebrados como turbos, cerithes, strombus e preda inclusivamente Tridacnas. São muito agressivas e têm um comportamento mais activo no período nocturno. Já apanhei duas no meu aquário e vi uma terceira a perseguir um Stomatella, na rocha. São muito rápidas! Brutal e horrífico ao mesmo tempo. Para as apanhares, ou fazes uma armadilha com isco vivo à noite ( leia-se, caracóis) ou assim que a voltares a avistar, tentar sugá-la com uma mangueira ou pipeta. Qualquer tentativa de a apanhar com pinça e afins vai desfazê-la. Podes pesquisar no google por "Polyclad flatworm". Link to comment Share on other sites More sharing options...
marcortiga Posted May 19, 2013 Author Share Posted May 19, 2013 (edited) Muito obrigado André! Vou estar esta noite atento para ver se a consigo ver e capturar. É possível que seja a única no aqua ou elas reproduzem-se com facilidade? Como consigo fazer uma armadilha para ela? Obrigado Marco Edited May 19, 2013 by marcortiga Link to comment Share on other sites More sharing options...
Trovador_Glg Posted February 1, 2014 Share Posted February 1, 2014 Esta noite vi uma também a andar no meio de uma rocha, mal viu a luz, foi-se meter nuns buracos de uma rocha e por lá ficou. A armadilha não pode levar aqueles camarões congelados? Que tipo de Caracois são esses que falas? Cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
goncalo.zamith Posted February 3, 2014 Share Posted February 3, 2014 Boas. Também já apanhei duas no meu aquário. Por acaso sabes como se comporta a nível de reprodução? Isto é, se existe uma grande é muito provável que existam mais, certo? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Trovador_Glg Posted February 3, 2014 Share Posted February 3, 2014 Fizeste alguma armadilha, ou conseguiste apanhar no areão? Link to comment Share on other sites More sharing options...
goncalo.zamith Posted February 3, 2014 Share Posted February 3, 2014 Uma estava numa rocha quando alterava o layout do aquário. A outra penso que tirei com uma pinça sem problema... Passei a rocha em água doce e ela soltou-se... Link to comment Share on other sites More sharing options...
NGiesta Posted February 3, 2014 Share Posted February 3, 2014 Todas as espécies de planária são hermafroditas. Tens de ficar atento, para não aparecerem mais... Link to comment Share on other sites More sharing options...
goncalo.zamith Posted February 3, 2014 Share Posted February 3, 2014 Há uns 3 meses atrás tinha cerca de 30 / 40 turbos no meu aquário e foram-se todos. Desde essa altura não vi nenhum menino destes mas irei de certeza fazer buscas exaustivas no aquário... Lupa e lanterna na mão!!! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Trovador_Glg Posted February 3, 2014 Share Posted February 3, 2014 estava a pensar meter uma garrafa de agua apenas com um furo e uns camarões congelados lá dentro, será que ela gosta disso para comer e lá entrar? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sadik Ali Posted March 15, 2014 Share Posted March 15, 2014 Já agora novidades? Conseguiu com a garrafa e camarão? Encontrei um igual no meu, muito grande e outra mais pequena. Sent from my iPhone using Tapatalk Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts